Vender
é algo mais do que comunicar
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sala dos artigos de vendas
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sala dos artigos de
objeções
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Para saber vender não
basta ser um bom comunicador, terá que se assegurar de que o cliente
entendeu a mensagem e descobriu as vantagens e benefícios do produto ou
serviço que está oferecendo. Um bom vendedor não só precisa ser um bom
comunicador, senão que tem de ser um bom pesquisador, e deve reunir uma
série de qualidades e habilidades pessoais e profissionais. Alguns
conselhos que lhe ajudarão a melhorar na tarefa de aumentar suas vendas
são:
•
Conhecer e estar
convicto do que está oferecendo:
é muito importante
conhecer perfeitamente o produto ou serviço que vai oferecer. Saber
quais são as vantagens, as características, os prazos de entrega e
todos os detalhes necessários para resolver qualquer dúvida que
possa propor o cliente. Outro aspecto muito significativo e que
facilitará a venda é estar convicto de que o produto ou serviço que
está oferecendo é bom para o cliente. Ter esta segurança o ajudará a
solucionar as possíveis objeções que se possam propor ao tentar
fechar a venda
(Artigo:
Como reduzir as
objeções dos clientes).
.
•
Saber comunicar e chegar ao
cliente:
se quer que o cliente
se interesse pelo que vai dizer, o primeiro que tem de fazer é
conhecer quais são suas necessidades e enfocar a apresentação. Desta
forma é mais simples estruturar corretamente a mensagem, terá maior
segurança na exposição e será mais fácil que lhe escute. Quando fale
deve utilizar uma linguagem compreensível, enfocado nas vantagens e
como estas cobrem suas necessidades. Para saber se a mensagem está
chegando corretamente há que tentar interagir com o cliente,
conhecer sua opinião e estar atencioso à linguagem não verbal
(Artigo:
Como fazer
Apresentações de Vendas).
.
•
Imagem pessoal e
corporativa:
o profissional em
venda é a imagem da empresa, pelo que deve cuidar a forma de vestir
e o saber se portar. Tão importante como o vestuário é observar
outros aspectos como a correção no trato, a saudação ou a
pontualidade nas visitas, entre outros. O comercial tem de confiar
no produto ou serviço que apresenta, conhecer as necessidades do
cliente, ser capaz de comunicar as virtudes e benefícios que
contribui, saber escutar, ser empático, resolver qualquer dúvida que
tenha o cliente, transmitir confiança e uma correta imagem pessoal
(Artigo:
O seu cartão de visita
passa no teste do lixo?).
.
•
Apresentações profissionais:
para que
o cliente lembre de sua visita e a apresentação do produto ou
serviço, deve entregar essas informações numa excelente
apresentação. Ponha especial atenção na informação corporativa e de
produto ou serviço que esta oferecendo. Tente que seja clara,
detalhada e concisa, com uma imagem cuidada e atraente. O melhor
momento para fazer a entrega desta documentação é uma vez que acabou
de explicar o motivo de sua visita. Reforçará sua apresentação
inicial e lhe permitirá recordar-lhe as vantagens e benefícios que
seus produtos ou serviços lhe podem oferecer
(Artigo:
Propostas de valor que
funcionam).
.
•
prospecatar pela web:
a internet
oferece a oportunidade de prospectar 365 dias ao ano e nas 24 horas
do dia, e na atualidade é uma forma de chegar e perseguir a seu
potencial cliente de forma rápida e econômica. Para isso é
imprescindível que analise e prepare toda a estratégia de
posicionamento, política de marketing, seguimento e necessidades,
para convertê-lo em potencial cliente
(Artigo:
Segmentar é agrupar
para discriminar).
Estes conselhos
lhe permitirão reforçar sua segurança do que está oferecendo e
em si mesmo. Qualquer iniciativa bem planejada e enfocada em
acercar-se a seu potencial cliente, sempre se traduzirá em
vendas. Ânimo! E comece a dar os passos para fechar a venda.
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profª. Lola García
Diretora de Soluciones Eficazes
ESCRITORA E ARTICULISTA
PARA MICROSOFT BUSINESS
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Outros excelentes
artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR da PROFª. LOLA
GARCIA:
•
Vender é algo mais do que
comunicar
•
FALAR NÃO É O MESMO QUE SE COMUNICAR
•
Presentes
Corporativos: A arte de encantar
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