1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Os melhores Vendedores para os melhores Clientes

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SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO  -  sala de artigos da força de vendas

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O dinheiro que investem as empresas em treinamentos para sua força de vendas é equivalente ao orçamento de um pequeno país. Lamentavelmente, todo este dinheiro se desperdiça em métodos que não marcam grande diferença. Em vez de gastar tanto dinheiro em programas e processos que não se correspondem com as verdadeiras necessidades de cada companhia, é melhor contratar unicamente pessoas com "vocação para vendas" (Artigo: Decifrando a psicologia dos comerciais).

Um estudo da kurlan & Associates concluiu, depois de analisar um banco de dados com informações de 700 mil vendedores em todo o mundo, que 6% dos vendedores são insuperáveis nas vendas; 20% vendem muito bem, e poderiam melhorar; e 74% dos pesquisados, não estão a altura do desafio para trabalhar em vendas. Desta última percentagem, kurlan diz-nos que 25% são casos perdidos. E embora possa parecer um percentual muito alto, temos uma imensa base de vendedores que poderiam melhorar seus resultados com um pouco de treinamento. E é por isso que os vendedores devem conhecer as principais técnicas de atendimento e vendas.

Já se passaram alguns anos desde que se realizou esse estudo, porém, independentemente do desempenho da economia, os relatórios continuam mostrando que apenas mirrados 50% dos vendedores estão atingindo a quotas ou metas de vendas. Isso não é motivo para se orgulhar e os líderes de vendas chegaram à conclusão de que, por mais que tentassem, não conseguiram treinar metade de seus vendedores. São líderes de vendas inteligentes, talentosos e experientes, que trabalham para empresas com excelente reputação, ótimos produtos e clientes maravilhosos.

Lamentavelmente, não é possível ensinar como ser um bom vendedor, a alguém que não quer ser vendedor e está na profissão apenas por um tempinho, só para quebrar um galho.

Então, por que quase todo líder de vendas luta com o problema de profissionalizar vendedores? O maior problema é que não há uma razão, são muitas e vou compartilhá-las com vocês agora: o treinamento em vendas somente é útil se for direcionado a um vendedor interessado. Então, primeiro dedique-se a recrutar e contratar vendedores com verdadeira vocação em vendas. Devem ser autênticos vendedores por natureza. As estatísticas demonstram que este tipo de pessoa (ainda que contem com pouco ou nenhum treinamento), superam e muito, aos melhor treinados e sem vocação nata. Em poucas palavras, o segredo para formar uma excelente força de vendas, é encontrar gente que carregue as vendas nos genes e dar-lhe a oportunidade de vender.

Os 10 pontos de vendas: nem todos os vendedores são iguais. A alguns lhes agrada procurar novos clientes, enquanto a outros não. Alguns desfrutam de fazer demonstrações. A outros lhes agrada fechar negócios. Alguns são muito bons à hora de lidar com vendas que requerem de muita preparação e planejamento. Outros se destacam com as vendas rápidas e pouco complicadas. Há um processo diferente para cada situação. As vendas numa indústria não necessariamente se parecem às vendas em outra indústria. Cada venda tem suas características próprias independentemente do tipo de negócio no que se faça. Alguns vendedores se destacam num aspecto das vendas, enquanto outros se destacam em outro aspecto. Com os seguintes 10 talentos para comercializar é possível analisar nosso processo de vendas e atribuir-lhe assim a cada vendedor a tarefa na que se desempenhará melhor:

Produção: metade dos melhores profissionais em vendas estão sempre pendentes da "quantidade"; isto é, precisam estar ativos e produzir o tempo todo. Preferem os dias repletos de telefonemas, reuniões e vendas. A outra metade destes profissionais em vendas estão mais interessados na "qualidade". Querem que cada venda seja perfeita. Pelo geral, vai-lhes muito bem quando lhe vendem a um alto executivo. Nosso produto ou serviço requererá de um destes dois tipos de vendedores "quantidade ou qualidade?". Contrate quem realmente satisfaça as necessidades da sua empresa.
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Resistência: alguns vendedores são capazes de suportar condições pouco prazerosas, enquanto outros não. Quão importante é a busca de novos clientes para a empresa? Não contrate gente que deteste a busca de novos clientes se este é um pilar fundamental da estratégia de vendas da organização.
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Persuasão: os vendedores mais hábeis para fechar negócios são conhecidos também como assessores. Enquanto, os menos hábeis neste sentido são conhecidos como condescendentes. Esta é gente à qual não lhe agrada insistir. Lamentavelmente, é difícil determinar a partir da entrevista de trabalho a que grupo pertence cada vendedor (Artigo: Influência e Persuasão).
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cultura: alguns vendedores estabelecem relações excelentes com os encarregados dos setores, mas não o conseguem com os diretores. Outros se dão melhor com os altos executivos, mas não conseguem relacionar-se com os gerentes júnior. A quem têm que convencer seus vendedores?
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Criatividade: nosso produto ou serviço satisfaz claramente uma necessidade bem estabelecida, ou os vendedores devem criar certa necessidade entre os possíveis clientes? Para alguns vendedores é muito difícil cultivar uma nova necessidade entre os clientes. Ao contrário, isto é muito simples para outros. Se estamos operando num novo campo ou vendendo um novo produto, precisaremos gente do segundo tipo.
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Eloquência: os clientes sempre entendem as qualidades de nosso produto ou serviço? Se este não é o caso, é preciso que contratemos gente capaz de explicar conceitos complicados (Artigo: APENAS TRÊS PALAVRAS: SIM, NÃO OU TALVEZ).
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Paciência: alguns vendedores se desempenham muito bem nos ciclos de vendas longos, enquanto outros não têm a paciência necessária para lidar com os mesmos. Pelo geral os vendedores que suportam longos processos de vendas também suportam os ciclos de vendas mais curtos. No entanto, o caso contrário nem sempre se dá.
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Prática: nosso produto é genérico ou é inovador? Os vendedores de produtos genéricos são muito bons na hora de estabelecer relações. Esta é a razão pela qual sempre conseguem roubar clientes da concorrência. No entanto, há vendedores que não sabem estabelecer novas relações, mas têm a habilidade de entusiasmar aos possíveis clientes para que testem um novo produto. É importante estabelecer de antemão qual é a natureza de nosso negócio para depois decidir o tipo de vendedor que devemos contratar.
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Relacionamento: alguns vendedores são muito hábeis para conseguir que o cliente compre uma ampla variedade de produtos e serviços. Outros são muito hábeis para conseguir clientes e passar rapidamente à busca de outro cliente mais. Que tipo de profissional nos convém mais?
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Fechamento: há muitos vendedores  que têm a habilidade de fechar uma venda quando a decisão deve ser tomada por uma ou duas pessoas. Mas a estes mesmos vendedores não vão tão bem quando a decisão depende de muitas pessoas (Artigo: júniors, sêniors & closers)

As etapas do talento: todas as vendas passam por várias etapas como prospectar novos clientes, apresentação, fechamento e seguimento. Cada vendedor se desempenha melhor numa ou outra destas etapas. Por exemplo uma pessoa muito boa para procurar novos clientes, mas que não é muito hábil na hora de fechar uma venda. Faz sentido atribuir a esta pessoa a responsabilidade de fechar uma venda? Claro que não. E, no entanto, a maioria das organizações não atribuem esta tarefa às pessoas mais adequadas. Nos melhores equipes de vendas, tratam de atribuir a cada pessoa aquela tarefa em que se desempenha melhor. Antes de mais nada há que identificar as etapas necessárias para vender o produto e atribuir cada etapa à pessoa adequada. Isto é possível conferindo os dez talentos para vender apresentados anteriormente (Artigo: conheça os CLOSERS: PROFISSIONAIS NA arte de fechar negócios).

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O processo de contratação: a maioria das companhias não sabe como fazer uma boa entrevista de trabalho quando vão contratar a um profissional em vendas. Dependendo do tipo de função que estão querendo preencher, as companhias tendem a valer-se de termos extremamente específicos em suas ofertas de trabalho: Gerente de contas, busca de novos clientes, vendas orientadas ao cliente, etc. E na entrevista repetem este enfoque quando explicam que o posto requer de habilidade para procurar novos clientes ou de muito contato com o cliente. O problema é que a companhia está revelando ao candidato a maneira em que este deve comportar-se, apesar de que na realidade não possua o talento desejado. Para evitar isto, o melhor é que a descrição do cargo seja menos indicativa e mais abrangente. A idéia é que o candidato descreva seus pontos fortes particulares sem que a descrição da função lhe indique quais serão os critérios avaliados. É possível que isto soe um pouco contra-intuitivo, mas na realidade é a melhor tática para determinar se o candidato está realmente qualificado ou não.

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O plano de comissionamentos: inclusive os profissionais mais talentosos para comercializar precisam de uma boa situação laboral, de uma boa compensação e de umas quotas adequadas. Prepare-se para oferecer todos os benefícios necessários. Para estimular os resultados gerais e completos, é preciso estabelecer objetivos claros. Valha-se de seu sistema de pagamentos e quotas para estabelecer parâmetros equitativos e alentadores. Na hora de planejar as comissões, pagamentos, bônus e quotas, use a fórmula ACC para analisar o comportamento:.o "antecedente influi sobre o comportamento", que por sua vez, influi sobre as "conseqüências". Use o antecedente (o bônus que se tinha oferecido) para influir sobre o comportamento (os vendedores se empenham mais), de maneira que a pessoa possa beneficiar-se das conseqüências (o bônus). Em qualquer análise ACmC, o resultado opera em três dimensões:

É bom ou ruim.
Acontece agora ou mais tarde.
É muito provável ou é incerto.

Como isto se relaciona com os planos de incentivo e as quotas?: algumas companhias não conseguem definir adequadamente os bônus. Os vendedores deveriam saber exatamente quanto receberão, quando e se pagará por seus esforços particulares ou em equipe. Qualquer incerteza neste campo pode desmotivar à força de vendas. Tente que os pagamentos e quotas se façam efetivos de imediato e sem demoras ou dúvidas. Dado que os pagamentos e as quotas são um recurso muito poderoso para motivar aos vendedores, o melhor é planejar o sistema de incentivos cuidadosamente (Artigo: comissões por vendas... bom ou ruim?).

Se a quota é de 5 novos clientes cada mês e mais de R$:12 mil mensais em vendas, despediria você a uma pessoa que tenha conseguido só 4 clientes novos, mas que produziu R$: 15 mil em vendas? Provavelmente não... Por tanto, talvez o melhor seria estabelecer um novo sistema. Um dos recursos mais úteis neste sentido são as comissões por escalas. Quanto mais venda a pessoa, maior será a percentagem que ganhará sobre as vendas totais. Isto evita que os vendedores durmam sobre seus triunfos, quando tenham realizado suficiente dinheiro... (ARTIGO: Comissão por Vendas: Coerência, Conseqüências e Compatibilidade).

Treinamento comportamental de vendas: o treinamento tradicional de vendas não tem maior valor para aumentar o volume de vendas. Por outra parte, o treinamento comportamental de vendas pode ser de muita utilidade, apesar de que não é a mais importante das seis melhores práticas. Os programas de treinamento de vendas cobrem duas áreas: Negociação e Produtos. Enquanto, o treinamento comportamental de vendas se enfoca nestes aspectos:

relações comerciais: as relações são cruciais. Os possíveis clientes se decidem a comprar porque se sentem bem com o profissional que os atende. Este sentimento positivo depende da relação desenvolvida. Os melhores profissionais em vendas, comercializam com o hemisfério cerebral esquerdo e fecham com o hemisfério cerebral direito. Se queremos contar com mais profissionais que fechem a venda com o hemisfério direito, o melhor é contratar profissionais natos. Depois há que lhes ensinar um pouco de Mirroring, que é uma técnica de programação Neurolinguística. O mirroring é simples: basta  copiar sutilmente os gestos de nosso interlocutor. Se o possível cliente perde a compostura, então nós também a perdemos. Se o cliente é submisso, então nós devemos comportar-nos submissamente. O Mirroring permite que a gente se sinta cômoda (Artigo: O que é a Técnica De Pnl Mirroring?).

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oferecer soluções: o profissionais que integrem a força de vendas, devem conhecer muito bem os produtos e serviços que vendem, e devem demonstrá-lo. Quando Warren Buffett dá um conselho financeiro, ninguém espera que este pergunte se estamos ou não de acordo. Buffett está completamente autorizado para dar estes conselhos. Este é o espírito que devemos manter durante o processo de fechamento. Por outra parte, os melhores profissionais em vendas, fazem muitas perguntas, mas num tom de consulta (ARTIGO: Vender ajudando o cliente é utilizar Spin Selling).

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Assessorar aos clientes num processo que leve ao fechamento: os vendedores nunca  pedem ao cliente que feche a venda. Pelo contrário, dizem ao cliente que seria o mais adequado. À medida que decorrem as perguntas, você irá construindo notável entusiasmo em seu Cliente. E este entusiasmo, em última instância, se traduzirá numa decisão de compra. Desta forma, conclui com uma venda que é resultado de um processo de assessoramento. O vendedor não se apressou a oferecer o produto ao Cliente senão que o ajudou a descobrir e explicitar seus problemas e necessidades (ARTIGO: onde investir para MELHORAR as vendas).

Gerência de resultados: os bons gerentes marcam a diferença nas organizações. Estes não devem ocupar-se em coisas como fazer telefonemas, apresentações, etc., senão concentrar-se nos resultados. Um mau gerente de vendas respalda as atividades e não é capaz de administrar os resultados. Um bom gerente de vendas apóia os resultados e administra as atividades. Já temos uma equipe conformada com os melhores profissionais em vendas. Já organizamos tudo para que trabalhem não de acordo com suas fraquezas, senão com suas qualidades. Já pagamos adequadamente e incentivamos para que o limite de ganhos, seja sua capacidade. As quotas fazem sentido e nos retornam com excelente resultados. Já treinamos aos vendedores nas áreas mais importantes para que possam atender os clientes e obter os resultados pretendidos. E tudo está a cargo de um experiente líder comercial (ARTIGO: LIDERANDO UMA EQUIPE COMERCIAL com SUCESSO).

Agora devemos ajustar um pouco e sair do caminho. A equipe conhece seu trabalho. É hora de que o faça sem obstáculos.

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Prof. Derek Gatehouse
autor do livro:
the perfect force sales

Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR

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