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o poder de negociação dos compradores

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sala dos artigos de negociação

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Uma das cinco forças competitivas que descreve Michael Porter em um dos seus famosos modelos, e a capacidade dos clientes para impor preços e condições de venda. Esta força pode ser exercida pelos clientes de forma direta, solicitando descontos, logística de entregas especiais ou financiamentos diferenciados, ou bem indiretamente, selecionando fornecedores alternativos ou inclusos evitando realizar certas compras (artigo: A TÉCNICA DE RAPEL na negociação EM VENDAS).

Em alguns segmentos de atividades ou negócios, este poder é muito baixo, enquanto que em outros, são os compradores dos clientes que realmente podem ditar as regras do jogo.

A capacidade dos clientes para impor preços e condições de venda, depende de vários fatores, entre eles podemos destacar a quantidade de fornecedores e a diferenciação de produtos. O poder dos compradores é alto frente a algum ou vários destes fatores:

Comprador único ou difícil de acessar: alguns produtos muito específicos podem ter um único destinatário, o ao menos somente um cliente acessível com facilidade para a empresa. Isto é muito comum em Indústrias de veículos, redes de supermercados e mais alguns grandes compradores de segmentos específicos, que estabelecem condições estritas de compra através de processos como licitações ou leilões de preços (artigo: Quem é seu oponente na negociação?).
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Fornecedor sem importância: os compradores podem dispensar seus produtos e ou serviços sem se verem muito afetados? Se assim for, você deve realizar um esforço tremendo para concretizar as vendas e além do mais, os compradores devem ter um peso significativo na fixação de preços. Um exemplo desta situação é o de produtos inovadores que abrem uma categoria ou de certas marcas de luxo ou Premium que são supérfluas para seus compradores.
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Muitos vendedores, poucos compradores: se a oferta é ampla e os compradores são "moscas brancas" (escassas), o poder do mercado permanece com a demanda. Pode ocorrer quando o ciclo de vida de um produto é próximo à sua queda. Por exemplo, essa situação ocorreu com os cybercafés alguns anos atrás, já que este segmento de demanda atingiu o pico, enquanto a demanda havia diminuído consideravelmente (artigo: Os clientes não esperam que sejas perfeito).
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Clientes que podem ser integrados para trás: se o cliente pode se tornar seu próprio fornecedor, expandir sua atividade ou comprar uma empresa, eles podem avaliar com atenção os números e pressionar seus atuais fornecedores. Este é o caso das empresas produtoras que podem comprar campos para obter suas próprias matérias-primas, ou empresas comerciais que podem se aventurar na fabricação e tornarem-se auto-suficientes deixando certos fornecedores fora do mercado.
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Produtos padronizados sem diferenciação: se os produtos ou serviços tiverem uma boa diferenciação aos olhos de seus clientes, o poder de barganha dos compradores é menor. Se, por outro lado, é o mesmo comprar de um fornecedor que outro, o poder do cliente aumenta. Esta situação pode ser vista na competição entre casas esportivas ou eletrodomésticas, que oferecem produtos de marcas similares e, em seguida, buscam se diferenciar por outros fatores (atenção ao cliente, financiamento, localização, etc.) para não perder clientes (artigo: o verdadeiro valor que sua empresa agrega?).

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artigo recomendado:

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a renegociação de preços entre vendedores e compradores

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