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A síndrome de Procusto em vendas

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A síndrome de Procusto se utiliza para identificar aqueles chefes, gerentes e ou diretores que não aceitam diferenças, apenas se apóiam no seu próprio ponto de vista e não permitem ser contrariados. Lamentavelmente essas pessoas intolerantes não se colocam no lugar dos seus de vendedores e representantes, gostam sim que se os veja como tolerantes, mas não suportam serem contrariados. Incapazes de delegar, o simples fato de pensarem que os subalternos possam ser mais eficientes ou faz tremerem. Isso cria estruturas comerciais lentas, com ambientes de trabalho pesado e ruim, eliminando a geração de novas idéias, destruindo a comunicação aberta e, portanto, afetando os resultados das equipes de vendas (Artigo: Comentários impensados ... Profissionais ofendidos!).

Procusto, foi um personagem da mitologia grega na história do semideus Teseu. Convidava viajantes para dormirem em sua casa, onde tinha uma cama com uma medida e tamanho específicos. Os que não se encaixassem perfeitamente ao tamanho da cama, tinham seus membros amputados ou alargados por Procusto, numa verdadeira sessão de horror. Continuou seu reinado de terror até que foi capturado pelo herói ateniense Teseu que, em sua última aventura, prendeu Procusto lateralmente em sua própria cama e cotou-lhe a cabeça e os pés, aplicando-lhe o mesmo suplício que infligia aos seus hóspedes.

Na Psicologia, a síndrome de Procusto representa a intolerância da pessoa para com o seu semelhante, nas mais variadas áreas dos relacionamentos (afetivo, profissional, científico, etc.). Quando falamos dos departamentos de vendas, aqueles líderes com características da síndrome de Procusto são muito prejudiciais. Se temos programas de remuneração variável para as nossas equipes de vendas, cujas métricas de desempenho estão ligadas indiretamente ao desempenho deste tipo de líderes, encontramos situações como a seguintes:

Os vendedores não geram bases de dados com as suas referências: todos nós sabemos que as vendas dependem muito da capacidade de criar nossas próprias bases de dados de clientes potenciais bem selecionados e as melhores informações nascem nos momentos da venda. Ao ter líderes com a síndrome de Procusto, os vendedores não transmitem as informações mais importantes das vendas, por medo ao que seu trabalho seja criticado ou menosprezado pelos seus líderes (Artigo: Quando os gerentes se convertem em inimigos mortais).
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Desserviço aos nossos clientes: quando as equipes coexistem com líderes com esta síndrome, o ambiente de trabalho é estressante e elimina novas idéias pela intolerância à diferença, os nossos clientes são os mais afetados. Um vendedor que trabalha em um ambiente ruim evidenciado pela sua motivação e empenho aplicado ao processo de vendas, o cliente quase sempre maltrata ou não deixá-lo participar, não se preocupe para a realização de cross-selling, reduzindo o nosso impacto sobre os resultados. Em situações perores, eles disseram que seus clientes mau ambiente de trabalho, à procura de novas opções. Ela afeta os resultados de vendas e imagem corporativa. Seria importante aplicar avaliações do clima anualmente organizacionais, gerando planos de ação apoiados com treinamento para melhorar a liderança na empresa (Artigo: Alguns chefes são um terror na hora de criticar).

Quando trabalhamos com vendedores, precisamos sempre nos lembrar de que o tratamento que lhes damos, afeta o modo como servem aos nossos clientes. A síndrome de Procusto é um mal de muitas empresas e praticamente todos têm presenciado casos específicos, que afetam o ambiente de trabalho e, portanto, os resultados esperados. Como afirmado por Kenneth Blanchard: a chave para a liderança de sucesso hoje é influência, não autoridade (Artigo: Gerentes incomunicados, uma causa freqüente de fracasso comercial).

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Algumas pautas para dirigir uma equipe de vendas

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