Como
as cores afetam as vendas
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Vender é a arte da
persuadir e para isso é necessário conhecer os diferentes fatores que
influem em como e porque compram os consumidores. Muitas das compras se
decidem por sinais visuais, sobretudo a cor, que é a mais forte e a mais
persuasiva destes sinais. À hora de lançar novos produto há que ter em
conta que os consumidores se fixam mais na aparência visual e a cor
acima de outros fatores como o som, o cheiro ou a textura. A companhia
de análises e consultoria de Marketing
Kissmetrics lançou algumas informações
que revelam como afetam as cores aos consumidores, à hora de decidir
suas compras:
•
À hora de realizar uma
compra, os consumidores se sentem mais atraídos pela aparência
visual num 93%,
•
Frente a um 6% que se
fixa na textura e um 1% no cheiro.
•
85% dos compradores
afirma que a cor do produto é a razão principal pela que decidem
adquiri-lo.
Por outro lado, há que ter
em conta que a cor pode ajudar a identificar uma marca. De fato, a cor
aumenta este reconhecimento da marca num 80%, algo que se relaciona
diretamente com a confiança dos clientes para a marca. À hora de
desenhar um produto, também é essencial ter em conta a cor que vai se
utilizar e que conotação pode ter para o consumidor. Ainda que segundo o
país e a cultura umas cores podem resultar mais atraentes do que outras,
estes são os significados que se costumam relacionar com as diferentes
cores:
•
Amarelo: otimismo e
juventude. Utiliza-se com freqüência para chamar a atenção nas
vitrines.
•
vermelho: energia.
Aumenta a freqüência cardíaca. Utiliza-se nas vendas de liquidação.
•
Azul: dá sensação de
confiança e segurança. Vê-se com freqüência em bancos ou empresas.
•
Laranja: é uma cor
agressiva que se utiliza para chamar a atenção.
•
Rosa: romântico e
feminino. Utiliza-se para produtos dirigidos a mulheres e meninas.
•
Verde: é a cor que os
olhos processam com mais facilidade e se associa com a saúde.
Utiliza-se para dar sensação de relax nas lojas.
•
Negro: cor forte e
elegante que se utiliza habitualmente para produtos de luxo.
•
Roxo: dá uma sensação
de tranqüilidade e acalma. Utiliza-se muito em produtos de beleza e
anti-idade.
É importante também ter em
conta que cada cor pode atrair a um tipo de consumidor específico e
também mudar o comportamento à hora de fazer compras. O vermelho
alaranjado, negro e o azul chamam mais a atenção dos compradores
impulsivos; ademais funcionam melhor em negócios como restaurantes de
comida rápida, shoppings e ofertas de liquidação. O azul marinho e o
verde azulado atraem mais aos compradores com um orçamento estabelecido
e em lugares como bancos ou grandes lojas. Finalmente, as cores que
melhor funcionam nas lojas de roupa são o rosa, o azul céu e o rosado,
que atraem sobretudo aos compradores tradicionais. Mas além da
influência que possam ter as cores à hora de realizar uma compra, também
há outros fatores importantes a ter em conta, sobretudo quanto às vendas
online:
•
O desenho geral: Nas vendas
online é muito importante o desenho geral da página web:
42% dos compradores afirma que baseia sua opinião sobre uma página
web no desenho geral e um 52% não voltaria a comprar numa página
cuja estética não estivesse bem cuidada
(Artigo:
DISPARADORES de compra).
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•
O tempo: Muitos compradores
utilizam a compra online pela agilidade, a eficiência e a
comodidade:
se sua web é mais lenta que a concorrência, isto poderia supor
grandes perdas em vendas. 64% dos compradores não compra algum
produto simplesmente porque a página é demasiado lenta. a Empresa
Amazon, descobriu que por cada "milisegundo" que demorasse em
carregar a página, as vendas caíam um 1%
(Artigo:
70% das compras se
decidem no ponto de venda).
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•
O poder das palavras:
os vendedores
têm que saber utilizar as palavras adequadas para evocar emoções nos
consumidores, e isto pode supor que um cliente se decida a comprar
um produto ou serviço numa ou noutra loja. 52% dos compradores é
mais propenso a entrar numa loja online se há um símbolo de compra
na janela. Ademais, se a palavra "garantido" aparece associada a um
produto, 60% dos consumidores é mais propenso a comprá-lo
(Artigo:
Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras).
Artigo
recomendado:
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vendendo através
da cor do produto
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