.......Churn:
Como reduzir o abandono de clientes?
Um
estudo realizado na Europa demonstra que perder 10% dos clientes
mais rentáveis diminui em 40% os lucros das companhias. No entanto,
se 10% dos abandonos se produz no segmento dos não rentáveis, os
lucros podem ser aumentados até 25%.
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Resumo:
A desistência dispara. O abandono já não é um fenômeno que
afeta só certos sectores e empresas. Estratégias inviáveis. As
empresas não devem resignar-se a uma desistência elevada. Esta
estratégia é tão ilógica como inadmissível. Reter, mais rentável
do que captar. No entanto, as empresas apostam mais em captar.
A
desistência dispara: O
abandono já não é um fenômeno que afeta só certos sectores e
empresas. Estratégias inviáveis. As empresas não devem resignar-se
a uma desistência elevada.
Esta
estratégia é tão ilógica como inadmissível. É mais fácil e
rentável reter um cliente do que captar um novo. No entanto, as
empresas apostam mais em captar.
Analisar
e compreender: Mapas
e trilhas de abandono são básicos para criar sistemas de alarmes que
alertem sobre o risco de fuga. Não obstante, não só é necessário
analisar que clientes se vão e quando, mas saber porquê. O preço não
é o inimigo. O preço já não é o maior driver de abandono. O
segredo está no serviço. O valor do cliente é o segredo.
Os
planos de retenção devem basear-se nas causas de abandono e no valor do cliente para serem rentáveis e adequados às necessidades
de cada cliente.
Facilitar
a saída: Quando
um cliente abandona, as empresas devem tratar de o recuperar, se o seu
valor for estratégico, e se tudo está perdido, não dificultar a sua
saída. As taxas de abandono disparam. Desistência passou de ser um
termo familiar só no ambiente do Marketing, para ser uma palavra
presente nas estratégias de qualquer empresa. O motivo é tão
simples como preocupante:
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Churn: Como reduzir o abandono de
clientes