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Baixa temporada: algumas pautas para gerir negócios estacionais

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sala dos artigos de gerenciamento

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Em segmentos vinculados com o turismo, entre outros, a empresa concentra a maior parte de seu faturamento anual nuns poucos meses. Neste marco, surgem desafios específicos de recursos humanos, administração financeira e gestão estratégica... A maioria dos negócios têm épocas de maior e menor faturamento. No entanto, em segmentos como o turismo, uma empresa pode chegar a concentrar mais do 90% de suas vendas anuais nos três ou quatro meses de temporada alta. Segundo um artigo das prestigiosa publicação FastCompany, em palcos de marcada "estacionalidade", os managers enfrentam certos desafios de gestão, ausentes em negócios onde a atividade se distribui uniformemente ao longo do ano (Artigo: Um dilema - Vender agora ou esperar?).

Gestão do capital humano: um dos principais desafios de uma empresa de rendimentos estacionais radica na gestão do capital humano. Logo, é ineficiente manter uma plantel estável durante todo o ano para atender os poucos meses de movimento. Assim, estas empresas costumam construir sua política de capital humano sobre a contratação de pessoal temporário. Esta decisão é perfeitamente racional para funcionários de baixa qualificação (como a pessoa que vende tickets num centro de esqui). No entanto, a situação é mais complexa quando se trata de pessoal de perfil ultra específico e crucial para o sucesso do negócio. Alguns colaboradores são extremamente difíceis de conseguir. Assim, se se os deixa ir ao final da temporada, provavelmente seja muito custoso voltar a contratá-los o ano seguinte. Portanto, a empresa deveria dar seu melhor esforço por fidelizá-los (Artigo: Quando os vendedores vão embora, suas vendas também vão!).

Uma alternativa consiste em encontrar-lhes outro trabalho durante os meses de baixas vendas. Inclusive, no caso extremo de pessoal realmente essencial, pode ser racional mantê-los como funcionários durante todo o ano, ainda que só trabalhem efetivamente durante a temporada alta.

Estratégia de diversificação de portfólio: uma empresa estacional faz a diferença durante a temporada alta. No entanto, isto não significa que, durante o resto do ano, deva manter fechadas as instalações e absorver custos fixos. O empresário deveria diversificar seu portfólio de produtos com atividades que gerem rendimentos durante os meses de baixas vendas. O objetivo é, ao menos, atingir um ponto de equilíbrio para sustentar a estrutura. Além da tradicional estratégia hoteleira do recorte de preços para atrair visitantes durante a temporada baixa, é possível encontrar atividades complementares para evitar a imobilização dos ativos.No caso de um hotel, isto pode significar a organização de conferências empresariais, esporte aventura para estrangeiros ou o que a criatividade sugira (Artigo: Que devemos fazer com os preços em épocas de crises?).

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Gestão financeira: os gastos de um negócio estacional se disparam na temporada alta. Um dos erros mais custosos é chegar à época de altas vendas sem uma reserva de efetivo. Portanto, a gestão financeira é uma das grandes chaves de um negócio estacional. Mal termina a temporada alta, com o resumo bancário em mãos, o diretor deve planejar as atribuições de fundos para melhoras e gastos operativos do "inverno" com um objetivo em mente: constituir uma reserva de liquidez para a temporada seguinte (Artigo: Como melhorar os resultados das vendas).
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Em temporada, a tática é tudo: durante a temporada alta, é frequente trabalhar entre 12 e 14 horas por dia. Assim, não há tempo para planificar. Em grande parte, os resultados dependerão de como se tenha preparado a empresa durante os meses de baixas vendas. No entanto, por mais precisa do que seja o planejamento, sempre subsiste uma margem imprevisível de flutuações. Assim, dispor de informação adequada é clave para otimizar a gestão tática de recursos. Toda empresa estacional deveria contar com dados de vendas desagregados por dias. Assim, através de uma comparação dos volumes do ano anterior contra o atual, é possível ajustar os erros de planejamento. Por exemplo, se as vendas vêm lentas, será possível recortar velozmente os preços para incentivar a demanda. Pelo contrário, se a temporada vai melhor do previsto, se poderão contratar mais empregados antes de do que ocorra um custoso pescoço de garrafa (Artigo: break even point - ponto de equilíbrio).

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artigo recomendado:

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Fast Company - The future of business

FastCompany é uma revista sobre tecnologia e informação. A FastCompany é uma revista de negócios mensal publicada em formato impresso e on-line, com foco em tecnologia, negócios e design. Publica oito edições impressas por ano. A Fast Company é de propriedade da Mansueto Ventures e está sediada em Nova York, EUA.

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