quem
você diz que é o melhor?
.
Conta
a anedota que Napoleão estava procurando algum soldado valente
que assumisse as funções de guarda pessoal. Como é de
presumir, muitos eram os voluntários. Napoleão os recebia
pacientemente, mas sempre esperando a que aparecesse AQUELE
que iria ser seu guarda pessoal.
Finalmente
entrou na loja um homem impressionantemente forte e de aspecto
muito rude. O grande estrategista ficou impressionado... Até
onde pode chegar teu valor? lhe perguntou.
.
O
soldado, homem de poucas palavras, abriu sua camisa e mostrou
diversas cicatrizes no peito.
.
Napoleão
fez chamar imediatamente a seu marechal de campo e lhe disse: Traga-me ao homem que lhe fez essas cicatrizes.
Este
episódio nos serve para ilustrar a importância da comparação
ao momento de uma eleição. A comparação é um elemento chave
e chegou a constituir-se numa ferramenta publicitária essencial
em muitos casos.
Usualmente,
diz-se que as comparações são odiosas, mas em nossa
economia de livre mercado são necessárias e mais,
funcionam como um excelente lubrificante para que as
engrenagens do comércio se movam com rapidez e eficácia.
O
ato de comparar é do mais espontâneo no cliente e é por isso
que muitas vezes é realizado de maneira inconsciente. É tarefa
dos profissionais de marketing e vendas levá-lo ao nível consciente, para
induzir ao comprador a que eleja nossa oferta e, assim,
transformá-lo de potencial a cliente.
Destaque
os benefícios de seu produto recorrendo à comparação
produtiva explicando os benefícios DO SEU PRODUTO E SERVIÇO.
quem decidIRÁ quem é o mELHOR, É O CLIENTE!
Ernest
A. Ottone
diretor criativo de MADD publishing usa
professor
de marketing e estratégias