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São confiáveis as informações em sua empresa?

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A empresa entregou a mercadoria ao cliente no endereço errado? O departamento comercial lhe apresentou números diferentes sobre as vendas de um produto, região ou período? Emitiram novamente pedidos de vendas a um cliente que não é bom pagador? É provável que você tenha um sério problema na qualidade das informações de sua empresa...

Nos últimos anos, a tecnologia se popularizou no mercado com sistemas de administração comercial, ferramentas de business intelligence, CRM, etc. No entanto, é frequente que as informações que alimentam essas ferramentas indispensáveis para os escritórios de vendas, estejam incompletas, desatualizadas ou imprecisas. E esta problemática pode ocasionar sérias falhas e prejuízos na prospecção, registro de ocorrências dos clientes, nos agendamentos de entrega e até conduzir à tomada de decisões erradas (Artigo: a tão sonhada ordem de compra do cliente).

Por exemplo, não atualizar as informações de contato do comprador do cliente, podem fazer perder, num segundo, tudo o conquistado em messes graças aos duros esforços na negociação comercial com um cliente, porque o endereço de e-mail ou o fone são diferentes ao da razão social do cliente.

O seguinte questionário lhe permitirá identificar possíveis focos de perigo:

Tem problemas para achar ou confirmar alguma informação?: não sabe quando foi faturado o pedido, tem dúvidas se a reclamação do cliente foi solucionada, não sabe quem é comprador do cliente ou não acha o fone do Gerente de Expedição da Industria? Isto é sintoma de que as informações não foram registradas num sistema de administração comercial. Estes problemas costumam sair à luz quando se realiza alguma entrega errada, quando se vende a um cliente inadimplente, quando não se envia cópia do pedido ao cliente junto ao da representada ou quando não se registram as reclamações dos clientes citando problemas nas entregas ou nos produtos de uma determinada indústria (Artigo: Não é trabalho do cliente lembrar de você).

Quando solicita o resultado de vendas de um período em três regiões, cada relatório mostra resultados diferentes?: numa empresa, é normal que cada área veja ao cliente de uma maneira diferente. O departamento de finanças o vê como um número líquido, a área de faturamento, como um pagador, a de produção como um pedido e a gerencia como um cliente. No entanto, os diferentes enfoques podem deteriorar a confiabilidade das informações e conduzir à tomada de más decisões. Para reduzir este risco, é fundamental que as diferentes áreas utilizem uma única definição como base para cruzamento das informações e a geração de resultados e sua distribuição de reportes para as equipes externas.

Erros na expedição e entrega: um caminhão quis entregar produtos no endereço errado ou fora de horário? Isto costuma ser sintoma de uma inconsistência na rede de informação que circula entre as diferentes áreas da empresa e suas equipes comerciais externas. O inventário se confeccionou com uma listagem feita pelo departamento logístico. No entanto, a área de vendas dispunha de outros dados e terminou vendendo produtos esgotados ou fora da previsão de entrega. O resultado: entregaram produtos a um cliente que não os tinha solicitado, venderam fora das datas previstas e programadas (Artigo: A Importância dos antecedentes comerciais).

Aceitou novamente a um cliente que não é bom pagador?: provavelmente, o departamento financeiro não tenha atualizado a lista de clientes com atraso ou inadimplentes e se o fez não enviou os reportes a sua equipe de vendas. O custo do erro não demorará em refletir-se na tabela de resultados. Quem sabe aqui esteja faltando uma aplicação que iniba a emissão de pedidos de vendas a clientes com baixo perfil de cumprimento nas obrigações financeiras, com isso a emissão de pedidos sempre irá continuar e os erros se perpetuarão.

1/3 de um envio da campanha de marketing foi devolvido?: este é um dos casos típicos onde se reflete a má qualidade da informação. Os contatos podem estar duplicados, ter mudado de endereço e, inclusive, ter falecido sem que a base de dados tenha atualizado as modificações. Em definitivo, as informações desatualizadas obstruem as operações, distorcem a realidade que vêem os diretores e dificultam a tomada de decisões e nem falar que as entregas das campanhas de marketing se vêem seriamente afetadas, porque uma percentagem dos clientes não é avisada da campanha em curso (Artigo: communication skills - destrezas na comunicação).

Assim, toda empresa deve avaliar a confiabilidade das informações antes de que se produza uma crise. Depois, poderá implementar um plano para assegurar que a informação que utiliza para gerenciar o negócio seja confiável e de qualidade.

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