Como incrementar sua quota
de Vendas?
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sala dos artigos de vendas
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SALA DOS ARTIGOS DE
REPRESENTAÇÃO
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Pode ser que você seja um
representante, gerente ou distribuidor e esteja preocupado por defrontar
a seus competidores e a um mercado em extrema mutação, e agora se esteja
perguntando como incrementar sua quota de vendas. Ou talvez seja um
iniciante na venda que recém começa sua carreira no mundo dos negócios;
seguramente, desejará vender quanto antes seus produtos e serviços.
Seja como for, há
que vender mais, bem mais. Para isto não existem receitas mágicas que se
apliquem em todas as circunstâncias, mas sim alguns conselhos,
destinados a permitir-lhe atingir um melhor nível de resultados:
•
Identifique devidamente a
seus clientes:
conheça
quem são seus melhores clientes, que percentagem do faturamento que
geram, e instrumente formulas para atender-lhes melhor. Por outro
lado, mantenha sempre atualizado seu software de vendas com a
informação necessária para que possa saber ao instante a situação
geral de um determinado cliente; isto evita gerar uma má imagem,
fazer perguntas desnecessárias, e sobretudo, perder o tempo precioso
do cliente à hora de resolver seus problemas
(Artigo:
Não é trabalho do
cliente lembrar de você).
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•
Comunique-se permanentemente
com seus clientes:
tanto seja para
instrumentar uma política de fidelização, como para aproveitar o
fato de vender mais a seus clientes atuais, é preciso manter abertos
todos os canais de comunicação possíveis com o cliente
(e-mail,
skype, fone, celular).
Informe-lhe sobre as novidades que surjam em sua empresa e
anuncie-lhe o lançamento de novos produtos e a extensão de novos
serviços. Regularmente, mantenha uma reunião informal com ele,
visite-o em seu escritório, saiam a almoçar juntos. Os
relacionamentos um a um, são o mais forte vínculo e elo de
fidelização atual
(Artigo:
Desenvolva o Perfil
dos seus Clientes).
.
•
Tudo o que ofereça ao
cliente deveria estar adequado para ele:
desde a forma, o dia,
o horário de um telefonema para anunciar-lhe algo, até os serviços
de pós-venda que recebe, tudo, absolutamente tudo, deveria
adequar-se aos gostos e particularidades do cliente. Pense que a
cada um de nós agrada sentir-nos especiais, únicos, individuais. O
mesmo ocorre com os compradores do clientes. Se você os trata como
se fossem todos exatamente iguais, fracassará em seu empenho por
vender mais
(Artigo:
Faça seu cliente ficar de boca aberta!).
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•
Pense nos interesses de seu
cliente:
toda perspectiva de
visão do mundo muda quando nos colocamos na pele do outro. Tente
sempre conectar com os interesses de seus clientes, com a forma em
que vêem as coisas, seus princípios e valores. Só desta maneira
poderá satisfazer-lhe, e conseguir com isso uma relação sustentável
e duradoura
(Artigo:
Invista 5% das vendas
nos seus clientes).
.
•
esteja muito bem preparado
em cada visita:
muitos vendedores,
inclusive alguns gerentes comerciais, confiam demais em seus dotes
de memória, encanto e originalidade em suas respostas, e descartam
toda preparação prévia. Isto é um tremendo erro, que pode arcar
conseqüências maiores do que a simples perda da venda: Pode
deteriorar a imagem da empresa que representa. Lembre que um cliente
insatisfeito comentará sua situação com outros conhecidos, pelo qual
uma má imagem se propagará além do que você crê
(Artigo:
A qualificação do
cliente potencial).
ARTIGO
RECOMENDADO:
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A pergunta estratégica em vendas
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