1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

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Um verdadeiro "administrador" precisa ter três habilidades

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sala de artigos da força de vendas  -  SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO

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Liderar pessoas com excelência; gerenciar processos com grande eficácia; planejar estratégias com forte visão de futuro (Alfredo Martini Júnior). Durante os últimos 25 anos analisamos o desempenho e o comportamento da Força de Vendas em numerosas empresas. Esta experiência nos foi útil para desenvolver junto a nossa equipe, 2.000 projetos que aplicamos em redes comerciais em centos de organizações em mais de 50 países. Depois de termos estudado todas estas empresas podemos enumerar vários padrões, isto é, as claves que se devem ter em conta no momento de construir ou supervisionar uma equipe de Vendas. Estas claves podem organizar-se em torno de três áreas: "a dimensão, a localização e a atribuição de recursos" (artigo: Liderança da força de vendas à moda da Infantaria da Marinha).

Claves para uma boa otimização da Força de Vendas: primeiro é necessário desenhar uma estratégia de crescimento para o novo produto, capaz de definir o papel que este jogará em sua companhia. Para fazê-lo há que dar quatro passos chave:

a) Dimensão:

O responsável de Vendas deve recordar que é o esforço dos vendedores o que realmente impulsiona as vendas.
Em muitas ocasiões se corre o risco de infra-valorar o tamanho da Força de Vendas.
O impacto das mudanças no dimensionamento, a estrutura e a atribuição de recursos de uma Força de Vendas não sempre é imediato.
O controle de custos do tamanho da Força de Vendas não necessariamente maximiza os ganhos.
A atribuição de recursos é mais importante do que o tamanho.
O crescimento por fases da Força de Vendas rara vez resulta ótimo.
Ao lançar um novo produto é melhor fazê-lo agressivamente, mas protegendo suas fortalezas. Isto geralmente implica agregar pessoal de vendas.
As estratégias focalizadas resultam mais efetivas do que as estratégias dispersas.
Os produtos e serviços recebem recursos insuficientes quando se estabelece uma associação de vendas integrada por múltiplas empresas. A atribuição de recursos é mais importante do que o tamanho da Força de Vendas.
Os executivos de Vendas tendem a orientar-se a curto prazo e temem ao risco quando se garante um aumento na Força de Vendas, mas resultam protetores quando é necessário reduzir o pessoal (artigo: Fora os planos de vendas a curto prazo).

b) Localização ou alinhamento territorial: os fatores que devem ter-se em conta para o alinhamento territorial das equipes de venda são:

A maioria das áreas de venda são demasiado grandes ou demasiado pequenas.
Uma boa localização da rede comercial melhora a cobertura de clientes e aumenta as vendas.
As vendas aumentam entre um 2 e um 7% quando os territórios otimizam a cobertura do cliente.
A localização territorial de vendas afeta diretamente à avaliação do rendimento e as recompensas.

Quando o alinhamento não é bom, as companhias recompensam em excesso ao território em detrimento dos vendedores.

Um bom alinhamento do território reduz os tempos e gastos de deslocamento.
Um software para otimizar o ciclo de compras dos clientes e ajustar o alinhamento do território permite que a empresa poupe centos de horas de trabalho manual (artigo: O CICLO DE COMPRAS DO CLIENTE E vendedor).

c) Remuneração e incentivos: as principais conclusões que pude extrair em relação às compensações são:

Não existe um plano de compensação que satisfaça a todos na organização.
Quando nas vendas existem curiosas situações de demora, as comissões contêm um salário escondido.
A suposição de que é mais difícil ampliar a quota de mercado em territórios que já têm uma alta participação é, pelo geral, incorreta. Este tipo de supostos podem levar a planos de incentivos injustos.
Estabelecer objetivos imprecisos custa caro: As vendas aumentam entre um 2% e um 7%, quando as zonas geográficas de vendas otimizam a cobertura do cliente (artigo: Comissão por Vendas: Coerência, Conseqüências e Compatibilidade).

Descobrindo os pontos débeis de sua força de vendas: os consultores Tom Atkinson e Rum Koprowski da Forum Corporation, uma das maiores empresas de consultoria dedicada ao fortalecimento das forças de vendas das maiores e melhores empresas do mundo, publicaram um interessante artigo sobre o desempenho em vendas: "o trabalho em vendas nunca foi tão duro". Os clientes tem se tornado cada vez mais sofisticados e exigentes, e a linha que separa produtos, serviços e soluções é cada vez mais imprecisa. Para saber como é o desempenho atual das forças de vendas e como poderia melhorar, os pesquisadores entrevistaram a 111 altos executivos das mais importantes corporações, cujas divisões de vendas estão consideradas entre as melhores do mundo.

Incrivelmente, nas enquetes, os executivos manifestaram, em geral, estar decepcionados com suas equipes de vendas. Os resultados obtidos indicaram que, de uma escala de 1 a 10, a média de qualificação foi de 7.

O interessante é que as diferenças entre grupos com melhor ou maior desempenho, dentro desta qualificação, são produto de capacidades superiores em gestão, processos e habilidades de vendas em conjunto, mais do que de uma capacidade única que explicasse a vantagem. O estudo conclui que para melhorar o departamento de vendas, os executivos devem assegurar-se que todos os componentes do aparelho de vendas tenham um bom funcionamento e se reforcem mutuamente. Estes componentes são os seguintes:

Capacidades dos profissionais em vendas:

detectar e levar adiante oportunidades de vendas,
transformar estas oportunidades em negócios fechados através do planejamento, a estratégia, a identificação das necessidades do cliente e a negociação,
a capacidade para fortalecer as relações com clientes oferecendo soluções adequadas lhe permitirá à força de vendas obter um melhor índice de retenção de clientes (artigo: 90% de uma venda é convicção, 10% é persuasão).

Habilidades dos gerentes comerciais:

formular a correta estratégia desenvolvendo planos para o crescimento dos negócios,

treinamento de profissionais efetivo ao prover-lhes instruções e retroalimentação,

Os sistemas de apoio:

capacidades de contratação atraindo talentos de alto nível,
sistemas de gestão de desempenho estabelecendo objetivos claros e mensuráveis,
sistemas de representação comercial para detectar oportunidades e para controlá-las desde o contato inicial até o fechamento da venda.
processos de gestão estratégica de contas que estabeleça associações com clientes chaves.
adequados e efetivos sistemas de tecnologias de informação (como o CRM) sistemas de capacitação e desenvolvimento.

Ambiente da organização de vendas:

clareza, para que os profissionais em vendas compreendam o que se espera deles,
compromisso, para que os comerciais e gerentes se dediquem a conseguir objetivos desafiantes,
responsabilidade, na qual os os profissionais em vendas tomam a iniciativa sem requerer muita supervisão,
reconhecimento, que recompense o trabalho bem feito (artigo: não consegue seu objetivo mensal de vendas?).

Igual que os executivos participantes na enquete, você também pode qualificar cada um destes aspectos do 1 ao 10 e avaliar suas próprias percepções e as de sua força de vendas. De fato, a atual crise econômica apresenta uma oportunidade rara para habilidosos profissionais em vendas, para aumentar as receitas no curto prazo e diferenciar-se dos seus concorrentes, a longo prazo.

Prof. Sinha, Andris, Zoltners
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três dos maiores experts mundiais em Estratégias Comerciais e Gestão da Força de Vendas. os prof. Sinha, Andris, Zoltners são sócios da consultoria "ZS associates" e autores da obra considerada como a bíblia na gestão de redes comerciais: The Complete Guide To Accelerating Sales Force Performance. são Professores na Kellog School of Management e na London Business School, publicaram recentemente, junto com Sally E. Lorimer, seu último sucesso de vendas: SalesForce Design for Strategic Advance. Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR.

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