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Estratégias de marketing
para vender um estilo de vida
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sala das idéias de
marketing -
sala dos artigos de
marketing
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A economia da experiência:
enquanto muitas empresas competem via preço no mercado, outras
conseguiram mudar as regras do jogo gerando valor através da inovação e
a criação de experiências. Um panorama da estratégia de Havaianas,
Apple, Swatch e Blackberry... Tradicionalmente, as empresas competem por
um segmento de clientes reduzindo custos para oferecer produtos ao menor
preço possível
(artigo:
corram, não alcança para
todos!).
.
No entanto, algumas
companhias conseguiram criar novos espaços de consumo e categorias de
posicionamento, apelando aos sentimentos e emoções, interpretando sinais
que permitem captar a vida do consumidor.
E são precisamente estas
empresas as que conseguiram mudar as regras de jogo. Swatch e Havaianas
transformaram relógios e sandálias em artigos de moda:
•
Havaianas começou a desenhar seu calçado em couro, tela, strass e
até cristais de Swarovski. Ao mesmo tempo, apostou ao uso público de
seus produtos por celebridades internacionais
(artigo:
quais OS INGREDIENTES
PARA LANÇAR UMA MODA).
.
•
Swatch
lançou uma campanha para que seus clientes utilizassem o relógio na
mão direita. Assim, transmitiu uma mensagem de evolução e mudança de
usos estabelecidos (efetivamente, o costume de usar o relógio na mão
esquerda é uma herança dos tempos em que não existiam baterias e
tinha que lhe dar corda).
.
•
Blackberry mudou as regras do mercado de dispositivos móveis, ao
interpretar as necessidades do executivo viajante que precisa estar
sempre comunicado. Justamente, seu PDA oferece uma solução integral
com telefone, Internet, email, acesso a dados corporativos,
mensagens e organizador de conteúdos
(artigo:
PSICOLOGIA, MARKETING
e estímulos).
.
•
Apple é
uma empresa que encarna a irrupção do desenho no mercado
tecnológico. Seus produtos não são simples computadores, telefones e
reprodutores de música senão exclusivos artigos de moda.
.
•
O modelo
on-line de Amazon instalou uma nova forma de vender o que vendiam
todas as livrarias, criando uma nova experiência para a compra de
livros
(artigo:
Os homens compram, as
mulheres vão de compras).
Em definitivo, estes são
só alguns exemplos de companhias que criaram espaços de consumo e
categorias de posicionamento através do modelo anunciado por Joe Pine e
Jim Gilmore em sua obra: A Economia da Experiência: Na base, estão as
matérias primas. Depois vêm os bens. Depois, os serviços. Tocando o céu,
as experiências. Precisamente, são as experiências as que permitem sair
do jogo tradicional, gerar valor e conseguir uma relação única com o
cliente
(artigo:
PRODUZINDO O QUE OS
CLIENTES DESEJAM - CASO ECOSPORT).
As empresas que possam
captar a vida do consumidor, antecipar-se à mudança, acompanhar sua
evolução, marcarão uma diferença com alto valor agregado. Havaianas
não vende sandálias. Swatch não vende relógios. Apple não vende
computadoras. Amazon não vende livros. O que vendem, em realidade, é
um estilo de vida.
profª. Marcela Seggiaro
.
Bacharel em Economia,
Máster de Negócios na
Univ. Politécnica de
Valencia.
Professora Titular
Maestria de Negócios da
Univ. de Belgrano
e da
Univ. de Buenos Aires
Outros excelentes
artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR, da Prof. Marcela
Seggiaro:
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Geo-marketing:
quem compra onde?
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conjoint analysis -
análise conjunta
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Vendendo através
da cor do produto
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posicionamento?
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ATÉ TERMINAR OS
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