A
qualificação do cliente potencial
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sala dos artigos de vendas
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SALA DOS ARTIGOS DE
REPRESENTAÇÃO
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Todos que trabalham ou
desejam trabalhar na área de vendas devem atentar para um momento
bastante importante: o da qualificação do cliente que deseja conquistar.
A idéia deste artigo é mostrar, de forma clara e objetiva, no que
consiste esta que é a primeira etapa de qualquer processo de vendas: a
qualificação do prospecto e como fazer com que seja eficaz
(Artigo:
Que é uma
oportunidade qualificada (lead)?).
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Em vendas, prospecto é
toda pessoa, física ou jurídica, que potencialmente tenha interesse em
adquirir o produto que você vende
Portanto,
prospecto é o que muitos chamam de cliente potencial. Antes de mais
nada, é preciso entender que nem todas as pessoas são clientes
potenciais do seu produto. Para que não perca tempo, dinheiro nem
esforços, verifique se o prospect atende às seguintes condições:
•
tem capacidade e
autoridade para comprar ou se comprometer com a compra;
•
tem sentimento de
urgência sobre a decisão;
•
confia em você e na
sua organização;
•
está disposto a
escutar o que você tem a dizer.
Caso duas dessas condições
sejam atendidas, temos aí um bom alvo para ações do vendedor. A boa
qualificação identifica as necessidades do prospect e alerta o vendedor
para as oportunidades de satisfazê-las. Sempre que algum novo vendedor
chega a uma equipe, é fundamental que o gestor e, se possível também, os
demais vendedores relatem as reais condições para prospecção no segmento
em que o novato vai entrar e suas experiências
(Artigo:
Filtrando os prospectos PPC: Prontos Para Comprar).
Com freqüência,
vendedores menos experientes têm a ilusão de que o sucesso em vendas
é quantitativo, não qualitativo. Desta forma, deparar-se com
clientes que não querem ouvir ou não querem comprar é, para os
novatos, "a morte". Ocorre que o processo de vendas é entendido,
neste caso, sob a ótica do vendedor. Isso vem desde tempos remotos,
quando o resultado era mais importante do que o processo.
Muitos vendedores não se
conformam em não conseguir fechar a venda porque ainda abraçam o antigo
conceito de que uma venda deve acontecer a qualquer preço. Assim, forçam
vendas, chegam a persuadir à força, o potencial comprador; ouvem, mas
não escutam os clientes. Estes vendedores, segundo relatos de vários
clientes, costumam fazer apresentações enfadonhas e demoradas nas quais
descrevem o produto e suas especificações, chegando a detalhes que, em
essência, interessam somente a uma minoria dos potenciais compradores
(Artigo:
Muitos ligações, alguns interessados, poucas
vendas).
.
Falam da qualidade do produto e de seus diferenciais, mas não raro
deixam de observar se as condições que mencionamos acima foram
atendidas. São condições simples de serem observadas, mas uma vez não
cumpridas, reduzem drasticamente as chances de qualquer fechamento.
Vendedores focados exclusivamente no que querem que aconteça, perdem de
vista o que o prospect quer. O quadro abaixo ilustra bem o que acontece
de modo geral:
.
.
O
VENDEDOR QUER:
. |
O
Prospecto QUER:
. |
•
Concretizar a venda |
•
Resolver um problema |
•
Ganhar comissão |
•
Economizar dinheiro |
•
Ganhar prêmios |
•
Aumentar a eficiência do que faz |
•
Ascender profissionalmente (se puder, mais do
que os colegas) |
•
Parecer bem ante os colegas, amigos e à
comunidade |
•
Acabar um período recessivo |
•
Evitar erros na compra |
|
Fonte: Impact
selling, The Brooks Group |
.
Os modernos conceitos de vendas estabelecem que tão importante quanto
vender, é ter a certeza de que o cliente fez uma boa compra. A ótica do
vendedor, portanto, se inverte: não há mais "vendedores", mas sim,
compradores. Não há vendedor que convença alguém a comprar o que não
quer. As pessoas compram o que precisam, de outras pessoas que são
capazes de entender o que elas, consumidoras, querem. Quanto antes o
vendedor desenvolver algumas habilidades pessoais, mais rapidamente
poderá ser capaz de entender as necessidades ou desejos dos outros,
isto, obviamente, inclui os seus potenciais clientes
(Artigo:
Você conhece quem é o
comprador do cliente?).
.
O primeiro passo é fazer uma auto-análise, é tentar se perceber.
Analisar tudo o que acontece na sua vida e como você reage em cada
situação já será um bom começo para alcançar o sucesso em vendas. Ao se
analisar, você será capaz de identificar os seus próprios pontos fortes
e os que precisa melhorar. Não tema as duras palavras daqueles que,
realmente, querem lhe ajudar. Elas nem sempre são agradáveis de ser
ouvidas, mas são absolutamente necessárias! Depois de ter consciência
dos seus pontos fortes e da importância em fortalecê-los a cada dia,
procure desenvolver-se naqueles que considera fracos. Se precisar, não
hesite em pedir ajuda para isso. Estes passos significam grande avanço
na sua caminhada
(Artigo:
Como identificar potenciais compradores?).
Auto-desenvolvimento
inclui também auto-estima. Pessoas bem-sucedidas costumam gostar de
si mesmas; são pessoas que têm mais amor próprio e que sabem
valorizar os trabalhos que realizam. Mas veja bem: amor próprio não
é sinônimo de egoísmo. Quanto mais você se conhece, mais capaz de
ajudar aos outros será. A forma mais rápida para atingir o que se
deseja é contribuir para que os outros também consigam o que querem.
Pode parecer paradoxal, mas ser bem-sucedido é investir pesado para
atingir o que se deseja e, ao mesmo tempo, ter prazer em servir, em
doar. A pessoa de sucesso é aquela que se empenha, dedica e entrega
aos seus sonhos e os compartilha.
A partir deste ponto,
poderíamos relatar várias passagens de êxito na adoção da boa
qualificação de prospectos, mas preferimos deixar que as suas próprias
experiências lhe falem isso. Para ajudá-lo, listamos abaixo algumas
observações que:
•
Bons vendedores
conhecem-se a profundamente e compreendem a natureza humana.
•
Vendedores que não
conseguem ser ouvidos, costumam não ter confiança em si mesmos.
•
Um bom vendedor sabe
diferenciar uma pessoa ocupada de uma que quer somente se ver livre
dele.
•
Se um vendedor é
percebido pelo prospect como inconveniente, é porque ele, de fato, o
é.
•
Não existem
compradores para vendedores que não sabem escutar.
•
Nunca perca a chance
de desenvolver um bom relacionamento com seu prospect.
Fechar a primeira venda é
apenas o início de uma relação potencial que se apresenta,
mas isso é assunto que
abordaremos em outro momento. Boas vendas!
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Profª. Surama Ozório e
Prof. André Acioli
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Prof. André Acioli é
mestre em Administração pelo Coppead/UFRJ, professor, consultor de
empresas
e fundador do Boteco do
Conhecimento. Além de ministrar aulas pela Mackenzie Rio e pelo
IBMR-Laureatte,
conduz palestras e
treinamentos sobre os temas Gestão, Marketing, Negociação e
Relacionamento.
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Profª. Surama Ozório é gerente nacional da vendas da ClaireConference,
uma das principais
empresas atuantes no mercado de telecomunicações, que possui
pontos de acesso em mais
de 40 países e 154 dentre as 500 maiores empresas do Brasil como
clientes.
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