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Como as cores afetam as vendas

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Vender é a arte da persuadir e para isso é necessário conhecer os diferentes fatores que influem em como e porque compram os consumidores. Muitas das compras se decidem por sinais visuais, sobretudo a cor, que é a mais forte e a mais persuasiva destes sinais. À hora de lançar novos produto há que ter em conta que os consumidores se fixam mais na aparência visual e a cor acima de outros fatores como o som, o cheiro ou a textura. A companhia de análises e consultoria de Marketing Kissmetrics lançou algumas informações que revelam como afetam as cores aos consumidores, à hora de decidir suas compras:

À hora de realizar uma compra, os consumidores se sentem mais atraídos pela aparência visual num 93%,

Frente a um 6% que se fixa na textura e um 1% no cheiro.

85% dos compradores afirma que a cor do produto é a razão principal pela que decidem adquiri-lo.

Por outro lado, há que ter em conta que a cor pode ajudar a identificar uma marca. De fato, a cor aumenta este reconhecimento da marca num 80%, algo que se relaciona diretamente com a confiança dos clientes para a marca. À hora de desenhar um produto, também é essencial ter em conta a cor que vai se utilizar e que conotação pode ter para o consumidor. Ainda que segundo o país e a cultura umas cores podem resultar mais atraentes do que outras, estes são os significados que se costumam relacionar com as diferentes cores:

Amarelo: otimismo e juventude. Utiliza-se com freqüência para chamar a atenção nas vitrines.
vermelho: energia. Aumenta a freqüência cardíaca. Utiliza-se nas vendas de liquidação.
Azul: dá sensação de confiança e segurança. Vê-se com freqüência em bancos ou empresas.
Laranja: é uma cor agressiva que se utiliza para chamar a atenção.
Rosa: romântico e feminino. Utiliza-se para produtos dirigidos a mulheres e meninas.

Verde: é a cor que os olhos processam com mais facilidade e se associa com a saúde. Utiliza-se para dar sensação de relax nas lojas.
Negro: cor forte e elegante que se utiliza habitualmente para produtos de luxo.
Roxo: dá uma sensação de tranqüilidade e acalma. Utiliza-se muito em produtos de beleza e anti-idade.

É importante também ter em conta que cada cor pode atrair a um tipo de consumidor específico e também mudar o comportamento à hora de fazer compras. O vermelho alaranjado, negro e o azul chamam mais a atenção dos compradores impulsivos; ademais funcionam melhor em negócios como restaurantes de comida rápida, shoppings e ofertas de liquidação. O azul marinho e o verde azulado atraem mais aos compradores com um orçamento estabelecido e em lugares como bancos ou grandes lojas. Finalmente, as cores que melhor funcionam nas lojas de roupa são o rosa, o azul céu e o rosado, que atraem sobretudo aos compradores tradicionais. Mas além da influência que possam ter as cores à hora de realizar uma compra, também há outros fatores importantes a ter em conta, sobretudo quanto às vendas online:

O desenho geral: Nas vendas online é muito importante o desenho geral da página web: 42% dos compradores afirma que baseia sua opinião sobre uma página web no desenho geral e um 52% não voltaria a comprar numa página cuja estética não estivesse bem cuidada (Artigo: DISPARADORES de compra).

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O tempo: Muitos compradores utilizam a compra online pela agilidade, a eficiência e a comodidade: se sua web é mais lenta que a concorrência, isto poderia supor grandes perdas em vendas. 64% dos compradores não compra algum produto simplesmente porque a página é demasiado lenta. a Empresa Amazon, descobriu que por cada "milisegundo" que demorasse em carregar a página, as vendas caíam um 1% (Artigo: 70% das compras se decidem no ponto de venda).

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O poder das palavras: os vendedores têm que saber utilizar as palavras adequadas para evocar emoções nos consumidores, e isto pode supor que um cliente se decida a comprar um produto ou serviço numa ou noutra loja. 52% dos compradores é mais propenso a entrar numa loja online se há um símbolo de compra na janela. Ademais, se a palavra "garantido" aparece associada a um produto, 60% dos consumidores é mais propenso a comprá-lo (Artigo: Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras).

 Artigo recomendado:

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vendendo através da cor do produto

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