PRICING:
SEGMENTAÇÃO POR PREÇOS
.
Determinar
o preço de um produto ou serviço é uma das decisões mais delicadas
e, ao mesmo tempo, estratégicas às que se enfrenta uma empresa. O
desafio não é limitar-se a fixar preços taticamente, senão
desenhar uma autêntica estratégia de preços rentáveis.
À
margem dos elementos tradicionais (custos, concorrência, clientes,
etc), o fator chave de uma adequada "Estratégia de Preços"
é o valor do produto ou serviço e sua correta comunicação ao
cliente. Não há que esquecer que o preço, quase mais do que
nenhum outro atributo, é absolutamente clave na Estratégia de
Posicionamento de uma companhia.
A
grande maioria não fixa seus preços de maneira adequada. Esta
asseveração, na que muitas empresas se reconhecerão sem dúvida,
vem respaldada pelos dados. Segundo uma enquête desenvolvida
recentemente pela prestigiosa revista Marketing
Management:
88%
das companhias norte-americanas não realiza nenhuma análise nem
estudo prévio sobre preços, antes de lançar um novo produto ou
serviço ao mercado. Grande erro, se tem em conta não só que a
estrutura de preços incide diretamente nos resultados de uma
empresa, senão que é um dos drivers (CONDUTORES) de posicionamento
mais críticos.
Quanto
se deve cobrar por um produto ou um serviço? Como determinar um preço?:
Na
adequada ou equivocada resposta a estas perguntas, vitais para
qualquer empresa, se encontram numerosas histórias de sucessos e
fracassos empresariais. Tradicionalmente, o método mais comum de fixação
de um preço foi o proverbial "custos
+ margem".
De fato, este método segue, como é lógico, na base da maioria dos
modelos de qualquer companhia.
Agora
bem, limitar-se a crer que um preço adequado é simplesmente aquele
que tem em conta o impacto dos custos sobre o produto ou serviço
ofertado, ao que se adiciona a margem oportuna, é tão ingênuo
como irreal.
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