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NESTA EDIÇÃO DO JORNAL DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL SDR
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Estabelecer relações de longo prazo com as empresas, pode ser fonte de grandes benefícios em segmentos de B2B) Mas, para conseguí-lo, precisa atrair sua atenção e seduzí-los...
o marketing ensina às empresas as técnicas mais efetivas para atrair e reter clientes. Assim, oferecer-lhe um bom produto, com a imagem adequada e um excelente serviço de pós venda são alguns dos segredos para que os seus clientes o deixem entrar em seu coração (e em seu bolso).
No entanto, em alguns casos, a equação se inverte e são os compradores os que pretendem fidelizar às companhias vendendo-se como "bons clientes".
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Nos nossos cursos de vendas, por ocasião da apresentação dos participantes, é comum todos dizerem que estão ali para aprender e colocar em prática os novos conhecimentos. Mas, no fundo, percebe-se que muitos vendedores, principalmente os veteranos, acham que já sabem tudo e estão simplesmente cumprindo uma exigência de suas empresas. Entretanto, nos trabalhos práticos constata-se que são poucos os vendedores que realmente conhecem seus produtos e serviços.
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satanás, o melhor vendedor do mundo?
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Como
convencer ao cliente de que pague com sua alma?: O diabo tem a resposta. E se o
contou a MATERIABIZ... Confesso que duvidei muito antes de gerir a entrevista
com o príncipe das Trevas. A idéia de um tête-à-tête com o mesmíssimo
diabo me provocava arrepios. Só me decidi depois de longas conversas com meu
analista, quem me convenceu da necessidade de enfrentar meus medos mais
arraigados.
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Através de intensas manobras de networking, consegui contatar ao fundador e CEO
de Inferno Incorporated, quem me convidou a almoçar no LUXUOSÍSSIMO
restaurante "Ao Muntaha", no 27º ANDAR do incrível hotel sete
estrelas de Burj Al Arab de Dubai. Conquanto eu esperava encontrar-me com um
monstro, o diabo resultou ser um amável cavalheiro e impecavelmente trajado
(algo passado de moda, isso si).
Satanás ingressou ao restaurante, saudou a alguns encumbrados homens de negócios que almoçavam nas mesas contíguas e se sentou frente a mim....
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Satanás (piscando-me o olho):
Desculpe que me entretive com estas pessoas. São clientes meus...
MATERIABIZ:
Vamos diretamente ao grão. Qual é seu segredo para ser o melhor vendedor do mundo?
Satanás (com um sorriso):
Esse título é demais para qualquer um... Confesso, sem nenhuma classe de vergonha, que não sou um grande vendedor. Prefiro definir-me como um empreendedor apaixonado, um bom motivador de equipes de trabalho e um obsessivo da tecnologia da informação...
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Um dos mitos mais resistentes da negociação é que este é um sufoco de vai e volta com o seu cliente, que ocorre na etapa final da venda: o fechamento. Negociação, no seu melhor modo, consiste em uma comunicação aberta, honesta e direta baseada no respeito e na confiança mútua. Quando você a entende desta forma, a negociação começa na primeira conversa e continua através do relacionamento.
Nós chamamos a isto de o processo de diagnóstico.
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A vertente mais romântica de profissões como a medicina,
engenharia ou direito, estão desaparecendo do mercado trabalhista, que demanda, sobretudo, vocações comerciais. Mais de 60% das ofertas de emprego que geram as consultorias de seleção vão dirigidas a titulados técnicos com orientação comercial. Para os especialistas, os profissionais com especialização comercial se converteram nos únicos interlocutores válidos para poder influir na comercialização de produtos específicos de seu setor,
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ser gentil, NÃO CUSTA BOSTA ALGUMA E DÁ UM RESULTADO DA P. QUE P....
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Todo gerente comercial sabe que tem que manter as suas forças de vendas a par de seus rendimentos. De vez em quando, isso equivale a comunicar-lhes más notícias ou pôr a um comercial de sobre aviso de algum problema. Como pode fazê-lo de maneira coerente, profissional e construtiva? Tom
Reilly, em seu livro Avalie-Added Sales Management, oferece um modelo de quatro etapas, que segundo sua análise garante uma comunicação frutífera e fluída de temas difíceis com os funcionários a seu cargo:
1.
Etapa preparatória: Pense antes o que vai dizer, qual é a melhor forma de dizê-lo e o resultado que espera da reunião. Escreva-o para que a reunião siga seu curso e assim não esquece aspectos importantes.
2.
Etapa introdutória: Fixe o objetivo da reunião, proponha o problema e explique por que é um problema. Reilly dá o seguinte exemplo de uma etapa introdutória útil: Fulano, queria reunir-me com você para conversar sobre algo que me preocupa, e é com respeito a contatar clientes
sem prévio aviso (cold calling - chamada em frio). Como você sabe, instrumentamos uma campanha de contatos sem aviso para gerar novas vendas. A maioria do pessoal de vendas aceitou o conceito e estamos começando a ver alguns resultados
positivos..
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Há duas classes de marketeiros: Os que repetem o que disse
Porter ou Drucker e os que pensam... Uns e outros já sabem que não se vendem os produtos. Alguns ainda crêem que o que se vende é a satisfação das necessidades, ou seja o efeito esperado do produto; ainda que há muitos que sabem que a verdade é que a gente compra expectativas de satisfação de suas necessidades. E que o bom marketing é o que consegue que os resultados que o produto dá ao cliente seja superior ou (no mínimo) igual às expectativas que gerou.
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Ninguém duvida de que a rede de contatos é importante para fazer negócios. O estudo "Pespectives for Managers: Building the right networks for business performance" da escola de negócios suíça IMD leva esta afirmação até suas últimas conseqüências. Segundo esta pesquisa, o sucesso ou fracasso de um negócio internacional se determina, em grande parte, pelas características da rede de contatos que utilize.
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técnicas de fechamentos comerciais
SALA
DOS CLOSERS
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O fechamento poderia definir-se como uma ajuda para que a pessoas tomem decisões que são boas para
Elas. O que um excelente comercial faz o tempo todo é ajudar profissionalmente ao comprador do cliente a adquire produtos, bens e serviços que venham a somar resultados e trazer soluções. E para ser mais estritos, nem sequer deveríamos pensar num fechamento, pois é o contrário, é “uma abertura” de uma relação ganha-ganha com um cliente, que pode durar o tempo que o comercial decida. Para vender pode dizer o que queira, somente faça-o em forma de pergunta.
É importante que formule perguntas que somente tenham uma resposta. Se o faz dessa forma, o cliente, ao responder, sentirá que é idéia dele e o crerá, porque será decisão dele. É por isso que a melhor arma que tem um comercial é a arte de saber perguntar. Existem muitas técnicas de fechamento de vendas mas só algumas delas são efetivas... Quando fizer a pergunta de fechamento, cala-se. Sim, quando fizer a pergunta do fechamento há que se calar, porque o primeiro que fala “perde”... O silêncio fará que a pessoa responda e com isso te ceda o comando.
A arte de saber perguntar: Por que é tão importante fazer perguntas...? Primeiramente, porque toma o controle, e uma vez que toma controle, o prospecto ou potencial cliente lhe seguirá sem opor-se. Outra razão é porque assim descobre as áreas de interesse, com o qual pode saber quando usar um fechamento e concluir a venda.
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Isto é, deve escutar as necessidades de seu prospecto e, por meio de perguntas, determinar exatamente que é o que quer para depois você como comercial oferecer-lhe o que precisa para cumprir esse desejo. É muito importante não confundir pressionar com fechar. Existem vários comerciais que pressionam ao prospecto e o fazem sem pensar...
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