1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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VENDAS E MARKETING NÃO SE GOSTAM

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sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

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Em muitas empresas os departamentos de Vendas e Marketing caminham "cada um por seu lado." Conquanto ambos departamentos compartilham o mesmo objetivo, pelo geral o enfoque que usam é completamente diferente. Aqui há seis áreas chave onde a falta de coordenação entre vendas e marketing custa às empresas rios de dinheiro a cada ano (Artigo: quando OS gerentes se convertem em inimigos mortais).

A mensagem de marketing não se adapta às necessidades do cliente: os gerentes de vendas precisam pedir ao departamento de marketing que se unam às equipes de venda nas visitas com os clientes (acompanhando os vendedores e representantes por alguns dias). As investigações de mercado e os "focus groups" são ótimas ferramentas, mas reunir-se com os clientes em suas lojas ou locais de trabalho é muito melhor e mais real. As visitas aos clientes são a melhor ferramenta para identificar necessidades e brechas na oferta de serviços de uma campanha. A interação diária com os clientes oferece informação real e de primeira mão para identificar oportunidades, desafios e tendências no segmento da indústria (Artigo: Não abandone o barco: que todos façam marketing).
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À equipe de vendas lhe falta capacitação: o programa de marketing funciona, geram-se leads, os clientes potenciais chamam para fazer consultas e os lançamentos de novos produtos parecem exitosos, até o momento que o telefone é atendido pelos "VIT - Vendedores Insuficientemente Treinados". Os vendedores não receberam capacitação a respeito das habilidades para construir afinidades no telefone e não tem uma boa proposta de valor sobre o novo produto e o resultado é uma grandiosa campanha de marketing com resultados de venda menos do que medíocres (Artigo: Segredos para reter e vincular aos melhores vendedores).

Muitíssimo dinheiro foram investidos na campanha de marketing para criar oportunidades, e nem um real foi investido na "retaguarda", para assegurar que a equipe de vendas está preparada para aproveitar cada oportunidade disponível.

A mensagem de marketing não chega às pessoas que tomam decisões: os negócios mudaram. Há outras pessoas a cargo, e as decisões de compra são tomadas por mais pessoas. As empresas continuam se dirigindo aos antigos contatos e compradores dos clientes, porque as informações quentes que a força de vendas externas tem, não são consultadas e nem registradas pela industria, o que deixa as companhias sem pontes para chegar aos verdadeiros decisores de compras. A empresa tem um marketing agressivo, mas dirigido às pessoas equivocadas... É como ir pescar no rio Tietê na altura da Marginal em São Paulo:

Por que compram?
Quem influi nas decisões de compra?
Quais são os critérios para decidir?

Quem influência os seus clientes a comprar?

Qual é o comportamento de compra dos seus clientes?

A mensagem de marketing é boa, mas o seguimento dos vendedores não: o programa de marketing funciona até que você chama para fazer um pedido. O vendedor ao telefone não atende profissionalmente, não pode responder perguntas elementares e, francamente, não parece entusiasmado sobre seu próprio produto ou serviço. O entusiasmo e a confiança são contagiosos, e neste caso o vendedor lhe deu a idéia que é melhor seguir pesquisando em outra empresa. Lhe aconteceu isto alguma vez? A mensagem de marketing promete que você será atendido por vendedores e representantes comerciais "extremamente profissionais e capacitados," mas ninguém se tomou o trabalho de determinar que quer dizer isso e como deve atender esta força de vendas, quando um cliente liga para comprar (Artigo: Filtrando os prospectos PPC: Prontos Para Comprar).
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Seguimento ineficaz: muitos contatos iniciais se levam a cabo por correio eletrônico. Os clientes potenciais que respondem a uma mensagem requerem um tipo diferente de seguimento. Tradicionalmente, os vendedores imediatamente levantavam o telefone para seguir uma "pista." No entanto, quem enviam uma mensagem por correio eletrônico não querem ser chamados e habitualmente se sentem molestos por esta classe de seguimento. O plano de marketing gera uma resposta, mas a eficácia do seguimento da campanha se vê diminuída devido a um plano de seguimento pouco efetivo (Artigo: Que é uma oportunidade qualificada (lead)?).
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Os clientes atuais são ignorados, e só se põe a ênfase no desenvolvimento de novos clientes. qualquer um que está no mundo dos negócios sabe que é mais rentável desenvolver uma conta existente do que procurar novos negócios. Eu escuto freqüentemente aos vendedores dizer: "Não sei se meus clientes conhecem nossas ofertas de serviços complementares." É um problema de vendas e também de marketing. O departamento de marketing pode assistir à equipe de vendas para assegurar que os clientes conheçam a totalidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, através de eventos especiais, boletins informativos, correio direto, correio eletrônico, etc. Vendas pode fazer o seguimento estabelecendo reuniões com os clientes para revisar os demais produtos e serviços que a empresa oferece. Assegure-se que o marketing e as vendas de sua empresa andam juntinhos da mão. É uma muito boa maneira de fazer dinheiro.

rof. Alejandro Wald

Conferencista, capacitador e autor

Biblioteca exclusiva do professor

Especialista em formação e consultoria em vendas, marketing, serviço ao cliente e habilidades de gestão. Recursos, idéias e "tips" para melhorar suas vendas, seu marketing e a qualidade de sua gestão empresarial.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR do Prof. Alejandro Wald:

..NÃO PERDA VENDAS NO TELEFONE ..
..A pergunta estratégica em vendas ..NÃO ACREDITE NOS CÍNICOS...
..Como organizar Visitas Comerciais ..Acordar pode ser doloroso
..Peça ao cliente que tome uma decisão! ..Vendas e Marketing não se gostam
..As melhores perguntas são provocantes ..Por que capacitar COMERCIALMENTE
..Que acontece quando fazemos suposições? ..como aumentar suas chances na venda
..Qual a importância do número UM em Vendas? ..Porque suas propostas não geram negócios
..Quanto investir na aquisição de novos clientes ..não consegue seu OBJETIVO MENSAL DE VENDAS?
..TODOS POR UM E UM POR TODOS (MAS NÃO EM VENDAS) ..quem se queima com leite, vê uma vaca e chora...
..14 coisas que os vendedores não devem deixar de fazer ..10 razões pelas que os vendedores dão um tiro no pé
..Como a Regra 80/20 de Pareto pode ajudar a ser mas efetivo ..Se você não fecha a venda, está trabalhando para a concorrência

 

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