1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

Você não nos consulta e nem nos ouve!

.

sala de artigos da força de vendas  -  SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO

Um vendedor ao seu líder: você não nos escuta, para que vamos contar-lhe nossas idéias, se objeta tudo o que dizemos?, Sempre está com pouco tempo e muitos compromissos. Já tem a decisão tomada, para que pede nossa opinião?; Só nos consulta quando tem problemas ou precisa alguma coisa...

E a você, alguma vez lhe dirigiram estes comentários? escutar é uma das habilidades sobre as quais mais nos sentimos reclamados em diferentes âmbitos de nossas vidas. E o departamento comercial, sem lugar a dúvidas, não é a exceção. Todos ouvimos bastante bem, escutamos os relatos das nossas equipes comerciais, que trazem comentários vindos dos clientes, tendências, estratégias implementadas pelos concorrentes, rumores de mercado, produtos com baixo e alto giro, etc (Artigo: Até onde vai a responsabilidade de cada Vendedor?).

.

No entanto, não é a faculdade da audição a que define o alcance de nossa interação com a nossa força de vendas, senão a nossa capacidade de compreensão e entendimento, isto é, de atribuir significado aos comentários e oferecer respostas e participação efetivas. As novas tecnologias nos brindaram ferramentas maravilhosas para comunicar-nos mais e melhor. No entanto, com freqüência nossas mensagens são ignoradas, mal interpretadas ou simplesmente omitidas. O resultado: frustração, desinteresse, falta de colaboração e empobrecimento dos resultados do trabalho (Artigo: Traição manifesta ou deserção induzida...?).

.

Mas, que nos sucede?: por que, em muitos casos, somos incapazes de interpretar a nosso interlocutor e devolver-lhe uma mensagem eficaz? Muitas de nossa dificuldades para escutar giram em torno da impaciência e da falta de humildade. Os ouvintes inquietos perdem o presente em sua ansiedade pelo futuro. A falta de humildade, por sua vez, localiza-nos numa situação onde cremos ter todas as respostas e nada poderemos aprender de nosso interlocutor, e justamente esse interlocutor (vendedor) é quem mais conhece e escuta o cliente ao qual maior importância deveríamos lhe dar (Artigo: Falta de Liderança = Falta de Disciplina).
.
Assim, desenvolver a capacidade de escutar pode oferecer-nos muitos benefícios em nosso papel de líderes comerciais:

Ganhar maior entendimento dos vendedores e das situações, e chegar ao fundo dos problemas.
Favorecer uma relação positiva com os vendedores. Quando o outro se sente escutado, terá a confiança suficiente para falar com sinceridade.
Basear nossas decisões em informação de qualidade que nos permita responder melhor e mais apropriadamente as necessidades do mercado.
Reduzir o conflito e a confusão que produzem os mal-entendidos. Escutar possui efeitos tranqüilizantes e facilita a eliminação de tensões.

Em definitiva, os líderes comerciais devem ser "credíveis, confiáveis e visionários". E, para tudo isso, a habilidade de escuta é essencial. Conquanto esta qualidade parece ser mais requerida pelas gerações jovens, não importa a idade nem o nível hierárquico, todos queremos ser escutados. É a base para gerir a diversidade própria das organizações (Artigo: A síndrome de Procusto em vendas).

E você, sabe escutar atenciosamente, sem julgar, e pondo em jogo este ato simbólico de abertura ao outro, ou é daqueles que tem por regra nunca participar a força de vendas nas discussões sobre o desenho dos produtos: apesar de que são as pessoas que passam mais tempo junto ao cliente
.

Fabiana Gadow

Diretora de Rh - deloitte latco

artigo recomendado:

.

Devemos fidelidade... ao cliente o representada?

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR