O
SEGUNDO PODE MELHORAR... Em
2001, Harley
Davidson alardeou orgulhosamente como seu CEO era o 38º na lista de
espera para o novo modelo V-Rod. Eles tomaram as dores DOS CLIENTES E
MOSTRARAM O CAMINHO CUIDADOSO QUE cada Harley percorria NA FÁBRICA, Até
SER ENTREGUE NAS MÃOS DO CLIENTE. O período de espera, que normalmente
se perceberia como negativo, foi convertido num golpe de publicidade que
gravou a fogo um selo de qualidade e singularidade na mente de cada
futuro dono de uma Harley DAVIDSON (HISTÓRIA
DA MARCA).
Faz
anos, no mercado de aluguel de automóveis, Hertz estava disputando
alegremente com Avis um distante segundo lugar. Com uma USP baseada em
seu problema, Avis encurtou esta diferença. Sua frase de captura foi:
Nós somos nº2, Nós nos esforçamos mais... isso acendeu as mentes
do público como fogo em palha. Inclusive, converteram uma obrigação
num recurso.
..
Southwest Airlines ganhou os céus com uma mensagem similar: Somos
menores que todos os demais, explicando SUTILMENTE por que seu serviço
era dramaticamente melhor como uma conseqüência direta de seu
tamanho. Eles também converteram uma obrigação num recurso..
Todas
estas companhias digeriram a fria e dura visão de sua realidade. Com o
posicionamento superlativo aceito, eles afiançaram sua USP
(Unique Selling Proposition)
o que a maioria das pessoas consideraria uma desvantagem para sua
classe. Por isso aqui vai um segredo extremamente importante que faz
pirar as cabeças da psicologia de marketing convencional:
Mude
sua declaração de posicionamento, averigúe como transformar seu elo
mais fraco em sua ferramenta de marketing mais forte!
Agora
vou lhes dizer o mesmo, apenas que utilizarei como ser implementada a USP
(Unique Selling Proposition)
numa nano ou pequena empresa e com isso poderão entender e começar a
papar os grandes...
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