Com
que roupa eu vou?: A cor e a venda
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artigos de psicologia
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de representação
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Está precisando fechar
esse pedido tão importante para sua empresa, ou projetar entendimento e
amizade ante a equipe, ou ir numa entrevista de negócios naquele cliente
tão importante para seu futuro? Se deseja influir positivamente nas
decisões que os demais tomam em relação a você e sua empresa, é preciso
que conheça ao detalhe a psicologia das cores
(Artigo:
Como atrair clientes com o uso das cores?).
Para que possa
entender melhor, pense na resposta para as perguntas a seguir: que
cores usaria para projetar responsabilidade e empatia mas sem perder
liderança?; para projetar poder e dinamismo ante um público jovem?
O uso da cor, em matéria
de imagem pessoal, pode aplicar-se segundo duas categorias simples, mas
imensamente poderosas: A psicologia da cor e a harmonia cromática
segundo as características do cabelo, olhos e pele. Hoje nos ocuparemos
da primeira categoria, a psicologia da cor. Cada cor, aplicada com
maestria no uso de nossa vestimenta, provoca uma reação e/ou um
sentimento preciso em quem a observa. Na próxima oportunidade que for
eleger as cores de sua roupas, tome em conta o que cada cor comunica
(Artigo:
vendendo através da
cor do produto).
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Branco:
comunica
frescura, higiene, honestidade, inteligência, poder, liderança.
Ideal para usar-se numa entrevista de trabalho, numa reunião de alto
nível, numa apresentação, ou bem, para comunicar poder em climas
muito cálidos. É essencial, no caso dos homens, para um evento
social formal. Se se é gerente ou diretor é uma cor indispensável
dentro do armário.
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Preto:
poder,
elegância, distinção e vanguarda, força, mistério: Ideal para todas
aquelas ocasiões em que deseja comunicar liderança e autoridade, por
exemplo numa apresentação de negócios onde você seja quem lidera a
reunião, ou bem, para luzir elegante e formal em eventos noturnos
(Artigo:
A Magia das cores e como utilizar
corporativamente).
Nunca use uma
gravata preta durante o dia (a não ser que seja uma estrela de
rock ou ator) ou projetará tristeza ou luto. Em excesso, a cor
negra pode provocar o afastamento dos demais.
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cinza claro:
acessibilidade, respeito, confiança, organização, amabilidade: Ideal
para comunicar que se é uma pessoa confiável, acessível, organizada
e respeitosa. Útil para usar-se também em climas cálidos. Se precisa
refletir uma imagem profissional mas acessível, deverá incluir o
cinza em sua vestimenta. Em excesso pode comunicar indecisão, falta
de caráter.
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•
cinza escuro:
liderança não autoritária, equilíbrio, inteligência e capacidade,
profissionalismo: Ideal para reuniões nas que não se deseja
"ofuscar" ao chefe, mas luzir com capacidade e profissionalismo. A
melhor cor, depois do azul marinho, para assistir a um primeiro
encontro durante o dia com um cliente, assim mesmo para uma
entrevista de trabalho na que o cargo não exige ser líder de projeto
ou de área
(Artigo:
A Magia das cores e como utilizar
corporativamente).
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amarelo:
alegria,
dinamismo e otimismo. É a cor da ciência: ideal para visitas nas que
se deve refletir energia e alegria, onde se deseja projetar uma
imagem ativa e aberta. Útil para usar-se em climas cálidos ou
durante a manhã. Em excesso pode provocar a impressão de falta de
seriedade.
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laranja:
ação,
dinamismo e energia: Ideal para refletir o espírito da juventude,
maior dinamismo. Recomendado para comunicar uma imagem alegre,
entusiasta e cheia de vitalidade. Reflete a sociabilidade da pessoa.
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•
vermelho:
poder e
autoridade, energia, sensualidade e erotismo: Ideal para
distinguir-se dos demais com autoridade e liderança em reuniões de
negócios de alto nível, ou bem para dar um toque de sensualidade e
erotismo em roupas femininas durante a noite. Combinado com o alvo e
o negro projeta uma imagem muito poderosa de liderança e autoridade,
ainda que silenciosamente provoca que os demais se mantenham a certa
distância pela grande força que reflete
(Artigo:
Como as cores afetam as vendas).
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•
azul claro (celeste):
frescura, placidez, calma e confiança: Ideal para apresentações de
negócios onde se deseja inspirar confiança nos demais sem, ser
autoritário. Das cores claras é a mais indicada para os negócios.
Muito útil para diminuir a autoridade de uma roupa escura, por
exemplo de cor preta, azul marinho ou cinza escura.
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•
azul marinho:
autoridade, decisão e liderança: Ideal para reuniões de negócios em
onde se requer projetar uma imagem que inspire respeito,
credibilidade, liderança e poder de decisão. Combinado com alvo e
vermelho projeta uma liderança dinâmica. A melhor cor para usar-se
numa entrevista de trabalho, pois não é tão autoritário como o preto
nem tão acessível como o cinza
(Artigo:
Qual é a cor da sua
empresa?).
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•
roxo:
temperança, lucidez, reflexão e confiança: Ideal para agregar a sua
vestimenta um toque de cor que inspire confiança e uma personalidade
acessível e reflexiva. Se deseja comunicar autoridade em sua próxima
reunião, afasta-te desta cor. Em cambio, é perfeito se procura
comunicar uma imagem pacifica e espiritual. Em excesso pode refletir
melancolia.
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púrpura (entre vermelho e
azul):
diplomacia, sofisticação, misticismo: Ideal para luzir um toque
sofisticado e diplomático nos negócios; no entanto, para conseguir o
segundo, não deve-se exagerar em seu uso.
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•
rosa:
confiança, ternura, delicadeza, romantismo, fantasia, glamour: Ideal
para comunicar confiança, durante o dia em apresentações ou reuniões
de negócios, ou bem, glamour durante a noite. Por contraditório que
pareça a nossa cultura machista, é uma cor obrigada para o armário
de todo homem. O porque de incluir esta cor em sua vestimenta, é que
com ela ganhará a simpatia e confiança dos demais com muito mais
facilidade.
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•
verde claro:
natureza, vida, calma e repouso: Ideal para agregar a sua imagem um
ar de esperança e de calma. Em excesso projeta inveja. Somente é
recomendável em questões de negócios para as áreas de design gráfico
ou artístico
(Artigo:
Psicologia, Marketing
e Estímulos).
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•
verde escuro:
tenacidade e esperança: Ideal para projetar uma imagem de grande
tenacidade e garra, não obstante, não se recomenda seu uso nos
negócios.
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•
marrom ou castanho:
evoca o
outono, sobriedade, equilíbrio: Ideal para projetar uma imagem
séria, aprazível, cálida. Resta autoridade às peles morenas. Jamais
se recomenda para uma reunião de negócios de alto nível. É uma cor
modesta, pouco poderosa e tradicional.
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café (marrom ou castanho
escuro):
sofisticação, seriedade, elegância casual: Ideal para agregar um ar
de sofisticação e elegância roupas formais. Combinado com azul claro
reflete uma imagem acessível e sofisticada. Combinado com preto
projeta uma elegância informal.
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dourado:
poder
unido à riqueza, distinção e elegância: Ideal para dar um toque de
distinção e poder as vestimentas formais. Em excesso pode comunicar
ostentação, o oposto à elegância
(Artigo:
Qual o segredo para se
tornar irresistível para o cliente?).
ARTIGO
RECOMENDADO:
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Decifrando a
psicologia dos VENDEDORES
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