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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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O que se precisa para fechar uma venda?

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artigos de vendas  -  ARTIGOS DE Fechamento em vendas  -  ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

Por que a muitos vendedores custa fechar a venda? Que fatores prejudicam uma venda? Quando é o momento mais oportuno? Quais são as técnicas mais efetivas de fechamento? E… que sucede se não podemos fechar a venda?

Em certas ocasiões a entrevista está ótima, desenvolve-se uma relação empática, apresenta-se o produto de maneira convincente e clara, comunicam-se corretamente aqueles benefícios que servem ao cliente, rebatem-se objeções e vai tudo bem… até que chega o momento de dar o bote final: fechar a venda!! O fechamento de vendas é um dos pontos críticos para o vendedor. Por um lado, todos os que trabalhamos em vendas sabemos que temos um orçamento mensal que cumprir, e que nosso desempenho se mede em base aos números que fazemos mês a mês, pelo que resulta imperioso fechar vendas! (Artigo: Não consegue seu objetivo mensal de vendas?).

A exceção daqueles produtos de compra freqüente, de baixo custo e que se vendem sozinhos (commodities), o fechamento requer de muita perícia por parte do vendedor. Em reiterados casos observamos vendas que a priori pareciam fechadas e no ultimo minuto se perdem.

As vezes, por pressa do vendedor, por não transmitir a segurança necessária, por falta de empatia, por não saber dar resposta às objeções propostas, por pressionar a compra ou simplesmente por uma má interpretação sobre as necessidades do cliente, entre outros fatores. Neste sentido, é imprescindível que o vendedor detecte aqueles sinais explícitos e implícitos que permitem dar passo ao fechamento da transação (artigo: tire partido dos sinais que enviam seus clientes).

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Podem ser comentários como: "em que prazo posso pagar? ou têm em cor verde?, ou qual o prazo de entrega". Também é útil interpretar o comportamento corporal do cliente: se seus gestos demonstram interesse, se assente com a cabeça, seu tom de voz ou o movimento de suas mãos. A linguagem corporal se expressa através da atitude de nosso corpo, da mímica, dos gestos com as mãos, com os braços e com as pernas, com nossa forma de mover-nos, de caminhar e de sentar-nos:

Um comprador emocionado pisca 10 vezes por minuto, a diferença das 30 vezes que o faz uma pessoa em condições normais. Suas pupilas se engrandecem e só A idéia de comprar o situa praticamente num estado hipnótico.

A linguagem facial nos indica que uma pessoa tomou uma decisão ou está a ponto de tomá-la quando molha os lábios, pisca repetidamente e nos olha, inspira muito ar, move a cabeça em levíssimo sinal de consentimento. Às vezes um sorriso suave nos indica que decidiu comprar.

Uma pessoa está disposta a comprar quando seus braços e pernas não estão cruzados e as palmas de suas mãos estão abertas ou se abrem e fecham repetidas vezes.

Braços ou pernas cruzadas indicam uma atitude de defesa. Não assinará um pedido enquanto mantenha essa posição. A combinação de ambos indica que estamos ante um personagem fechado com cadeado. Faça-o levantar-se de sua cadeira para que se abra.
Juntar as mãos e cruzar os dedos é um sinal de defesa. Se ademais os estica como numa barricada da primeira guerra mundial, é uma forma de defesa agressiva.
A cabeça inclinada para um lado indica interesse. Um dedo apoiado na bochecha, o mesmo. A cabeça inclinada para diante indica introspecção, é sinal de meditação. Com freqüência indica que não lhe agrada o último que escutou ou viu.
Levantar o dedo índice é pedir a palavra. Pôr-se um dedo ou algo na boca é sinal de querer dizer algo.
Mostrar as palmas das mãos é sinal de sinceridade. Geralmente as acompanhamos com três ou quatro movimentos de cima para abaixo, para dar-lhe maior ênfase.
Juntar as pontas dos dedos, para acima é sinal de ter tomado uma decisão. Para a frente, indica confiança em suas próprias idéias.
Fazer um gesto com o polegar e o índice como para usar um bisturi ou uma pinça, indica desejo de precisar os conceitos e as idéias.
Um gesto de alicate com uma mão indica uma firme vontade de fazer algo. Uma batida de punho sobre a mesa é o mesmo, mas com um certo grau de enfado.
Mover os braços fazendo um corte de tesoura significa que se acabou a discussão ou a reunião.
Apoiar ambas mãos nos antebraços da cadeira ou (se está sentado numa cadeira sem antebraços), dar-se uma palmada nas coxas, é um poderoso sinal que indica o desejo de terminar a entrevista.

Todos estes sistemas de comunicação não verbal nos indicam se é o momento oportuno de repassar o pedido para que o comprador o assine. Para isso podemos apoiar-nos em algumas técnicas que são úteis para arrematar uma venda. Segundo nossa experiência, mencionarmos duas das mais efetivas:

Para confirmar a venda devemos fazê-lo sem medo, nem titubeios quando perguntamos: qual destes deseja comprar? Lhe agrada mais o vermelho ou o preto? Com que cartão o quer pagar? Quer a vista ou prefere a prazo. Desta forma damos por fato que o cliente está comprando. Fazer um resumo sobre os benefícios parciais, ou seja os benefícios que o cliente aceitou durante a entrevista e que são valiosos para ele. Por exemplo: estamos de acordo em que… , Tem o que você precisa… Cabe esclarecer que a técnica a empregar e sua efetividade estão sujeitas ao tipo de cliente e ao produto que se esteja vendendo. O vendedor deverá adaptar o método ao contexto particular no que se desenvolve a venda (Artigo: A linguagem corporal nas vendas).

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E se não podemos fechar a venda?: e comum que a entrevista se veja afetada por certas variáveis alheias ao vendedor e sua estratégia de vendas. Pode surgir algum contratempo do cliente, distrações, escassez de tempo ou bem que o cliente precise pensar a proposta, o que é normal em produtos de alto envolvimento ou alto risco associado à compra (manutenção, serviços, garantias, prazos de entrega, etc.). Nestes casos, é adequado pactuar com o cliente uma "nova data de contato" e não deixar isto nem ao seu critério e nem ao azar. Em soma, saber fechar uma venda é guiar ao cliente na eleição do produto que mais se adapte a suas necessidades particulares (artigo: Você se rende demasiado cedo...).

ARTIGO RECOMENDADO:

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O USO DAS PERGUNTAS NA COMUNICAÇÃO COMERCIAL

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