Deseja
batatas com o seu hambúrguer?
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As
Estratégias de Cross-Selling (VENDAS
CRUZADAS) otimizam
receitas e custos num contexto de concorrência muito forte e mercados
maduros.
Vender
produtos ou serviços a um cliente já em carteira é até 4 vezes
menos dispendioso do que fazê-lo a um cliente novo.
Uma
boa Estratégia de Cross-Selling deve estar baseada numa boa Estratégia
de Segmentação.
Aumentar
a fidelidade e a retenção, gerar valor para o cliente e
rentabilidade para o fornecedor, aumentar o conhecimento do cliente,
criar uma fábrica de oportunidades de venda e aumentar a perícia do
fornecedor, são alguns dos benefícios de um bom Cross-Selling.
As
Estratégias de Cross-Selling devem traduzir-se na prática por Planos
de Crescimento de Clientes adequados a cada segmento da carteira.
Escolher o momento chave para lançar uma nova oferta é vital no
processo de Cross-Selling. Só um conhecimento profundo do cliente
permitirá acertar. Uma boa Estratégia de Venda Cruzada aumenta
consideravelmente o "Customer
Equity".
É básico que exista um enfoque de longo prazo para crescer pela mão
do cliente durante todo o seu ciclo de vida.
Contam
as anedotas do Marketing que quem perguntou pela primeira vez
“Deseja batatas com o seu hambúrguer?” inventou, talvez sem o
saber, a Venda Cruzada. Anedotas à parte, as Estratégias de
Cross-Selling e Up-Selling transformaram-se, ao longo dos últimos
anos, numa das chaves do Novo Marketing para optimizar resultados,
limitando ao máximo os custos.
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