Que
podemos saber do cliente com a grafologia?
.
artigos de psicologia
comercial -
ARTIGOS DE VENDAS
- artigos
de representação
.
A grafologia é o estudo do
caráter e psicologia de uma pessoa através dos características de sua
escrita, o que inclui sua letra. Há uma série de parâmetros gerais que
se desprendem desta ciência e que servem para conhecer a personalidade
de uma pessoa mais a fundo. A grafologia é muito prática e se utiliza
com freqüência tanto no âmbito comercial, como trabalhista com múltiplos
usos
(Artigo:
O que a caligrafia diz
sobre sua personalidade).
Utiliza-se para
entender a personalidade de um cliente, para a seleção de pessoal,
etc., já que ajuda a conhecer as aptidões e possibilidades de cada
sujeito, seja para entender a personalidade, como para um posto de
trabalho; usa-se também para chegar a determinar a mão autora de
assinaturas supostamente falsificadas ou anônimas; e serve inclusive
para conhecer características de personagens históricos.
De fato, esta técnica,
está reconhecida nos tribunais de justiça para seu uso. Para interpretar
adequadamente os características em grafologia sempre terá que valorizar
em conjunto: o tamanho, as linhas, as margens, etc., nunca se avaliam de
forma independente
(Artigo:
A linguagem corporal nas
vendas).
•
Tamanho e a letra:
a letra pequena dá informação da capacidade de síntese, introversão,
e concentração da pessoa entre outras coisas. Pelo contrário, em
letras grandes podemos ver que, a pessoa que assim escreve tem
confiança em si mesma e que possui uma visão global.
.
•
Margens e espaços:
as margens,
indicam-nos a forma de organizar nosso tempo, e seu tamanho, dá
diversas informações de nossa personalidade relacionadas com a ordem
e o gosto estético da pessoa, e o introvertido ou o extrovertido que
há em nós, entre outras muitas variáveis
(Artigo:
Nossas Linguagens
Paralelas).
.
•
Linhas tortas?:
a direção da
linha nos informa do estado de ânimo do sujeito. Se escreve para
cima à medida que acaba a linha, nos indica otimismo e, no caso
contrário, desânimo e pessimismo.
.
•
Letras redondas vs letras
angulosas:
isto supõe falar do
ângulo e a curva na letra. A curva é um gesto suave, conciliador,
mostra bons modos, evitam-se asperezas com os demais e se interpreta
como um sinal de bondade. Se valorizamos os ângulos, encontramos
este tipo de letra em pessoas enérgicas, duras e inclusive, em seu
extremo, agressivas. Mesmo que os graus destas características se
medem segundo a freqüência e a combinação com outras variáveis
gráficas
(Artigo:
Com que roupa eu vou?: A cor e a venda).
.
•
Escreve todas as letras de
uma palavra unidas entre si?:
na coesão das letras se aprecia se uma pessoa tem um predomínio de
lógica (quando une todas as letras de uma palavra). Enquanto se
separa, indica um predomínio da intuição. Ademais isto mostra também
a forma de relacionar-se com os demais: nas uniões vemos mais
habilidades sociais, enquanto nas separações mais dificuldade na
hora de relacionar-se
(Artigo:
Utilizando a
psicologia nas vendas).
.
•
Afeta na grafologia a ordem
ao escrever e a estética?
com certeza. A estética na escrita nos está informando do sujeito,
mas há várias formas de analisar essa estética ou desordem ao igual
que há diferentes motivos. Um exemplo: os pontos podem dar
informação de pessoas pouco seguras ou com mau gosto estético
(Artigo:
GRAFOLOGIA: estudo e
análise da escrita na psicologia humana).
.
•
O que se esconde por trás da
assinatura:
a assinatura é tua
marca, e por isso aconselham cuidá-la, já que em tua rubrica também
mostra tua personalidade. Nossa escrita muda quando nós mudamos,
igualmente a assinatura. É muito frequente observar a mudança da
assinatura ao longo dos anos, conforme vamos amadurecendo
(Artigo:
GESTOS QUE DELATAM: A
LINGUAGEM SECRETA do sucesso).
Quer saber como é sua
assinatura?: aqui lhe deixamos uns segredos para que descubram o que
mostra:
•
Que significado tem quem
rodeia seu nome com um círculo em sua assinatura?:
numa assinatura envolvente se vê a introversão do sujeito, é um modo
de vestir sua intimidade, as vezes é também um gesto de
inferioridade.
.
•
Que significado tem o ponto
final na assinatura?:
é tendência inconsciente a repassar o feito. Pode ser uma tendência
à depressão, à desconfiança. Também pode indicar reflexão ou
prudência e desejos de uma perfeita execução
(Artigo:
Decifrando a
psicologia dos vendedores).
.
•
A que personalidade
corresponde quem em sua assinatura inclui também seus sobrenomes?:
dentro da simbologia da assinatura, pôr nomes e sobrenomes indica
entre outras coisas, a valorização íntima do próprio sujeito e por
suposto importância que dá à figura paterna e materna.
.
•
A quem correspondem as
assinaturas que são ilegíveis?:
o normal é estar contente de nosso nome e sobrenome e assim o
manifestamos ao reproduzi-los, mas há pessoas que por operatividade,
tendem a realizar assinaturas menos legíveis. Mas toda ilegibilidade
resta importância ou subvaloriza aquilo que representa. Na
assinatura se encontra nosso "eu" mais profundo, e nela veremos a
importância que a pessoa concede a si mesma. É a auto-valorização
mais sincera e inconsciente do "eu". A interpretação que se dá é de
sentimento de inferioridade, ocultação de intenções ou temor às
responsabilidades
(Artigo:
CONHEÇA MELHOR A SUA
EQUIPE comercial).
ARTIGO
RECOMENDADO:
.
Psicologia em
vendas: Estratégias avançadas
|