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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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As melhores perguntas são provocantes

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sala dos artigos de vendas  -  SALA DOS ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

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Em vendas, as boas perguntas são provocantes. Isto é, perguntas que induzem a ir além do óbvio, a analisar e a tomar decisões. Sua capacidade de fazer boas perguntas está muito relacionada com seu sucesso nas vendas. As boas perguntas demonstram seus conhecimentos e aumentam sua credibilidade. E as melhores perguntas que você pode fazer são aquelas altamente provocantes, perguntas que seu cliente não possa responder sem pôr-se a pensar em sua situação atual (Artigo: Saber perguntar é uma arte que poucos dominam).

Então, como fazer perguntas deste tipo?: primeiro de tudo, é praticamente impossível improvisá-las no meio da adrenalina de uma entrevista de vendas. Nesse momento há muitas outras coisas em que pensar. As perguntas provocantes requerem planejamento e investimento de tempo antes que você se reúna com clientes potenciais. Para desenvolver este tipo de perguntas você precisa ter um claro entendimento do que você oferece, visto desde a perspectiva do cliente. Aqui há uma lista do que você precisa ter em conta antes de desenvolver suas perguntas:

Determine em que forma seus os clientes estão cobrindo as necessidades, se não estão usando seu produto ou serviço. Identifique os 3 tipos possíveis desafios que você possa encontrar. Estes poderiam incluir as ofertas de seus competidores, seus produtos anteriores, e inclusive que o cliente não utilize nada parecido.
Defina os principais desafios e dificuldades que provavelmente estejam experimentando seus clientes em cada um dos tipos determinados no passo anterior.
Esclareça os envolvimentos desses desafios. Como afetam a produtividade, o uso do tempo, a rentabilidade, os custos, a eficácia operacional, a tomada de decisões, e outras questões.
Determine qual é o valor que um cliente obtém se substitui seus produtos, processos ou métodos atuais com o que você lhe oferece.

A maioria dos clientes não têm idéia do custo de continuar fazendo as coisas por costume: quando você faz perguntas sobre os possíveis envolvimentos da mudança, essas perguntas são provocantes. Fazem que o cliente pense sobre se a mudança é necessária, e se é necessário tomar medidas a respeito agora mesmo. E ainda melhor, estas perguntas provocantes criam um motivo para fazer negócios com você agora, não num futuro longínquo e distante. Essas perguntas demonstram seu conhecimento, o qual faz de você um recurso inestimável para o cliente (Artigo: A linguagem corporal nas vendas).

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As perguntas provocantes se relacionam com os problemas que enfrenta o cliente e que você pode ajudar a resolver: são perguntas que vão direto ao ponto dos assuntos mais importantes para o cliente. Fazem pensar ao cliente e permitem que a venda avance. Chegado a este ponto, permita-me fazer uma pergunta: por que a maioria dos vendedores aceitam que é importante fazer perguntas numa entrevista de vendas, mas são poucos os que investem tempo para pensar perguntas verdadeiramente boas? (Artigo: GESTOS QUE DELATAM: A LINGUAGEM SECRETA do sucesso).
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Está preparado para enfrentar o desafio?: investir tempo para desenvolver boas perguntas terá um impacto imediato em seus resultados:

Visualize a situação: comece pensando a respeito da situação que vai encontrar. Depois pense a respeito do que você espera conseguir e essa situação.
Imagine todas as possibilidades: escreva todas as perguntas que creia que deva formular como lhe vem à mente. Tome em conta os tipos básicos de perguntas, abertas e fechadas e o efeito que produziriam
Edite e refine: julgue cada pergunta conforme estas três regras:

Uma boa pergunta de vendas põe o cliente a pensar na forma que você quer.

Uma boa pergunta de vendas solicita informação de nível proporcional à profundidade da relação estabelecida.

Uma boa pergunta de vendas não intimida o cliente, não implica culpabilidade, nem põe a ninguém numa situação desagradável.

Desenvolva uma seqüência eficaz: comece da parte mais superficial ou geral, até, o mais específico, com perguntas concretas... Pratique várias vezes, até que as tenha memorizado. E lembre, problemas custam dinheiro, porém, o único custo considerado pelo cliente e pelo vendedor é o da solução proposta. Mas o custo mais crítico, o custo do problema, continua sendo o segredo mais bem guardado do mundo das vendas, e certamente um dos mais subestimados. O custo do problema é o impacto financeiro de se ficar como está, e o custo da solução é parte da dor da mudança deste estado de estagnação (Artigo: Você precisa entender os Clientes Potenciais).

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Prof. Alejandro Wald

Conferencista, capacitador e autor

Biblioteca exclusiva do professor

Especialista em formação e consultoria em vendas, marketing, serviço ao cliente e habilidades de gestão. Recursos, idéias e "tips" para melhorar suas vendas, seu marketing e a qualidade de sua gestão empresarial.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR do Prof. Alejandro Wald:

..NÃO PERDA VENDAS NO TELEFONE ..
..A pergunta estratégica em vendas ..NÃO ACREDITE NOS CÍNICOS...
..Como organizar Visitas Comerciais ..Acordar pode ser doloroso
..Peça ao cliente que tome uma decisão! ..Vendas e Marketing não se gostam
..As melhores perguntas são provocantes ..Por que capacitar COMERCIALMENTE
..Que acontece quando fazemos suposições? ..como aumentar suas chances na venda
..Qual a importância do número UM em Vendas? ..Porque suas propostas não geram negócios
..Quanto investir na aquisição de novos clientes ..não consegue seu OBJETIVO MENSAL DE VENDAS?
..TODOS POR UM E UM POR TODOS (MAS NÃO EM VENDAS) ..quem se queima com leite, vê uma vaca e chora...
..14 coisas que os vendedores não devem deixar de fazer ..10 razões pelas que os vendedores dão um tiro no pé
..Como a Regra 80/20 de Pareto pode ajudar a ser mas efetivo ..Se você não fecha a venda, está trabalhando para a concorrência

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