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Jornal de Representação Comercial, Vendas e Negociação SDR - Edição nº 367 - 24.10.2007

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PORTAL SDR LTDA - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

Miguel Terra Velazco

Diretor de Edição

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É rentável minha equipe de Vendas?

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SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO

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Isso me perguntava um empresário... Sim, respondi, posso dizer que são rentáveis teus vendedores somente olhando os números das performances individuais e da equipe num todo. Isso já o sei, disse-me, mas como posso medir sua rentabilidade? Fácil, disse-lhe, há vários métodos, mas o melhor é utilizar o Ponto de Equilíbrio (Pe)... Disso trata este artigo, da melhor forma de aplicar a análise do "Ponto de Equilíbrio" ao trabalho dos seus vendedores (Artigo: Análise e fórmula do ponto de equilíbrio).

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A idéia central é fazer um ranking da "Margem (M)" da contribuição ao benefício da empresa, que cada vendedor oferece. Esta Margem pode ser Positiva ou Negativa, ou seja pode que o vendedor supere ou não alcance, o Ponto de Equilíbrio. Os que superam esta margem estão contribuindo para o benefício; os que não a alcancem, além de não contribuir para uma margem positiva, ainda corroem a margem positiva produzindo perdas (Artigo: o que motiva um profissional em vendas).

Como calcular o Ponto de Equilíbrio de cada vendedor?: Os cálculos são os mesmos que para qualquer outro gerenciamento da empresa e se não está familiarizado com eles, pode encontrar no artigo "Análise e fórmula do ponto de equilíbrio". Tem de se ter em conta que neste caso convém mais averiguar o Ponto de Equilíbrio em dinheiro, já que as unidades de vendas podem ser de valores diferentes.

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Há algumas pequenas variações sobre a fórmula geral, já que não se trata de saber quem faz mais vendas, senão de saber com quanto dinheiro contribui cada vendedor. Recordemos que o Ponto de Equilíbrio expressado em dinheiro (Pd) tanto faz no Ponto de Equilíbrio expressado em unidades de vendas (Pq) multiplicado pelo Preço de Venda Unitário (P).

Pd (ponto de equilíbrio em dinheiro) = Pq (ponto de equilíbrio em unidades)  x P (preço e venda Unitário) 

O Ponto de Equilíbrio expressado em unidades de venda (Pq) tanto faz aos Custos Fixos (F) divididos pelo Rendimento Marginal (M).

F (Custos Fixos) / M (rendimento marginal) = Pq (ponto de equilíbrio em unidades)

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LEIA NESTA EDIÇÃO DO JORNAL DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL SDR

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dep. federal quer tirar os direitos dos representantes Comerciais

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Deputado quer reduzir direitos dos Representantes Comerciais. Lamentamos ter que informar a todos os colegas representantes comerciais e a todos os interessados, que o deputado federal Dilceu Sperafico do PP - Partido Progressista do (PR), apresentou o:

Projeto de lei-1439/2007 em 27/06/2007

Diminuindo o percentual e o prazo da indenização que o Representante Comercial recebe da empresa contratante (representada), no momento da rescisão do contrato:

Somos 650 mil profissionais de representação comercial e diariamente cada um de nós realiza uma média de dez contatos comerciais, ou seja, podemos e devemos transmitir nossa opinião e este tema deve ser pauta, porque nossa categoria está precisando que assumamos nossa posição, somos formadores de opinião perante clientes, compradores, amizades, familiares e interessados. Este é o momento!

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Um dilema: vender agora ou esperar?

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sala dos artigos de gerenciamento

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Você administra as reservas de um hotel médio e deve decidir a política comercial para vender a disponibilidade de quartos para o dia 24 de dezembro. Por enquanto até esta data, tem ainda 50 suítes de casal disponíveis. Um atacadista de turismo o chama e lhe solicita 30 dessas habitações, a um preço de 400 reais cada uma. É uma proposta tentadora. Ter garantido mais de 60% de ocupação com alguns dias de antecipação parece um bom negócio (Artigo: Baixa Temporada: algumas pautas para gerir negócios estacionais).

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Não obstante, a resposta não é tão simples: Não conviria talvez esperar a clientes que chegariam mais adiante e que pagariam bem mais? Claro, o preço de balcão da habitação dupla para os passageiros walk-in (os que reservam por sua própria conta) é de 600 reais. O problema é que estes passageiros concretizam sua reserva com menor antecipação. Então, você corre o risco de terminar com habitações vazias o 24 de dezembro, quando poderia tê-las vendido a 400 reais (Artigo: O valor dos resultados na fixação de preços).

A pergunta se apresenta da seguinte forma: quantas habitações "manter em reserva" para depois, esperando aos clientes walk-in que contribuirão um maior benefício?

Este é o problema básico da disciplina de gestão conhecida como "revenue management" (originalmente, yield management ou gerenciamento de receitas). Em termos formais: Como gerir a capacidade perecível (em nosso exemplo, a data de caducidade é o 24/12), aproveitando a segmentação do mercado via discriminação de preços? Em geral, o dilema que se trata de resolver é semelhante ao caso descrito: vender agora a um preço baixo ou esperar a vender a um preço mais alto ainda correndo o risco de perder a venda (Artigo: Vender mais ou Vender melhor?).

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Seus clientes sofrem de preguiça mental?

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SALA DOS ARTIGOS DE VENDAS

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Um estudo publicado pela Salesman's Insider, mostra que um número absurdamente alto de consumidores, odeia ter que tomar decisões mesmo as mais simples, do tipo: o que vamos ter hoje para almoço? Quanto maior a decisão a ser tomada, maior a raiva, logo maior também a preguiça e a enrolação para decidir (Artigo: O DOBRO PELA METADE DO PREÇO).

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É por isso que os restaurantes tem a opção do "prato do dia", facilitando a vida dos clientes que não querem ter que escolher entre tantas opções no cardápio. Resumindo, isso significa que se você ficar esperando o cliente fazer o pedido, ou achar que ele vai ligar de volta, você vai morrer de fome! (Artigo: Vender... verbo complicado).

Se os seus clientes estão com preguiça mental, quem deve flexionar os músculos de vendas é você. Mexa-se e tome a iniciativa!

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está Sem tempo?: Você pode realizar um teste gratuito bem específico e sem tanto desgaste, nos enviando um pedido da sua empresa em pdf, excel ou texto para: suporte@sdr.com.br, para que lancemos as informações de um cliente seu, da empresa que representa, um o dois produtos, e alguns minutos depois irá receber as informações já lançadas de: Cliente, Empresa Representada, Logomarca, Produto, Imagem e um Pedido emitido, assim testa e analisa a capacidade do Sistema SDR e avalia a performance e atendimento da equipe de suporte SDR (gratuitamente e sem compromisso).

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