1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

Vendendo mais e melhor com up selling e cross selling

.

sala dos artigos de vendas  -  SALA DOS ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

.

A pergunta na ponta da língua de qualquer escritório de vendas, é como trazer mais vendas numa altura em que os clientes estão apertando o cinto. O truque é fazê-lo sem grandes estratégias publicitárias e com o mínimo de recursos econômicos possíveis. A resposta pode estar em duas técnicas de vendas que tanto servem as estratégias globais de uma multinacional, como correspondem às necessidades mais modestas dos escritórios de vendas com um único profissional: "Cross selling (venda cruzada) e Up selling (vendas premium)":

Cross selling é a prática em que você oferece a clientes existentes, produtos complementares à aqueles que já foram ou estão sendo adquiridos (Artigo: Cross-Selling: Deseja batatas com o seu hambúrguer?).

.

Up selling é quando você expõe o seu cliente a produtos premium, que são mais caros, encorajando o cliente a gastar um pouco mais, mas fornecendo-lhe em retorno um melhor serviço/produto (Artigo: por que compramos bens de luxo...?).

Companhias como McDonald’s (leia a história) ou Amazon.com, são mestres na técnica de cross selling assim como up selling. Cross selling é quando lhe perguntam se quer batatas fritas com o seu hambúrguer ou quando o site da Amazon lhe indica que clientes que compraram exatamente o mesmo livro que você adquiriu também se mostraram interessados nos livros X ou Y. Com up selling o funcionário irá sugerir-lhe uma bebida de tamanho grande por um valor módico com a sua refeição, ou no caso de Amazon informar-lhe que se pagar uns 30 reais extras poderá adquirir uma câmara digital, que tem mais capacidade de memória do que aquela que inicialmente pensou comprar (Artigo: Churrasco ou Salada? Uma viagem na mente dos clientes).
.
Tendo em conta o saudável estado de finanças de ambas as companhias e a freqüência com que estas usam esta técnica torna-se premente considerar esta prática e ver se esta pode ser aplicada ao seu negócio. Mas lembre-se de que para obter bons resultados, terá de ter em conta o fato de que estas duas técnicas, são descritas como sendo a "win win solution". Ou seja, o desfecho terá de ser satisfatório tanto para sua empresa como para o cliente. De forma a criar oportunidades para exercer esta prática aqui tem algumas idéias a considerar:

Simplicidade: muitas oportunidades de cross selling surgem sem haver necessidade de recorrer a artifícios: se vende tênis informe o cliente que também tem meias esportivas. Não complique. Se tentar vender produtos que não estão relacionados com o produto o tiro pode lhe sair pela culatra (Artigo: Uma boa venda torna o cliente leal).
.
Controle: resista à tentação de fazer cross-selling de um número elevado de produtos. Se sugerir demasiados produtos ao mesmo tempo irá confundir o cliente e diluir a sua atenção.
.
Credibilidade: para dar força às técnicas de cross selling e up selling cite recomendações feitas por outros clientes, profissionais ou peritos. Por exemplo, informe o cliente de que determinada garrafa de vinho foi foco de um artigo numa publicação em que elogiava as suas características (Artigo: Quanto mais caro, melhor...).
.
Visibilidade: a localização dos artigos complementares do produto principal é essencial. Se estamos falando de vendas on-line nos cyber-negócios, por exemplo, dê a conhecer estes produtos quando no momento em que o cliente está estudando o seu carrinho de compras e antes de este efetuar o pagamento. Contudo, estude outros locais até encontrar aquele que melhor se adéqua ao seu item.
.
Variedade: se sugerir três itens para complementar um produto, tente oferecê-los a diferentes preços. Os produtos menos dispendiosos serão os que vão atrair mais negócios através de compras por impulso, mas outros produtos mais caros também poderão ser considerados (Artigo: A VARIEDADE INFLUENCIA O CONSUMO).
.
Grupos: em determinados casos, ao reunir um grupo de produtos num único pacote e com uma pequena margem de lucro irá atrair mais depressa a atenção do cliente do que ao tentar vender um único produto, ou seja suas chances aumentárão.
.
Escreva: sua equipe têm de se familiarizar com estas técnicas para que os resultados sejam positivos. É garantido que cada vez que vai ao McDonald’s irá ouvir sempre a pergunta: "quer batatas com o seu hambúrguer?", não importa em que cidade do mundo esteja. A sua equipe terão de estar cientes da noção de cross selling e up selling e, adicionalmente, saberem como determinado produto ou serviço irá ser um benefício para o cliente (Artigo: ATÉ TERMINAR OS ESTOQUES... Tudo a R$: 9,99).

Os pontos fundamentais destas técnicas de venda é centrar os seus esforços em igualar as suas necessidades com às do cliente. Nunca deve ser vista como táticas de empurrar produtos e serviços indesejados.

artigo recomendado:

.

Convém aumentar a variedade de produtos?

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR