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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Você se rende demasiado cedo...

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SALA DOS ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO  -  sala dos artigos de vendas

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Um estudo da "AIMSE: Associação dos Executivos da Gestão de Vendas" de Virginia (EUA), indica que 81% de todas as vendas se produzem depois do 4º contato entre o vendedor e o comprador. Imagine a quantidade de negócios que se perdem quando se abandona depois do 1º ou 2º contato... Não fazer o seguimento dos prospectos ou clientes é querer encher a banheira sem antes pôr a tampa. Mas não se desiluda: 90% dos vendedores não faz nenhum tipo de seguimento! Portanto, há muitas coisas por fazer (Artigo aFiltrando os prospectos PPC: "prontos para comprar").

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Um seguimento consistente produz vendas. As empresas que capturam e registram as "informações" e fazem o seguimento dos prospectos e clientes, obtêm maiores taxas de conversão e maiores percentagens de clientes referidos (66%) do que aqueles que não o fazem. Não me refiro a que vá embora cedo do escritório, ou a que deixe de chamar aos clientes demasiado cedo. Estou falando a respeito da quantidade de esforço que você põe em aprender uma nova estratégia ou a aplicar um novo conceito em sua rotina de vendas (Artigo Porque suas propostas não geram negócios).

Vender é complicado: desde qualificar a um possível cliente até fechar o pedido, leva um bom tempo desenvolver esta habilidade. A maioria das pessoas tentam aplicar um novo conceito dentro de sua rotina, mas abandonam antes de dominar esse conceito pouco tempo depois. Sem dúvida é muito mais fácil seguir com os mesmos esquemas antigos e com papeis escritos por todos lados, do que adotar uma rotina de administração informatizada, mesmo que num início leve mais tempo, mas que oferece um resultado 4 vezes mais ágil e rentável, do que continuar que nem nossos avós, registrando tudo com papel e lápis (Artigo Que informações poderíamos ter do cliente?).

Por isso, na próxima vez que você decida incorporar uma nova estratégia de vendas, conceda-se o tempo necessário para implementar competentemente antes de abandonar.

Prospecção de Clientes: a palavra "prospecção" vem de método empregado para localizar e calcular o valor econômico das jazidas minerais. Prospectar clientes seque a mesma lógica, pois é uma técnica de vendas utilizada para encontrar e selecionar os potenciais clientes (chamados de prospectos), que são os clientes que têm maior chance de comprar da empresa determinado produto e que possuem maior valor para a empresa. Em geral, apenas os gerentes ou diretores tem conhecimento, mas é bom que o profissional de vendas saiba como usá-la também. O grande benefício de se ter uma prospecção eficiente é que uma maior taxa de vendas será realizada, e estas vendas terão em média uma maior margem de lucro (Artigo Prospectar clientes de forma inteligente e duradoura).

Análise do negócio
Análise do mercado
Segmentação do mercado.

Análise do negócio: deve-se aprender e saber tudo a respeito da empresa e do produto. Da empresa (como o histórico da empresa), se é uma empresa conhecida, quais produtos ela trabalha (Artigo a).
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Do produto: características dos principais clientes, sazonalidade do produto, variação dos preços, promoções, benefícios... A partir deste dados o profissional organiza os dados e foca no perfil dos principais clientes, já pensando em estratégias e argumentos de vendas.
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Análise do mercado: com base nos dados obtidos na análise do negócio, descubra:

quais as preferências de compras deste perfil de cliente
opinião deste grupo
quais as suas necessidades
qual o tamanho deste mercado
onde eles estão

Segmentação do mercado: é aqui que se divide o mercado que foi analisado. Torna-se mais rentável e fácil trabalhar com um público que foi bem segmentado, pois gastasse menos tempo e dinheiro, além de ser mais fácil vender para esses clientes. É bom ressaltar que nem sempre temos todos os dados necessários, então muito se vai pela dedução e na tentativa e erro. Ler trabalhos estatísticos com credibilidade ajuda muito. As vendas se movem por números e as cifras das horas letivas dedicadas às vendas em EUA exemplificam a desvantagem desta disciplina frente ao marketing:

20 milhões de pessoas se dedicam às vendas com um resultado de 800 bilhões frente às 675.000 pessoas dedicadas ao marketing com um resultado de 276 bilhões. No entanto, as horas letivas em vendas que recebe um estudante da área comercial não superam a centena, frente às quase 4 mil de um estudante de marketing. Certamente, um preâmbulo apropriado para analisar, passo a passo, as variáveis que afetam à função Vendas e ver de que modo se relacionam entre si e como se pode determinar a saúde da força de vendas numa empresa.

Diferentes pesquisas mostram que a "experiência de se relacionar com o vendedor" corresponde a 53% da razão porque o cliente é fiel a uma empresa, um índice muito superior a própria marca da empresa, a qualidade do serviço, a entrega etc. Em outras palavras, como você vende é muito mais importante do que aquilo que você vende. Entretanto, o próprio vendedor (apesar de se achar importante), na prática não exerce isso. Ele ainda acha que o preço, a entrega, o atendimento, a marca, a propaganda são mais importantes do que o trabalho que ele faz (Artigo Como se tornar um profissional em vendas).

artigo recomendado:

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por que não cumpri a quota este mês...

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