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JORNAL De REPRESENTAÇÃO Comercial, marketing e Vendas sdr - EDIÇÃO Nº 398 - 18.09.2009

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817

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a sabedoria de manter-se e de PULAR FORA

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sala de vendas

Uma formula de vendas ganhadora: 3P x QI = Muitos R$... Paciência, persistência e prudência, multiplicadas por inteligência lhe dirá quando abandonar clientes arredios em prol de outros MAIS MANSOS. Tens que saber quando retê-los e quando abandoná-los, é uma de minhas partes favoritas da MÚSICA dO CANTOR COUNTRY Kenny Rogers: O jogador (The Gambler) (ASSISTA EM yOUTUBE). Habitualmente não aceito conselhos de vendas de tal fontes, mas a questão de por quanto tempo seguir chamando a um cliente arredio é algo que qualquer vendedor tem que enfrentar diariamente.

Senti-me realmente comovida pela recente apresentação Door to Door (Porta a porta) de Johnson & Johnson, conduzida por William H. Macy. É a história verídica de um vendedor chamado Bill Porter, nascido com paralisia cerebral, o que não lhe impediu converter-se no melhor vendedor porta a porta da companhia Watkins, com sede em Winona (EUA).

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Apesar das dificuldades para caminhar e falar, Bill Porter (BIOGRAFIA) converteu-se no melhor vendedor de Portland, depois de todo o Noroeste e, finalmente, dos EUA. (Veja a apresentação em BusinessWeek online: "Hits of a TV Salesman".

Sabedoria para mastigar: Uma cena realmente me comoveu. Em seu primeiro dia de vendas, sentou-se do lado de um ponto de ônibus a almoçar. O sanduíche que a mãe lhe preparou, estava num guardanapo de papel e nele tinha escrito com tinta vermelha, duas palavras inspiradoras. De um lado: Paciência e, do outro: Persistência. Em outras palavras, saber quando retê-los.
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Paciência e Persistência: Estas duas palavras são um bom guia para começar uma carreira em vendas. Todos queremos ter sucesso e queremos tê-lo cedo, mas usualmente requer chamar a um montão de prospectos, fazer muitas apresentações e manejar um montão de objeções (sala) para construir o "momentum" que faz que as coisas ocorram. Quando penso em começar em vendas, tanto se é um novo trabalho, um novo território ou um novo produto, me vem à mente a imagem de um grande trem.

Ao começo se precisa uma grande energia, senão nem os vagões nem a locomotiva parecem mover-se. A máquina segue entregando energia e depois, lentamente, vemos e até podemos escutar e sentir que as rodas começam a mover-se. Mais adiante, quando o vemos deslizar a grande velocidade, é fácil esquecer todo o esforço inicial que requereu para atingir o que agora parece uma velocidade imparável. Quando estiver vendendo, pense no esforço como se fosse a energia que possibilita esse sucesso.

Os impedimentos não são barreiras: A paciência e a persistência são especialmente importantes para a gente com incapacidades. Bill Porter caminhava com dificuldade e tinha problemas para falar claramente, mas tinha o espírito de um vendedor, por isso saiu e vendeu! Quando se pensa em isso, percebemos que todos temos alguma falta de perfeição estética ou física. Podeser que sejamos baixinhos, altos, delgados ou generosamente corpulentos. Talvez usemos aparelhos dentais ou utilizemos uma bengala. Mas se Bill Porter pôde construir seu "momentum" e converter-se num campeão de vendas, você também pode.

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LEIA NESTA EDIÇÃO DO JORNAL DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL SDR

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Faz vinte e sete anos, com Roger Fisher escrevemos um livro titulado "Obtenha o sim", centrado em como chegar a um acordo que beneficie às partes envolvidas numa negociação. Creio que chegou a ser um best-seller internacional porque lhe recorda à gente os princípios do sentido comum, que seguramente conhecem, mas com freqüência se esquecem de aplicar. No entanto, com o curso dos anos me dei conta de que chegar ao sim não só é a metade da equação, senão ademais a metade mais singela. Tal como disse um de meus clientes: Minha gente sabe como chegar ao sim; esse não é o problema. O que lhes resulta difícil é dizer Não. Ou, como assinalou o ex premiê britânico Tony Blair: A arte da liderança não é saber dizer Sim, senão saber dizer Não.

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Vender um serviço profissional, como por exemplo uma consultoria para o tratamento e saneamento de água numa indústria ou um serviço de assessoria relacionado a gestão ambiental, é algo bem diferente que a venda de um automóvel ou um ar acondicionado. Identificar as diferenças entre vender produtos e vender serviços é de vital importância à hora de pensar nas estratégias e táticas de marketing mais eficientes em mercados sobre-saturados à exposição publicitária, como nos que nos toca atuar. Como bem o detalha o Prof. Harry Beckwith (biblioteca exclusiva do professor) em seu excelente livro: Venda o Invisível, o marketing dos serviços intangíveis, vender um serviço é em parte vender o invisível. Quem estamos na venda de serviços estamos acostumados a isso mas poucas vezes nos pusemos a pensar em porque dizemos que vendemos o invisível.

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Perfil dos Profissionais: Preferencialmente técnico, com conhecimento na área de saneamento e que já representem empresas que prestam serviços e/ou forneçam equipamentos complementares á linha Enasa (Bombas, tubulações). O profissional deve ter contato com empresas de engenharia e facilidades no desenvolvimento de novos clientes.
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Funções a desempenhar: A função de Representante Comercial Técnico, com atuação direta em clientes e com retaguarda técnica pela ENASA SP.
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Renumeração Oferecida: Comissão caso a caso. a ajuda de custo será estudada e implementada após a formação de carteira ou período aprovação enasa.

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As companhias gastam milhões de reais em tecnologias para BLINDAR E proteger a seus funcionários (compradores) de abordagens não desejadas provenientes de comerciais babando para fechar as quotas e objetivos de vendas. Mas, alguma vez se deu conta de como essas mesmas companhias se queixam quando sua própria equipe comercial não pode ter acesso aos funcionários (compradores) de outras empresas...? Superar as tecnologias como o correio de voz, os filtros de spam, privacidade no MSN, os bloqueadores de pop-ups e as entradas nas comunidades on-line empresariais, são os maiores desafios que as equipes comerciais enfrentam ao tentar chegar aos compradores hoje em dia. Já que é difícil superar à tecnologia, sua melhor aposta é fazer as pazes com ela e utilizá-la para atrair clientes potenciais desde o outro lado das muralhas protetoras.

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Para conseguir o sucesso de um produto no mercado não basta apenas que este seja da melhor qualidade, ou que tenha a campanha publicitária mais vistosa e divertida. É necessário conhecer o que desejam os clientes e acordar sua a necessidade de comprá-lo e fazê-lo parte de sua vida. Isto se consegue observando os comportamentos das pessoas, falando com elas e tratando de entender as emoções que lhes acorda cada palavra. Assim o descobriu faz uns anos P&G quando decidiu lançar uma campanha universal para sua marca Pantene. O objetivo era posicionar o produto sem ter que desenhar uma estratégia diferente para cada país. Uma tarefa difícil se se tem em conta a diversidade de culturas com pensamentos e reações variadas ante uma mesma proposta, conta o Prof. Clotaire Rapaille, quem graças a sua teoria do código cultural conseguiu que a companhia pudesse ter sucesso com uma campanha global.

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ter carisma ajuda, mas não é o suficiente

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Também se precisa estar muito informado do que se passa nas suas empresas e saber a que Contatos recorrer na hora de resolver problemas... Luiz era comercial do segmento de informática e representava uma prestigiosa Industria de Computadores.

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Costumava vangloriar-se de seu irresistível encanto e da sua excelente relação com os clientes. No entanto, no fim do mês, seu resultado deixava muito a desejar. Vejamos uma cena de seu trabalho:

Os equipamentos que você nos oferece não se ajustam a nossas necessidades, lhe disse o comprador do Cliente. Não há problema respondeu Luiz... Podemos fazer algumas modificações para personalizar e configurar OS EQUIPAMENTOS de acordo com a SUA necessidade. Que lhe parece se… ? e O comprador aceitou as novas condições.
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Luiz retornou ao escritório com a alegria de ter fechado o primeiro contrato e para uma empresa de peso e para a qual esteve prospectando meses. No entanto, quando enviou o orçamento para o depto. comercial da empresa, a resposta foi como uma martelada no dedão do pé...: O que você ofereceu a este cliente é impossível de fazer... Estas cenas são muito comuns no universo comercial...: LEIA A MATÉRIA - CLIQUE AQUI

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ÓTIMO TRABALHO E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO!

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