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Gestão do capital humano:
um dos
principais desafios de uma empresa de rendimentos estacionais radica
na gestão do capital humano. Logo, é ineficiente manter uma plantel
estável durante todo o ano para atender os poucos meses de
movimento. Assim, estas empresas costumam construir sua política de
capital humano sobre a contratação de pessoal temporário. Esta
decisão é perfeitamente racional para funcionários de baixa
qualificação (como a pessoa que vende tickets num centro de esqui).
No entanto, a situação é mais complexa quando se trata de pessoal de
perfil ultra específico e crucial para o sucesso do negócio. Alguns
colaboradores são extremamente difíceis de conseguir. Assim, se se
os deixa ir ao final da temporada, provavelmente seja muito custoso
voltar a contratá-los o ano seguinte. Portanto, a empresa deveria
dar seu melhor esforço por fidelizá-los
(Artigo:
Quando os vendedores vão embora, suas vendas
também vão!).
Uma alternativa
consiste em encontrar-lhes outro trabalho durante os meses de
baixas vendas. Inclusive, no caso extremo de pessoal realmente
essencial, pode ser racional mantê-los como funcionários durante
todo o ano, ainda que só trabalhem efetivamente durante a
temporada alta.
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Estratégia de diversificação
de portfólio:
uma empresa estacional
faz a diferença durante a temporada alta. No entanto, isto não
significa que, durante o resto do ano, deva manter fechadas as
instalações e absorver custos fixos. O empresário deveria
diversificar seu portfólio de produtos com atividades que gerem
rendimentos durante os meses de baixas vendas. O objetivo é, ao
menos, atingir um ponto de equilíbrio para sustentar a estrutura.
Além da tradicional estratégia hoteleira do recorte de preços para
atrair visitantes durante a temporada baixa, é possível encontrar
atividades complementares para evitar a imobilização dos ativos.No
caso de um hotel, isto pode significar a organização de conferências
empresariais, esporte aventura para estrangeiros ou o que a
criatividade sugira
(Artigo:
Que devemos fazer com
os preços em épocas de crises?).
.
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Gestão financeira:
os gastos de um
negócio estacional se disparam na temporada alta. Um dos erros mais
custosos é chegar à época de altas vendas sem uma reserva de
efetivo. Portanto, a gestão financeira é uma das grandes chaves de
um negócio estacional. Mal termina a temporada alta, com o resumo
bancário em mãos, o diretor deve planejar as atribuições de fundos
para melhoras e gastos operativos do "inverno" com um objetivo em
mente: constituir uma reserva de liquidez para a temporada seguinte
(Artigo:
Como melhorar os resultados das vendas).
.
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Em temporada, a tática é
tudo:
durante a temporada alta, é frequente trabalhar entre 12 e 14 horas
por dia. Assim, não há tempo para planificar. Em grande parte, os
resultados dependerão de como se tenha preparado a empresa durante
os meses de baixas vendas. No entanto, por mais precisa do que seja
o planejamento, sempre subsiste uma margem imprevisível de
flutuações. Assim, dispor de informação adequada é clave para
otimizar a gestão tática de recursos. Toda empresa estacional
deveria contar com dados de vendas desagregados por dias. Assim,
através de uma comparação dos volumes do ano anterior contra o
atual, é possível ajustar os erros de planejamento. Por exemplo, se
as vendas vêm lentas, será possível recortar velozmente os preços
para incentivar a demanda. Pelo contrário, se a temporada vai melhor
do previsto, se poderão contratar mais empregados antes de do que
ocorra um custoso pescoço de garrafa
(Artigo:
break even point -
ponto de equilíbrio).
.
artigo recomendado:
.
Segredos para reter e
vincular aos melhores vendedores
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Fast Company -
The future of business
FastCompany é uma
revista sobre tecnologia e informação. A FastCompany é uma
revista de negócios mensal publicada em formato impresso e
on-line, com foco em tecnologia, negócios e design. Publica oito
edições impressas por ano. A Fast Company é de propriedade da
Mansueto Ventures e está sediada em Nova York, EUA.
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