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Porque A logo de Facebook
é azul?
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Porque Mark Zuckerberg é
daltônico e não distingue o vermelho e o verde:? Até que ponto pode
afetar a cor de um logotipo às vendas? Se temos em conta que a vista é o
sentido humano mais desenvolvido, é lógico que exista uma longa lista de
exemplos que expliquem o correto uso das cores à hora de estabelecer a
cor que identifique à empresa. Há que ter em conta que cada cor nos
transmite sensações totalmente diferentes
(Artigo:
quais OS INGREDIENTES PARA
LANÇAR UMA MODA).
Enquanto o negro
significa poder, credibilidade, fortaleza ou profissionalismo, o
verde nos acerca à natureza, à juventude ou à ecologia; e o azul nos
recorda a credibilidade, à limpeza, à saúde ou à tecnologia
Ainda que Facebook
elegesse a cor azul porque Mark Zuckerberg não distingue o vermelho e o
verde, e ainda que em muitos casos pareçam eleições aleatórias, as
marcas conhecem à perfeição todas estas pautas. Sem ir mais longe, não
há mais do que ver as cores que utilizam em cada um de suas logos.
Segundo a
companhia de análises e consultoria de Marketing
Kissmetrics, também é importante ter em
conta a quem vai dirigido o negócio
(Artigo:
Qual é a cor da sua
empresa?).
Se está pensando criar
uma aplicação destinada a mulheres,
Kissmetrics
aconselha usar cores como azul, púrpura ou verde e evitar cores como
laranja, marrom ou cinza. Pelo contrário, no caso que a nova
aplicação vá destinada a homens, aconselha usar o azul, o verde ou o
negro, cores preferidas deste público, enquanto considera que não se
deve usar o marrom, o laranja ou o púrpura.
Outro experimento
realizado por Performable se centrava na diferença entre a cor vermelha
e o verde. “O verde connota idéias de natureza e médio ambiente, as
luzes desta cor permitem o tráfego, sugere a idéia de seguir e continuar
em frente. A cor vermelha, por outro lado, é usando normalmente para
comunicar excitação, paixão, sangue e perigo. Usa-se também como a cor
para parar o tráfego. O vermelho é conhecido por chamar a atenção
(Artigo:
A tríade de marketing).
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No experimento, tanto o
verde como o vermelho resultavam ser verdes. Enquanto a cor era o único
que tinha mudado na página, o botão vermelho foi pulsado um 21% mais do
que o verde. E por último, por que os hipervínculos são de cor azul? Ao
que parece Tim Berners-Lee, o principal inventor da web, é quem elegeu
pôr hipervínculos nesta cor, esta vez algo pouco meditado já que não
dispunha de tantas possibilidades de eleição. Em seus começos, as
páginas eram cinzas e a única cor escuro disponível a parte do negro,
que já se usava para o texto, era o azul. Ademais, para fazer que os
links destacassem mais, Berners-Lee decidiu sublinhá-los
(Artigo:
Com que roupa eu vou?: A cor e a venda).
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Artigo recomendado:
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