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Konosuke Matsushita é uma lenda no Japão. Pequeno, com péssima saúde, sem estudos, com uma família arruinada na qual se amontoavam as desgraças, e trabalhando forçadamente como aprendiz aos 9
anos numa loja de bicicletas, nada parecia indicar que construiria uma corporação como a MEI - MATSUSHITA ELECTRIC INDUSTRIAL, que estaria por trás das marcas Panasonic,
National, Nais, Quasar, Technics, Ramsa, JVC, entre outras.
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Já retirado, com 89 anos, escreve "Not for bread alone", onde expõe sua filosofia dos negócios e conta esta história, que segundo ele, serviu para toda sua vida comercial e quer com isto, que cada um de nós, possa decidir se
quer guardar também como um ícone da prática comercial:
Numa prestigiosa loja de roupa japonesa entra um homem de classe claramente humilde. Os funcionários, indiferentes, fazem como se não se apercebessem dele. Mas o dono da loja, que o observa desde o escritório, apressa-se a entrar na loja e
o trata com amabilidade extraordinária na compra de um de seus tecidos.
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Depois de levar o inhabitual cliente até a porta da loja, um funcionário comenta ao dono sua estranheza, pois o dono nunca atendia nem aos melhores clientes. Mas o dono lhe explica que deveriam agradecer que esse homem em particular tenha entrado na loja, e que isso o fazia bem mais valioso do que seus clientes habituais.
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O atendente não o entendia, e então o dono esclarece que enquanto o resto dos clientes vão quase por rotina, aquele homem desejava esse artigo tanto que provavelmente gastou nele todas suas economias. E que ao ser tão importante para ele, o dono quis melhorar sua experiência atendendo-lhe pessoalmente.
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