O
melhor Emprego do mundo
.
sala das idéias e
marketing -
sala dos artigos de
marketing
.
No ano retrasado, um
improvável ganhador surpreendeu ao mundo do marketing no festival de
PUBLICIDADE INTERNACIONAL DE CANNES.
Uma única campanha de marketing ganhou o prêmio Grand Prix em 3
categorias: "marketing direto, marketing cibernético e relações
públicas", algo que não tinha ocorrido nunca antes nos mais de 50 anos
do festival. Apesar do que poderíamos esperar, o ganhador unânime desta
vitória sem precedente, não é uma das marcas das 500 da lista de
Fortune com um milionário pressuposto
de marketing, senão uma pequena associação de turismo promocionando uma
ilha desconhecida na grande barreira de Coral Australiano
(artigo:
Crowdsourcing: rompendo os
dogmas da inovação corporativa).
.
A campanha ganhadora se chamou "O melhor trabalho do mundo" e foi,
basicamente, uma grande campanha de emprego. Através das redes sociais
se procurava um "Zelador" para a ilha de
Hamilton em Quennsland - Austrália.
Este trabalho de extrema
criatividade da agência de turismo de Queensland, oferecia a
possibilidade de viver na ilha durante seis meses e com um salário de
"cem mil dólares". Em vez de promover a campanha em meios tradicionais,
a associação de turismo pediu aos candidatos que ensinassem suas
"capacidades" através de vídeos de um minuto publicados no
YouTube, de onde foram eleitos os 50 finalistas
(artigo:
Sonhe, algumas pessoas se
deram bem sonhando...).
Esta campanha foi
produzida com um orçamento relativamente baixo, com tão só 1,7
milhões de dólares e dependente de boas relações públicas e do boca
em boca, a campanha conseguiu resultados surpreendentes, incluindo
34 mil vídeos subidos de participantes de mais de 200 países e mais
de 7 milhões de visitas ao site, o que gerou quase 500.000 votos.
.
Os participantes
começaram a formar grupos em Facebook para apoiar seus esforços,
seus amigos publicaram links aos vídeos no micro-blogging de Twitter
e as visitas ao lugar da campanha se extravasaram, provocando que
colapsasse em mais de uma ocasião. Estima-se do que a campanha gerou
mais de 70 milhões de dólares de publicidade em valor agregado para
o Turismo de Queensland.
O bloggero Rohit Bhargava
da Fast
Company, identifica 6 lições para ter em conta à hora de
promover um produto ou serviço nos meios sociais:
•
Torne-o credível:
muitos grupos de marketing nunca fariam uma afirmação se não
tivessem evidência concreta que a respalde. Como podia Turismo
Queensland demonstrar que seu trabalho era o melhor do mundo? Não
podem. Mas é credível porque é num formoso lugar e encaixa com as
definições gerais do que pode ser um trabalho ideal
(artigo:
Testemunhos podem
aumentar o número de vendas).
.
•
Não se trata de quanto
gasta:
um dos principais benefícios dos meios sociais e as relações
públicas inteligentes é que manejam as escalas como a publicidade
não o sabe fazer. Em outras palavras, não se deve pagar mais para
obter mais. O verdadeiro truque é ter algo para contar… e que a
gente não possa evitar difundi-lo. Precisas uma boa história.
.
•
Concentre-se no conteúdo,
não no tráfego que produz:
a típica campanha de marketing se concentra em levar tráfego ao
lugar. Em cambio, para a associação de Turismo de Queensland, o
maior triunfo desta campanha foi ter 34.000 vídeos em YouTube de
pessoas de todo mundo, falando das maravilhas de Queensland. Somado
a quantidade de vezes que foi visto cada vídeo e multiplicado a
longo prazo, entenderá o verdadeiro impacto da campanha
(artigo:
precision marketing -
Marketing de precisão).
.
•
Proporcione uma boa razão
para compartilhar:
outro elemento desta
campanha que funcionou extremamente bem é o fato de que se permitia
votar nos vídeos. Isto significou que depois de que alguém subia um
vídeo, tinha um incentivo para compartilhá-lo com toda sua rede
social para assim obter mais votos.
.
•
Não subestime o poder dos
criadores de conteúdo:
a maioria das
estatísticas recentes estabelecem que entre um 1% e 10% da base de
usuários de qualquer rede social, são ativos criadores de conteúdo.
Ainda que estas percentagens parecem pequenas, o impacto potencial
de qualquer destes indivíduos é muito amplo. Facilmente pode
converter-se num arma secreta para sua próxima campanha de marketing
(artigo:
que é uma estratégia
de posicionamento?).
.
•
Permita que a promoção tenha
vida própria:
nos últimos 6 meses, o
ganhador, Ben Southall, tem estado escrevendo o blog e
compartilhando vídeos e fotos. O conteúdo é atraente, de boa
qualidade e nos leva a sonhar com chegar a Queensland algum dia. O
conteúdo seguirá vivo durante bem mais tempo do que a campanha.
Fast Company -
The future of business
Biblioteca exclusiva da
Fast Company Magazine
FastCompany é uma
revista sobre tecnologia e informação. A FastCompany é uma revista
de negócios mensal publicada em formato impresso e on-line, com foco
em tecnologia, negócios e design. Publica oito edições impressas por
ano. A Fast Company é de propriedade da Mansueto Ventures e está
sediada em Nova York, EUA.
.
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