Atingir
um objetivo que você não tem
.
artigos de
sistemas e CRM -
artigos de vendas
- artigos
de representação
.
É tão difícil quanto
voltar de um lugar para onde você nunca foi (Prof. Zig Ziglar). Seja
qual for o tipo de produto ou serviço que você vende, tudo que você
faz é baseado no conhecimento que você tem do seu cliente. Se você
não conhece o suficiente os seus clientes, suas necessidades e
desejos, você provavelmente está perdendo alguma oportunidade de
vendas
(Artigo:
Prospectar = procurar
e identificar clientes qualificados).
Se você conhece
bem os seus clientes e suas necessidades, as suas chances de ser
bem-sucedido são muito maiores, uma vez que você tem a
oportunidade de servir o seu cliente da forma que ele deseja.
Antes de fazer qualquer contato, apresentação ou enviar qualquer
proposta de vendas, colete o máximo de informações possíveis
sobre o cliente em potencial.
A pré-qualificação do
cliente é uma parte muito importante do processo de vendas e é uma
ferramenta essencial para assegurar que você esteja focado no
cliente certo, ou seja naquele que realmente vai comprar de você.
Pré-qualificar os seus clientes é essencial
(Artigo:
A qualificação do
cliente potencial).
Não perca tempo
correndo atrás de clientes que não vão comprar de você. As
oportunidades de mercado aumentam quando você cria grupos de
clientes e identifica suas necessidades e particularidades:
•
Detectar quais são
os perfis, os atributos comuns, e os padrões de compra.
•
Determinar a
segmentação mais conveniente dos clientes por suas
características.
•
Identificar quais
são os clientes mais importantes por sua freqüência e lealdade
de compras.
•
Definir
estratégias de atendimento diferenciados para melhorar as vendas
por cada tipo de cliente.
•
Determinar a
localização destes clientes no sistema com apenas um clique que
abre o google maps.
Para a tomada correta
de decisões se precisam ter análises corretas e para isso precisa
ter a informação operacional de sua empresa ordenada, revisada e
atualizada. Os softwares de representação, vendas e serviços são o
principal sócio de qualquer profissional em vendas. Não só cumprem
com a comunicação profissional de pedidos, orçamentos e tabelas de
preços por e-mail que o mercado exige, senão que constituem uma
fonte de poder invisível: "o poder da informação", que serve tanto
para medir a realidade de negócio como para antecipar o futuro
(Artigo:
QUANTO VALE SEU
NEGÓCIO).
Com mercados
calmos ou com mudanças repentinas, o único instrumento que
dispõe para pilotar sua empresa é a confiabilidade da informação
que lhe oferece seu software comercial.
ARTIGO
RECOMENDADO:
.
Filtrando
os prospectos PPC: Prontos Para Comprar