Como
atrair clientes com o uso das cores?
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sala das idéias e
marketing -
sala dos artigos de
marketing
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Os pesquisadores
desenvolveram todo um campo de estudo dedicado a indagar a respeito das
cores e a forma em que nos influem. O marketing tirou grande proveito
desses estudos, utilizando-os para determinar que tonalidades aplicar em
produtos, publicidade, web sites e pontos de venda, entre outros, para
influir na decisão de compra das pessoas e conseguir um incremento nas
vendas
(Artigo:
vendendo através da cor do
produto).
As cores que vemos nos
pontos de venda ou as ruas, enquanto caminhamos, têm uma enorme
repercussão em nossa psicologia e em nossa decisão de compra. A
grande maioria dos produtos e anúncios publicitários tem um forte
componente de estratégia da cor, desenhada por especialistas nesta
disciplina.
Os pesquisadores de
mercado puderam comprovar que a cor afeta notoriamente os hábitos de
compra das pessoas. Enquanto os compradores impulsivos respondem melhor
ao vermelho, laranja, preto e azul, os compradores que planejam mais
suas compras, respondem melhor ao rosa claro, celeste e azul marinho. O
uso da teoria das cores te ajudará incrementar suas vendas. Só deve
entender claramente os seguintes pontos:
•
Pense no mercado ao qual
aponta seu negócio:
digamos que está
vendendo livros para crianças, mas que seus esforços de marketing se
dirigem aos avôs (que são quem comprarão os livros para seus netos).
Provavelmente desenhará os livros com cores primárias brilhantes,
para que assim lhes agradem a meninada que os usarão. No entanto, os
materiais de marketing (sites, folhetos, flyers, cartazes, etc.)
deverão estar desenhados pensando nos avôs. É assim que deve pensar
em utilizar azuis (que transmitem confiança), rosados (doçura,
segurança) e amarelos (felicidade, diversão)(Artigo:
Nasce uma ciência, a
ciência de ir de compras).
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•
As cores influem:
as cores
estão em relação direta com as dúvidas das pessoas quanto a tomar
decisões por conta própria, já que influem com sua presença no meio
do tomador de decisões. Isto nos leva ao "efeito demonstração" entre
consumidores, dado que uns imitam a outros em seu comportamento de
vida e de compra. As influências e as cores são acumulativas; isto
é, a mais "seguimento" de líderes sociais, mais desfrute da cor e
portanto maior proliferação dos mais aceitados. Algumas das
tendências atuais quanto a colorimetría de produtos e identidade
corporativa, assinalam o seguinte:
•
Vermelho:
os
clientes que preferem o vermelho são pelo geral extrovertidos e
dinâmicos. A cor vermelha tem relação com aromas atraentes; um
vermelho escarlata denota preferências sexuais de minorias e
forte grau de dignidade e orgulho
(Artigo:
Cheirinhos que nos fazem comprar).
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•
Amarelo:
os
clientes que escolhem o amarelo têm tendência ao intelectual.
Também se reconhece que esta cor irradia calor e inspiração.
Recomenda-se para anunciar "novidades ou ofertas".
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•
Verde:
os
clientes que selecionam a cor verde-azulado são analíticos e de
caráter calmo
(Artigo:
vendendo através
da cor do produto).
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•
Azul:
a
pessoa que prefere o azul em todas suas tonalidades, tem bom
controle de suas emoções. É, ademais, a cor favorita das
crianças e jovens. Reflete tranqüilidade, não violência e é
muito recomendável para produtos do lar que tenham bastante
duração. Convém aplicá-lo em pintura de paredes, roupa de cama,
cortinas, etc. Alguns dizem que o sucesso do portal de Internet
Yahoo! deve-se à utilização da cor azul.
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•
Laranja:
a
gente que compra produtos de cor laranja é pelo geral jovial. É
a cor da ação, da efusividade e da generosidade.
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•
roxo ou
lilás:
as pessoas com
tendência à cor roxa-violeta têm gostos artísticos, místicos e
religiosos. Esta cor tem impacto na indústria de perfumaria para
mulheres. Considera-se a cor mais sexual de todos
(Artigo:
Podemos predizer o
que elegerão os clientes?).
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•
marrom ou
café:
a maioria de
clientes que são ordenados e disciplinados, procuram a cor
marrom ou café. Relaciona-se ademais a esta cor com uma vida
estável e saudável.
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•
Preto:
os
clientes que preferem a cor preta são conservadores, agrada-lhes
a elegância e a discrição.
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•
Branco:
a
pessoa que escolhe a cor branca é refinada e com tendência a ser
fechada em suas idéias.
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•
Cinza:
os
clientes que escolhem a cinza, refletem conformismo e
passividade
(Artigo:
A MAGIA DAS CORES
e como utilizar corporativamente).
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•
Verde:
o
consumidor que dá prioridade à cor verde é utilitário, amante do
fresco e natural.
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•
Rosa:
o
cliente que escolhe o rosa é suave, feminino, sofisticado,
educado.
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Dourado:
os
compradores de pão, cereais, mel , detêm-se mais ante a cor
dourada do que ressalta em seu vasilhame
(Artigo:
Com que roupa eu vou?: A cor e a venda).
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•
Turquesa:
as
mulheres deram muita força ultimamente à cor turquesa, sobretudo
se este está combinado com tons rosa e brancos. Esta cor se
relaciona com produtos de beleza e feminilidade, e tem muito que
ver com aromas de frescor e limpeza
(Artigo:
COMO MELHORAR O
SUCESSO NO PONTO DE VENDA).
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artigo
recomendado:
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merchandising:
você conhece as técnicas...?
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