1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Observação e percepção são duas coisas separadas

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sala das idéias e marketing  -  sala dos artigos de marketing

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A percepção é forte, a visão é fraca (Miyamoto Musashi). Marketing sensorial (Brand sense), é o estudo do complexo processo que leva ao consumidor à aceitação ou a rejeição de um produto ou serviço e nos revela, que um grande número de preferências vêm determinadas pelas recordações, as emoções e imagens que guarda em sua mente, influindo em seus sentidos. A grande maioria das decisões dos responsáveis de marketing devem responder à satisfação das necessidades de seus clientes. É imprescindível, dispor de informação que garanta o sucesso do lançamento de produtos, serviços, marca, estabelecimentos ou campanhas publicitárias e a otimização dos já existentes (Artigo: Como a percepção de variedade influencia o consumo).

A INFLUÊNCIA DOS SENTIDOS: toda a informação que nos chega através do mundo que nos rodeia, recebemo-la via os cinco sentidos, armazenando todos os dados num complexo arquivo de sensações, que se enriquecem constantemente ao longo de toda a vida. Um fator determinante neste processo é nossa vontade, já que combinando-a com a informação armazenada e com a capacidade para imaginar, criaremos novas sensações que inclusive podemos chegar a sentir o que nos provocariam antes de experimentá-las: a aceitação ou a rejeição do produto ou serviço (Artigo: Cheirinhos que nos fazem comprar).

Estas sensações que geramos são especialmente importantes tendo em conta que recordamos 1% do que tocamos, 2% do que ouvimos, 5% do que vemos, 15% do que nos agrada e 35% do que cheiramos. O tato, o olfato, a audição, a visão e o paladar, são capazes de transformar uma marca ou produto em uma experiência multissensorial.

Os sentidos se convertem em argumentos para focalizar ações de marketing: muitos são os exemplos que encontramos em nosso dia a dia, desde aquelas padarias que têm provado seu incremento de vendas graças a desprender esse cheiro característico de pão quentinho que convida a entrar na loja, até a influência de diferentes cores e cheiros. Por conseguinte, a cor ouro oferece maior valor aos objetos que envolve ou contém, a cor azul nos traz sensações de frescor, o cheiro a madeira nos recorda ao homem e os cheiros florais à mulher. Um grande número de terapias que nos oferece um spa respondem à necessidade do consumidor de gratificar-se através dos sentidos, como a cromoterapia, aroma terapia ou musica terapia, entre outros (artigo: vendendo através da cor do produto).
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CHEIROS CORPORATIVOS: a imagem corporativa das empresas tradicionalmente foi identificada com um logotipo ou com um slogan, mas novas tendências procuram fórmulas para apartar-se da concorrência e poder somar um valor adicionado à marca. A identificação da empresa com um aroma transmitindo aquilo que lhe distingue e caracteriza, como força, seriedade, frescor, solvência, modernidade ou outros, foram os denominados cheiros corporativos. O propósito é que o cheiro corporativo some à marca ou ao logotipo da empresa enriquecendo-os. Vários ditos populares fazem menção a que a cara de uma pessoa se recorda uns quinze anos, enquanto seu cheiro será recordado toda a vida (artigo: Branding emocional: O VALOR DE UM CACHORRO QUENTE).
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PUBLICIDADE SENSORIAL: um grande número de ações de publicidade sensorial foram construídas pelos publicitários desde a intuição, como parte de uma decisão criativa. O propósito é criar um impacto total através dos cinco sentidos provocando a recordação como uma positiva experiência pessoal vivida junto a um produto e sua marca. A publicidade tradicional, através de meios audiovisuais, e a publicidade sensorial se complementam e criam sinergias de valor. A introdução da sensorialidade das ações de comunicação publicitária deveriam ser resolvida entre-os criativos e os gestores de meios. Seu planejamento requer de uma constante investigação para elaborar a informação sobre os meios complementares e uma posta em cena de mensagens multissensoriais em situações não tidas em conta no planejamento convencional (artigo: por que compramos bens de luxo...?).
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DO MARKETING SENSORIAL PARA O MARKETING EXPERIENCIAL: as sensações constituem um elemento vital que deve incorporar o marketing. O consumidor possui a capacidade de associar sensações procedentes dos cinco sentidos e relacioná-las com conceitos e idéias, que por sua vez geram sentimentos e emoções que têm que ver com experiências vividas. Se a comercialização e o produto ou serviço oferecem uma experiência agradável ao consumidor e satisfaz suas necessidades, o sucesso está assegurado (artigo: 90% das pessoas confiam nas mesmas marcas).

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MARCAS QUE SÃO SENSAÇÕES: no mercado temos grande quantidade de casos de sucesso, que são exemplos de marcas que conseguiram atrair e seduzir a sua clientela combinando e integrando elementos sensoriais. Rapidamente nos vêm à mente algumas famosas campanhas de publicidade, como as borbulhas douradas de Freixenet, o aroma de meu lar de Heno de Pravia, sentir a condução de um BMW, a chispa da vida de Coca-cola e um longo etc. de exemplos que incitam aos sentidos. O ponto de venda também se converte no eixo central onde se implantam grande quantidade de ações onde se vivem verdadeiras experiências multissensoriais. Não podemos esquecer que, em muitos negócios, é ali onde se atrai e seduz ao cliente convertendo a experiência de compra num momento de conforto e desfrute. Um claro exemplo disso são as cafeterias da rede Starbucks onde se oferece uma constante experiência multissensorial. Em seus estabelecimentos se combinam os elementos ao serviço do cliente com constantes estímulos aos sentidos, especialmente ao olfato (artigo: Nasce uma ciência: A ciência de ir de compras).

Um exemplo, relativamente recente, é a loja multissensorial que a rede européia Leroy Merlin (a segunda maior loja do mundo) que se caracteriza pela combinação em integração de elementos auditivos, olfativos e visuais que convertem a experiência de compra num momento de conforto e desfrute e inclui um jardim com ambiente floral mediterrâneo com aromas de flores autóctones como o jasmim, a buganvilla, a glicina entre outras.

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Ademais nesta mesma zona se podem escutar os zumbidos das abelhas, o canto dos pássaros e o som das folhas movimentadas pelo vento (Music Branding?: se a sua empresa fosse uma pessoa, que tipo de música ouviria? Esta é a ideia do Music Branding: personificar a sua marca através dos sons!)

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artigo recomendado:

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A magia das Cores e como utilizar corporativamente

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