Assim Nasceu a
universidade do Hambúrguer...
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Ray Kroc, o verdadeiro
impulsionador de Mcdonalds como conhecemos hoje, demonstrou que
aproveitar oportunidades e definir um método operativo são chaves de uma
franquia de sucesso. Quando ele era pequeno, seu pai o levou com um
frenólogo, um praticante que prediz o futuro ao ler os vultos nas
cabeças das pessoas
(Wikipédia).
A leitura da cabeça de Kroc, revelou que seu futuro estaria na indústria
dos alimentos. Ou seja que tenha sido poder psíquico ou pura sorte, o
frenólogo estava correto. Além de identificar as tendências mais
populares, Kroc chegou além e fundou a indústria moderna do fastfood e
criou a maior rede de lanchonetes do mundo: Mcdonalds
(Artigo:
Leia a história de Mcdonalds).
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Como muitos empreendedores, Kroc começou a trabalhar sendo muito jovem.
Estando no primário, o futuro "rei do fastfood" iniciou um negócio de
venda de limonadas em sua rua em Chicago, depois trabalhou numa loja de
alimentos e passou um verão completo na distribuidora de bebidas de seu
tio. Através destas experiências iniciais, Kroc começou a ver o mundo
como um grande lugar para se vender. Quando era adolescente, Kroc não
tinha paciência para a escola, pelo que a abandonou e tomou um trabalho
como vendedor na Indústria cerâmica Lily-Tulip Cup Co. Jovem e ambicioso
começou a trabalhar por longas horas, e logo se converteu rapidamente no
melhor vendedor da empresa
(Artigo:
O melhor vendedor do mundo).
Enquanto vendia
xícaras conheceu a Earl Prince, um cliente que tinha inventado uma
máquina para fazer cinco milk-shakes ao mesmo tempo chamada
Multimixer. Fascinado pela rapidez e eficiência da máquina, Kroc
reconhecia uma oportunidade de negócio quando a via. Assim, aos 37
anos abandonou o cargo de vendedor na industria de cerâmica e obteve
a representação exclusiva da máquina multimixer. Passou a seguinte
década e cruzou médio EUA promovendo a Multimixer nos restaurantes e
bares. Quando Kroc cumpriu 50 anos, as vendas começaram a diminuir.
Durante os primeiros anos
da década dos 50 a gente abandonava as cidades para ir-se a viver aos
subúrbios, o que provocou que muitas bares fechassem. Mas um pequeno
restaurante em San Bernardino, Califórnia, pediu 8 multimixer. Intrigado
pelo pedido tão grande, Kroc foi para Califórnia para ver por si mesmo o
tipo de restaurante que precisava produzir 40 milk-shakes ao mesmo
tempo. Aí encontrou a um pequeno estabelecimento de hambúrgueres
pertencente a dois irmãos, Dick e Mac Mcdonald. O restaurante dos irmãos
Mcdonald não era nada parecido aos que Ray tinha visto antes. Em
contraste com os restaurantes da época, tinha um modelo de "selfservice",
não tinha assentos dentro do local e o menu estava limitado a
hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes e milk-shakes, os quais eram
produzidos em linha, permitindo-lhes aos clientes pedir e obter suas
ordens num minuto
(Artigo:
Um visionário e uma viagem
a Itália - assim nasceu Starbucks).
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Kroc rapidamente calculou
os ganhos que obteria ao pôr centenas destes estabelecimentos ao longo
do país. Mas quando se acercou aos Mcdonald com a idéia de abrir
franquias com esse modelo de negócios deles, os irmãos Mcdonalds lhe
disseram que não estavam interessados porque não sabiam como fazer-lo e
nem queriam deixar de trabalhar no estabelecimento. Imediatamente Kroc
se ofereceu a fazê-lo e repartir os ganhos, sem eles precisar fazer
nada. Os irmãos acederam e lhe deram a Kroc os direitos exclusivos para
vender e representar a franquia "Mcdonalds". Ray abriu seu primeiro
Mcdonalds em abril de 1955 num subúrbio de Chicago chamado Dês Plaines.
Usou este primeiro modelo de restaurante, limpo e eficiente, como
showcase para vender franquias no restante dos EUA. Por cada franquia
que vendia, Ray obtinha 1.9% das vendas totais do local, do qual
repassava aos irmãos Mcdonald 50%. Kroc vendeu 18 franquias somente no
primeiro ano
(Artigo:
QUANTO VALE SEU NEGÓCIO).
Mas passado um tempo,
Kroc ficou surpreso ao notar que os ganhos eram bem menores do que
ele pensava e queria. Os ganhos eram restritos apenas a um
percentual fixo do faturamento da venda de cada local, o que não lhe
estava permitindo obter suficientes resultados, para reinvestir e
expandir os negócios do jeito que ele queria. Ai foi que Kroc
conheceu a Harry Sonnenborne, um gênio das finanças e investimentos,
que lhe ensinou como ganhar dinheiro, não vendendo hambúrgueres, mas
vendendo o imóvel, o terreno e o modelo do negocio.
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Sob o plano de
Sonnenborne, Kroc criou uma companhia que comprava e oferecia a
estrutura (terreno e loja) onde se localizariam todos os Mcdonalds.
Com esse modelo de negócios, os franqueados pagariam uma renda
mensal pelo uso do terreno e lhe repassariam uma percentagem das
vendas, o que fez que seus ganhos começaram a ser bem maiores. Ao
ser dono do terreno onde os franqueados construíssem, em lugar de só
vender as franquias, Kroc se assegurava os ganhos (aluguel, venda do
modelo de negocio e franquia).
Com sua estratégia Kroc
fixou sua meta: abrir mil Mcdonalds de costa a costa dos EUA. No
entanto, teve problemas. Continuamente batia de frente com os irmãos
Mcdonald, pelas mudanças que queria implementar à fórmula original.
Essas desavenças, provocaram um desgaste muito grande e provocou a
frustração de Kroc, o que o levou a decidir pela compra total da
sociedade e assim assumiria o controle total do negócio. Em 1961,
comprou a Mcdonalds por 2,7 milhões de dólares. Com os irmãos Mcdonald
fora de seu caminho, Kroc era livre de dirigir a companhia como ele
quisesse. Kroc pensava que o negócio incluía o restaurante original dos
irmãos em San Bernardino, mas não era assim. Furioso, Kroc decidiu se
vingar dos irmãos: como tinha por contrato os direitos da marca "McDonald´s",
os irmãos se viram forçados a mudar de nome, passando a se chamar "The
Big M"... Pouco tempo depois, Kroc abriu um novo McDonald´s a menos de
uma quadra do estabelecimento dos irmãos
(Artigo:
Erros e acertos na inovação de produtos).
Em
1965, tinha aberto mais de 700 restaurantes em 44 estados de EUA. Em
abril desse ano, McDonald´s se converteu na 1ª companhia de fast
food a cotar na Bolsa de valores, com um preço de 22 dólares por
ação. Em semanas subiu a 49 dólares a ação, pelo que Kroc se tornou
rapidamente um multimilionário. Em início de 1970 Kroc tinha
atingido e superado sua meta, abrindo mais de 1,500 McDonald’s no
mundo. Na década dos 70, McDonald's era a maior rede de lanchonetes
no país e se manteve nesse posto os 20 anos seguintes. A sua morte,
em janeiro de 1984, um novo McDonald's se abria em média a cada 17
horas. Dez meses depois, vendeu seu hambúrguer nº 50.000.000.
Como muitos dos
empreendedores mais influentes do século 20, Ray Kroc não era um criador
ou inventor. Quando Kroc apareceu no setor, o fast food já existia em
muitas formas, desde lanchonetes até carrinhos de hot dogs. Mas foi Kroc
quem teve a habilidade de potenciar o conceito de comida rápida e de
entregá-la da melhor maneira. Ray Kroc sabia que o sucesso de sua
companhia se encontrava no fato de que os franqueados seguissem o método
ao pé da letra. Para assegurá-lo, elaborou um manual de 75 páginas que
especificava cada aspecto para dirigir e operar um McDonald's. Nada
estava aberto à interpretação. Por exemplo, os hambúrgueres deviam pesar
1.6 onças exatas, levar um quarto de onça de cebola, uma colherada exata
de mostarda e uma de catchup. As batatas fritas deviam ser cortadas à
perfeição. O manual inclusive especificava cada quanto se devia limpar o
local
(Artigo:
Sonhe, algumas pessoas se
deram bem sonhando...).
Em 24 de fevereiro de
1961, a Kroc se lhe ocorreu uma forma de ter maior controle sobre
seus franqueados. Abriu um centro de capacitação em Illinois, que se
converteria na "Universidade do Hambúrguer". A Universidade possui
filiais na Alemanha, na Austrália, no Japão, na Inglaterra, no
Brasil e na China. A unidade brasileira fica em Barueri, na região
metropolitana de São Paulo, e já treinou 57 mil pessoas.
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Mas a que mais cresce
é a chinesa. A empresa tem investido pesado nela porque precisa
formar gerentes para assumir a direção das mil lanchonetes que
pretende inaugurar na China nos próximos 4 anos (e que se somarão
aos 1.300 McDonald's já existentes por lá).
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artigo recomendado:
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Nada se cria, nada se inventa, tudo se
registra...
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