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Ninguém pode ser leal o tempo todo a tantas demandas

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SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO

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A arte do management costuma ter aspectos inconfessáveis (ou, ao menos, inconfessados). Um dos segredos melhor guardados é, por exemplo, que todo chefe é, quase por definição, desleal a alguém ou a algo o tempo todo. Além da vontade de cada um, o chefe deve guardar demasiadas lealdades: à organização, aos acionistas, a sua gente, a seus pares, a sua família, a sua profissão, aos clientes, ao longo prazo, aos custos, à qualidade, a si mesmo, a sua carreira. E estas lealdades têm ademais interesses contraditórios. Ninguém pode ser leal o tempo todo a tantas demandas. Por isso, os chefes não podem eleger não serem vilipendiadas. No máximo, podem eleger alguns dos motivos pelos quais o serão (ARTIGO: PREPARADO PARA LIDERAR A ForÇA DE VENDAS?).

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No entanto, dentro deste marco geral, não resta dúvida de que nem tudo é igual ou o mesmo. A decisão a respeito daquilo para o que será leal em cada momento é uma eleição crítica que faz tanto à eficiência como à ética da gestão. Com todas suas limitações, os chefes têm muito que ver com o destino das organizações e de sua gente. Alguns, inclusive com suas misérias, geram riqueza, conhecimento, gente bem formada, possibilidades, alternativas, redes, equipes e satisfação. Mas também estão os que deixam muito pouco bem depois de si (ARTIGO: traição manifesta ou deserção induzida...?).

Criar um ambiente de trabalho tem que ver com construir sentido. Para Karl Weick (wikipédia), deve-se organizar as narrações compartilhadas na organização, com a história que cada um se conta a si mesmo, sobre quem é e para que está onde está. Para Victor Vroom (wikipédia), construir sentido é motivar. É unir as possibilidades de cada um com um desempenho possível e esse desempenho com um lucro significativo. Em outras palavras, construo sentido quando ajudo à gente a fazer coisas que antes não podia fazer e quando gero circunstâncias que permitam que fazer essas coisas, oferece acesso a lucros significativos para eles.

Quando se está imerso num contexto onde o que sucede faz sentido, a realidade é compreensível, constroem-se redes de gente à que as vezes se quer e outras se odeia, mas que são parte da vida de um, grupos que desenvolvem juntos identidade, aprendizagem, significado e boas práticas. Reciprocamente, quando a desconfiança, a rotina, os ciúmes ou simplesmente a tolice impedem que a gente faça o que poderia chegar a fazer ou quando não há relação entre desempenho e lucro, quando quase nada é possível e se fosse possível, nada mudaria, então ocorre a perda de sentido (ARTIGO: Alguns chefes são um terror na hora de criticar).
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Nesses contextos, aprendizagem, identidade e significado são destruídos e muito pouca riqueza, cultural ou material pode ser gerada. O outro segredo muito bem guardado é que, para construir ou destruir sentido numa organização, não faz falta ser chefe. A hierarquia ajuda, mas não é requisito inevitável. Cada vez mais, a bibliografia sobre liderança olha aos "followers" (seguidores)
, quem têm um papel mais protagônico na construção da realidade organizativa que o que costumam estar dispostos a reconhecer (ARTIGO: por que não cumpri a quota este mês...).

Agora bem, como gerar sentido nas organizações?: é lamentável dizê-lo, mas não é possível oferecer regras, porque não as há. Para isso é necessário meter-se na situação e pôr corpo e alma na realidade. Mas sim existem, pelo contrário, algumas práticas infalíveis para destruir sentido e para que ninguém aprenda nada. Aqui vão algumas que muitos reconhecerão, que podem aplicar-se sendo chefe ou empregado e quase nunca falham.

Quando lhe falem pense em outra coisa.
Convença-se de que você sabe de antemão o que vão dizer-lhe.
Diga coisas diferentes das que crê e pensa.
Não mude de idéia e jamais dê o braço a torcer.
Oculte seus erros.
Diga-lhe a seu chefe que tudo anda bem e, a seus colaboradores, que tudo anda mau.
Procure culpados.
Quando uma coisa seja grave, não a ponha em discussão.
Tente que a gente tenha a informação o mais segmentada possível. Assim, evitará que pululem opiniões e pontos de vista.
Quando tenha que dar uma notícia desagradável, lance primeiro o rumor para facilitar as coisas.
Divida para reinar.
Assegure-se de que a responsabilidade seja sempre de outros.
Eleja ser conduzido, a responsabilidade é de quem manda.
Quando algo não funcione, trate de que mudem os outros.
Castigue os erros mais vigorosamente do que premia os lucros.
Seja condescendente com seus chefes e desconsiderado com seus empregados.
Tenha sempre consideração pela gente incompetente, nunca pela obstinada.
Espere instruções, sobretudo em emergências.
Assegure-se de que as recompensas sejam externas à tarefa.
Procure o tempo todo a aprovação dos demais.
Relativize os lucros de sua gente para que não peçam aumento.
Sempre recorde que algo é problema seu só se você pode ser culpado por ele.
Dê os objetivos e as conclusões das reuniões por subentendidos.
Procure o caminho seguro.
Nada é grave enquanto você possa controlá-lo.
Não se surpreenda nunca por nada.
Não convença, abrume.
Comunique as más notícias de tal forma de que pareçam boas.
Não tome posição em assuntos controvertidos.
Defenda sua posição sem indagar o ponto de vista dos outros.
Nunca trate de explicitar o que lhe parece subentendido.

PROF. Ernesto Gore

Diretor do DEPto. Acadêmico de Administração
Univ. de San Andrés

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