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A marca que atinge a mente produz uma reação

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Aquela que atinge o coração, produz um compromisso (Andy Stalman). Que deve de ter uma marca para que seja amada pelos consumidores? O amor é indispensável em qualquer campanha publicitária. Só as marcas queridas serão as que sobrevivam. Quando Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr criaram a canção All you need is love, não se imaginaram que faria parte importante da carreira da publicidade (Artigo: Futebol, pondo um preço à paixão).

Mas, que deve de ter uma marca para que seja amada pelos consumidores?: a resposta pode ser um pouco estranha, mas efetiva. Existem três elementos essenciais: "mistério, sensualidade e intimidade", passar do insubstituível ao irresistível. É muito simples de explicar: entre mais saibamos mais aborrece; uma marca é sensual se apela a todos nossos cinco sentidos e o terceiro ponto se refere a que intimemos com ela (Artigo: Nada se cria, nada se inventa, tudo se registra).

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Somos realmente parte disso?: se falta algum dos três elementos estão deixando escapar a consumidores potenciais. Tudo o anterior se consegue contando histórias fantásticas e fazendo à marca propriedade da gente, transformando o supermercado num teatro de sonhos e tratando ao consumidor como a um amante e não como a um idiota (Artigo: PRODUZINDO O QUE OS CLIENTES DESEJAM - CASO ECOSPORT).
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onde ACHAR ESSES CONSUMIDORES: qualquer um pode ser um consumidor de histórias, mas há que sair a procurá-los, um exemplo muito claro deles é a música. O mundo musical foi revolucionado pela gente e os novos sistemas. Por outro lado, as marcas se estão convertendo em commodities que são 80% sentimentais e 20% racionais. Deve ter mais emoção do que ação. Ademais é importante que ao terminar de ver um comercial te perguntes se o queres rever de novo. Se deve criar lealdade além da razão e fazer a marca propriedade da gente, ceder o poder aos consumidores (Artigo: Thomas Smith: UMA VEZ NÃO BASTA).

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COMO CHAMAR A ATENÇÃO DOS CONSUMIDORES: por outra parte é de vital importância pôr a publicidade onde a gente a veja, onde queira que vá, tomar o mercado e sacá-los do habitual. O sucesso ou o fracasso é questão da linguagem e mais especificamente das letras. Os empresários e as marcas que triunfam são as que usam as "I" e as "E": A "I" é para idéias, imaginação, intuição e inspiração. Enquanto a "E", para emoção, empatia, exploração e encanto. Gente sem léxico não pode fazer um grande trabalho. Gente com ele pode fazê-lo tudo (Artigo: Não permita que seus anúncios emitam cheques).

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os elementos: a televisão chegou para ficar, já que estamos na era da televisão, pelo que há que usar o "sisomo" (por suas siglas em inglês sight, sound e motion) que se refere a visualização, ao som e ao movimento, que é o que diferença às boas das más campanhas publicitárias. Qualquer pode ser um expoente local e global, o ponto está em não se fixar nas diferenças, senão nas semelhanças e daí partir para criar a mudança (Artigo: Quem decide... é o preço, a qualidade ou a marca?).

Em seu livro Lovemarks, o Prof. Kevin Roberts, sugere que num futuro não muito longínquo, só as empresas que consigam converter seus produtos em marcas queridas, que tenham lealdade além da razão, serão as que sobrevivam no mercado global saturado de produtos. Se deve atuar agora e pensar depois!

Prof. Kevin Roberts

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CEO da agência de publicidade Saatchi & Saatchi. em seu livro Lovemarks, mostra como o afeto (amor e respeito) foi usado por marcas e empresas para criar um valor sustentado com seus consumidores. Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR.

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