Casa
com muitas portas, é difícil de cuidar
.
Toda
representação comercial, grande ou pequena, adquiriu uma série de
metas e compromissos para com seus clientes, representadas e a
sociedade em geral. Quanto mais entendamos a nossos clientes, mais
capazes seremos de satisfazer exitosamente suas necessidades e
desejos, e portanto, teremos maior probabilidade de efetivar mais e
melhores negócios que beneficiarão diretamente a quem estamos
comprometidos.
O
marketing faz parte integral neste processo e na consecução destes
objetivos.
Como
dono de uma representação comercial, é muito provável que você não
tenha um departamento de marketing a sua disposição. No entanto, é
nossa intenção que, através dos artigos que apresentamos nesta
comunidade de representação comercial, que você seja capaz de
compreender os conceitos fundamentais do marketing.
Desta
forma poderá tomar decisões em base a estes conhecimentos,
desenvolvendo ao mesmo tempo, uma linguagem comum que lhe permita
comunicar-se eficientemente como um profissional no ramo.
Por
isso dizemos que os processos comerciais se devem sincronizar com a
estratégia de cara ao cliente, para assim ganhar-nos a lealdade
deste, uma lealdade que gera benefícios intangíveis e de caixa,
claro. Tudo isto
pelo que tínhamos dito antes, e por outro punhado de princípios
mais:
É
mais fácil manter um cliente do que conseguir um novo.
É
mais provável do que um cliente habitual se atreva com nosso novo
produto ou serviço, se já está habituado a outros nossos (conceito
de cross selling).
Um
cliente habitual é mais barato de satisfazer.
Um
cliente habitual tolera melhor a subida de preços.
Um
cliente amigo vende melhor nossos produtos aos seus consumidores.
O
problema de fundo de tudo isto é que a lealdade é um sentimento,
enquanto o cliente aceitar nosso contato e repetir a compra é um ato
físico. A lealdade é uma relação, enquanto a compra é um
comportamento.
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