O
método SCAMPER e o poder criativo da pergunta
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sala dos artigos técnicos
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SALA
DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO
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A pergunta é quiçá o
mecanismo mais potente para dirigir nossa atenção, seja para respostas
conhecidas ou para caminhos inexplorados. A técnica SCAMPER, criada por
Robert (Bob) Eberle, é um dos melhores exemplos deste tipo de técnicas.
SCAMPER é um acrônimo de sete tipos de perguntas que devemos
formular-nos ante um desafio. A seguir apresentaremos a ferramenta
ilustrando cada um dos passos com uma série de exemplos do âmbito dos
negócios. Alguns foram extraídos da revista BusinessWeek e outros de
CRIO, uma importante consultora de inovação dos EUA
(artigo:
Crowdsourcing: rompendo os
dogmas da inovação corporativa).
•
SUBSTITUIR:
que elementos
de nosso produto, serviço ou processo
(daqui em mais, objetos)
podem ser substituídos? As agendas costumavam requerer muito papel e
espaço. Com o desenvolvimento das PDAs, a empresa Palm substituiu o
papel por um sistema eletrônico para organizar a informação.
.
•
COMBINAR:
que outros elementos
poderiam combinar-se com o objeto em questão? Uma bicicleta parece
ter pouco que ver com um tambor de água. No entanto, os criativos da
empresa CRIO descobriram que, em países subdesenvolvidos, muitas
pessoas enfrentam dois desafios com respeito a água: seu transporte
e potabilização.
Então, combinaram uma bicicleta e um tambor para desenvolver o
Aquaduct,
uma bicicleta que utiliza a energia do pedalado para potabilizar
água.
.
•
ADAPTAR:
que elemento
poderíamos incorporar e adaptar a nosso objeto? Os panos de limpeza
tradicionais, que precisam água para limpar, sujam-se rapidamente e
distribuem a sujeira no resto da superfície. Para resolver este
problema, Procter & Gamble incorporou elementos eletrostáticos que
atraem o lixo sem necessidade de molhar o pano de limpeza
(artigo:
conjoint analysis -
análise conjunta).
.
•
MINIMIZAR/Maximizar:
que elementos do objeto poderiam ter maior importância e quais
menos?: Cirque du Soleil reinventou o circo incrementando os
espetáculos acrobáticos e musicais e minimizando o uso de animais
nas funções.
.
•
PROPOR PARA OUTROS
USOS:
que usos adicionais pode ter o objeto em questão?: A empresa CRIO
elaborou uma série de novos usos para produtos do lar, utilizando um
novo material resistente ao calor desenvolvido por BASF. Os cabides
convencionais só servem para pendurar roupa. O cabide desenhado por
CRIO para BASF, ademais, gera calor e elimina as rugas, poupando a
necessidade de passar
(artigo:
O ciclo de vida de um
produto).
.
•
ELIMINAR:
quais elementos poderiam ser eliminados? CRIO e Intel descobriram
que os usuários de implementos audiovisuais
(como a televisão)
valorizam enormemente a possibilidade de manter as mãos livres, para
ocupá-las em outras atividades. Assim, criaram o Mobility Platform
Videos, que permite ao usuário manejar o artefato com instruções
verbais, eliminando a necessidade do controle remoto.
.
•
REORDENAR E INVESTIR:
que elementos de nosso objeto podem adquirir uma forma totalmente
diferente? A empresa Kraft entregava bebidas aos clientes num pallet
que incluía diversos sabores. Se o sabor desejado se encontrava na
parte inferior, o cliente se via forçado a tirar todas as garrafas
de cima. Com o assessoramento de CRIO, os diretores descobriram que
uma simples mudança na organização era suficiente para superar o
desafio. As bebidas seriam empilhadas em forma de "chaminé". As
garrafas do mesmo sabor formariam uma mesma torre. Desta forma,
todos os sabores estariam sempre acessíveis
(artigo:
ANÁLISES swot:
Debilidades, Ameaças, Fortalezas e Oportunidades).
Em síntese, a
técnica SCAMPER nos obriga a fazer-nos perguntas que normalmente
não nos faríamos. Assim, nossa atenção é desviada a procurar
respostas em lugares não convencionais. Então, ante um desafio
que requeira uma solução criativa, perguntemo-nos:
•
Que
posso Substituir?
•
Que
posso Combinar?
•
Que
posso Adaptar?
•
Que
posso Minimizar ou Maximizar?
•
Posso
Propor outros usos?
•
Que
posso Eliminar?
•
Que
posso Reordenar ou investir?
.
Prof. Ari Sabbagh
e Prof. Matías Mackinlay Zapiola
Consultoria Ingouville, Nelson &
Associados
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outros Excelentes
artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da Consultoria
Ingouville, Nelson & Associados:
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Apagando o incêndio com fogo
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Lições do exército romano para enfrentar a crise
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O método SCAMPER e o poder criativo da pergunta
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Comentários impensados, profissionais ofendidos!
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