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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Pare de perseguir o cliente errado

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sala dos artigos de vendas

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Para aqueles que não apreciam os seus benefícios, qualquer preço vai parecer caro! Se trata os clientes como inimigos a derrotar, está na linha de negócios errada. A diplomacia funciona muito melhor. Todos os dias excelentes vendedores,  saem a uma região ótima, a vender produtos maravilhosos, que se adéquam de forma harmoniosa a uma situação perfeita...

Se entende e vê a venda dessa forma, é um verdadeiro milagre que venda alguma coisa! Bilhões e bilhões de reais em produtos e serviços, mudam diariamente de mãos em todo mundo. E isto sucede por duas boas razões: os clientes precisam de esses produtos e serviços e tem profissionais em vendas fazendo um ótimo trabalho.

Pare de sair à procura de clientes para os quais o seu produto ou serviço é a solução "perfeita", porque vai morrer de fome. Não importa o que venda, é muito pouco provável que seu produto seja a solução perfeita. Assim que o supere e comece a aprender realmente a vender (Artigo: Quer aprender a vender? comece por pedir dinheiro às pessoas).

Bastante próximo: seu produto não tem que se adequar perfeitamente. Aos olhos do comprador, só tem que ser melhor do que o da concorrência. Ademais, se o que vende fosse perfeito em todo sentido, você cedo estaria fora do negócio: nem sua empresa, nem seus clientes, teriam necessidade de você para vende-lo! Quando se considera preço, características, opções, tamanho, cores, entrega, qualidade, formas de pagamento, durabilidade, de seu produto, é demasiada perfeição para pretender num único pacote.

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Se ainda agrega as características de sua empresa, como experiência, estabilidade financeira, serviço ao cliente, é lógico pensar que vai ficar curto em, ao menos, uma área. A boa notícia é que o produto de sua concorrência possivelmente também não se adéqüe perfeitamente. Um comprador experiente sabe que nenhuma solução é absolutamente perfeita, da mesma maneira que nenhum profissional em vendas o é. Pode que aos clientes e competidores lhes agrade pensar que a oferta da concorrência é perfeita, mas observe bem e encontrará, seguramente, um ou dois defeitos. Sempre é bom não falar mal da concorrência, mas é muito ingênuo não se dar conta o que "pode e não pode" fazer o outro produto (Artigo: Já ligou para seu cliente?).

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Dobrando-se e esticando-se: a venda não é uma ofensiva militar. A meta da venda não é esmagar ao cliente. A venda é uma espécie de diplomacia, onde o objetivo reside em ouvir e entender o que o outro deseja, determinar as necessidades, e depois demonstrar como seu produto é a solução mais próxima. Em toda venda existem objeções que podem arruinar a venda, e é melhor descobri-las o antes possível. Simplesmente há que enfrentar a realidade. Talvez o cliente não possa pagar mais que um certo valor, suponhamos por exemplo, 33 reais por unidade. Ou talvez precise os produtos antes da virada de mês. Mesmo assim é surpreendente com quanta freqüência esses limites podem ser flexibilizados o suficiente como para fechar o pedido e quem sabe até programar novos pedidos. Ao final seu cliente está de acordo em pagar o preço que você tem e em receber a mercadoria até no dia 10 do mês seguinte (Artigo: O Pedido Perfeito).

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A venda também não é um debate: um cliente não é goleador e as objeções não são bolas que você se sinta obrigado a rebater, atacar ou chutar para fora do campo. Não deve tirar seu cliente do campo de jogo (nem fisicamente, nem conversando) com a intenção de demonstrar que só um idiota não compartilharia seu ponto de vista (Artigo: 8 Objeções de Vendas que todo vendedor precisa vencer).
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Objeções e respostas: a verdade é que um cliente sem nenhuma objeção provavelmente não esteja interessado no produto. Dizem que o silêncio é ouro, mas não na venda! A falta de objeções não é "ouro", é um péssimo sinal. Se os compradores do seus clientes não têm nenhuma pergunta, é provável que o estejam usando para aproveitar uma hora livre ou para mostrar ao chefe que estão trabalhando. Depois comentam com o chefe que tiveram que entrevistar a cinco representantes até que finalmente "selecionaram" o mais adequado para a empresa (Artigo: PROCURA UM CONSELHO PARA VENDER MAIS?).
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A venda não é torcer o braço de alguém: prepare suas respostas às 10 objeções mais usuais. Dessa maneira, quando surge alguma, você pode sorrir e dizer: me alegra que tenha perguntado isso... E realmente deve estar contente porque sabe que é uma das objeções que geralmente recebe de seus clientes. Isto converte à objeção num sinal silencioso de que o cliente vai se aproximando ao "momento" de assinar a ordem de compra. Não existe um momento perfeito para vender ou para fazer um fechamento. As vezes, se seu cliente tem uma objeção e está muito sensibilizado com ela, é melhor dizer: vejamos mais adiante. Assim seu possível cliente verá que você toma nota do que lhe incomoda e aceita sua preocupação seriamente (Artigo: a tão sonhada ordem de compra do cliente).
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Tome nota: vejamos, pode dizer-lhe, você está se perguntando por que é "X" e não "Y", é assim...? Às vezes, quando os compradores escutam a objeção em voz alta, podem respondê-las eles mesmos ou até explicar ela de forma mais simples, oque de todas formas irá simplificar dirimir a dúvida. Se não ocorre, dão a você tempo para pensar como respondê-la e dar ao cliente uma oportunidade de acalmar-se. Também pode eleger retornar a esse ponto no dia seguinte. Ou pode ignorar uma objeção e correr o risco, mas às vezes o tempo ajuda a ambas partes a pôr as preocupações em perspectiva (Artigo: A TÁTICA DO CONTRASTE).

Nunca perca de vista que em todo ciclo de vendas, seu objetivo é solucionar o problema de seu cliente com seu produto ou serviço. Possivelmente não seja um percurso perfeitamente suave mas desfrute-o de qualquer jeito. Felizes vendas!

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Profª. Michelle Nichols

web site: savvyselling.com

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Michelle Nichols é uma excelente palestrante de vendas, realiza cursos e é consultora com empresa em Reno, Nevada (EUA). Escreveu por mais de 6 anos uma coluna quinzenal sobre vendas, para BusinessWeek's e gravou uma série de podcasts semanais com diversas entrevistas. Hoje tem uma empresa de consultoria e treinamento em Vendas e é uma das mais requisitadas professoras nos EUA.

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OUTROS excelentes ARTIGOS traduzidos e publicados pelo jornal SDR da Profª. Michelle Nichols:

Pare de perseguir o cliente errado

quando o cliente nos pede comissão

O maior erro que um vendedor pode cometer

A estranha lógica de uma venda bem sucedida

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