JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial - EDIÇÃO Nº 350 - 09.01.2007

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sistema   de   representação   comercial   e   vendas

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Fechem os olhos, por favor..

Imaginem nadar num oceano ensangüentado... Como seria?

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Seguro que a maioria tingiu de cor vermelha seu mar particular, provavelmente abarrotado de peixes que se comem uns a outros e que não se deixam espaço para nadar.

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Torna-se pouco apetecível banhar-se nessas águas verdade? Você tem a sensação de que não vai poder nadar a vontade, mover-se em liberdade.

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Agora, imaginem um oceano azul... A imagem será bem mais limpa e clara. Há peixes, seguramente, mas também espaço. Apetece nadar aí. Em qual se meteriam? Onde GOSTARIAM DE viver? E trabalhar...?

O oceano vermelho, cheio de sangue, com os mercados saturados; mercados em que existe múltipla concorrência, onde encontrar um cliente requer uma longa e pesada luta contra outros (há que arrebatar a comida da boca de outros peixes), onde os custos devem ser medidos em centésimos e um diferencial de preço mínimo no produto ou serviço final supõe vender ou não vender.

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O oceano azul são mercados novos, emergentes, com pouca ou nenhuma concorrência, que permitem às empresas que se instalam criar, crescer e desenvolver-se de forma livre e sem mais esforço que o que requer o trabalho bem feito. São mercados ainda por explorar, com clientes virgens e disponíveis para todos.

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Imaginem nadar num oceano ensangüentado... Como seria?

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VALE A PENA DISTRIBUIR PANFLETOS NA RUA?

Distribuir panfletos pela rua, uma grande estratégia de marketing que nunca sai de moda. Você vai caminhando pela rua. Uma sorridente promotora estende o braço e lhe entrega um panfleto: Fruki-cola pela metade de preço. Muitos se desfazem do papel no próximo cesto de lixo. Mas, segundo um estudo de Stanford Graduate School of Business, este meio de publicidade é mais efetivo do que se crê.

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Segundo UM estudo, os grandes armazéns e supermercados norte-americanos investem uns oito milhões de dólares anuais em campanhas publicitárias baseadas na distribuição de panfletos. São uns obsoletos, ri-se um sarcástico observador, A quem se lhe ocorre distribuir panfletos nestes tempos de publicidade on-line e via SMS?

No entanto, adverte o estudo de Stanford, ao invés dos prognósticos dos tecnófilos, este meio tradicional de promoção segue sendo altamente efetivo na hora de promover um negócio de VAREJO. A pesquisa demonstrou que ao menos o 10% dos consumidores elege a loja onde comprar guiando-se por ofertas em panfletos que recebem na rua ou que são enviados por correio a sua casa. LEIA ESTA MATÉRIA CLICANDO AQUI!

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VENCE NESTE MERCADO, QUEM SE PREPARAR PARA A LUTA!

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Entenda que o mercado não tem cultura, liderança, nem emoções, não experimenta decepção, depressão, negação, nem esperanças como as empresas. O mercado não tem memória, nem arrependimento, não teme a canibalização, o conflito de canais nem a liquação. Simplesmente espera que joguem as diferentes forças, que apareçam novas empresas, fusões e desaparições. O mercado permite silenciosamente que as empresas mais frágeis sejam postas à venda e que os novos donos as remodelem ou fechem.

Somente quando o governo intervém, para determinadas SELVAGERIAS, poderia se dizer que o mercado imita uma provável resposta empresarial. Mas na maioria dos casos, se limita a eliminar os jogadores fracos e a melhorar os retornos gerais.
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Como carece de sistemas de controle orientados a produção, o mercado cria mais surpresas e novidades que as empresas. Opera sob o suposto da descontinuidade e a acomodação a continuidade. A diferença é bem profunda. Richard Foster e Sarah Kaplan ( autores de Creative Destruction)
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A última bolachinha do pacote!

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A última bolachinha do pacote é uma péssima estratégia de marketing em tempos de polarização dos mercados. Os ricos são cada vez mais ricos e os pobres, mais pobres, costuma dizer-se. Além da verdade desta afirmação, os executivos de marketing deveriam lançar um olhar: Na polarização dos mercados se encontram as oportunidades do futuro... O PROF David J. Reibstein COM PHD EM MARKETING DA UNIV. WHARTON, conversou ao respeito com Michael Silverstein, vice-presidente do BGC: Boston Consulting Group, que sustenta que:

os mercados mundiais estão se bifurcando em dois grandes pólos. Na cúspide, uma pujante classe média disposta a pagar um premium por primeiras marcas e produtos de alta qualidade. Seus SEGMENTOS favoritos? Casas, férias, serviços pessoais, artigos eletrônicos, alimentos e bebidas. Ao mesmo tempo, outros percorrem o caminho inverso: artigos genéricos, segundas marcas, custo baixo... Conseqüência do empobrecimento? Não necessariamente... LEIA ESTA MATÉRIA CLICANDO AQUI!

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