1999 |
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2017 |
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SDR - Sistema de representação Comercial, Vendas e
Serviços
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(51) 3019 2817
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Jornal de
Representação, Vendas e Negociação - Edição nº 539 -
24.10.2017
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o poder de negociação dos compradores
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sala dos artigos de
negociação
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Uma das cinco forças competitivas que descreve Michael Porter em um
dos seus famosos modelos, e a capacidade dos clientes para impor
preços e condições de venda. Esta força pode ser exercida pelos
clientes de forma direta, solicitando descontos, logística de
entregas especiais ou financiamentos diferenciados, ou bem
indiretamente, selecionando fornecedores alternativos ou inclusos
evitando realizar certas compras
(artigo:
A TÉCNICA DE RAPEL na
negociação EM VENDAS).
.
Em alguns segmentos de atividades ou negócios, este poder é muito
baixo, enquanto que em outros, são os clientes que realmente podem
ditar as regras do jogo. A capacidade dos clientes para impor preços
e condições de venda, depende de vários fatores, entre eles podemos
destacar a quantidade de fornecedores e a diferenciação de produtos.
O poder dos compradores é alto frente a algum ou vários destes
fatores:
•
Comprador único ou
difícil de acessar:
alguns produtos muito específicos podem ter um único
destinatário, o ao menos somente um cliente acessível com
facilidade para a empresa. Isto é muito comum em Indústrias de
veículos, redes de supermercados e mais alguns grandes
compradores de segmentos específicos, que estabelecem condições
estritas de compra através de processos como licitações ou
leilões de preços
(artigo:
PRODUZINDO O QUE
OS CLIENTES DESEJAM).
.
•
Fornecedor sem
importância:
os compradores podem dispensar seus produtos e ou serviços sem
se verem muito afetados? Se assim for, você deve realizar um
esforço tremendo para concretizar as vendas e além do mais, os
compradores devem ter um peso significativo na fixação de
preços. Um exemplo desta situação é o de produtos inovadores que
abrem uma categoria ou de certas marcas de luxo ou Premium que
são supérfluas para seus compradores.
.
•
Muitos vendedores,
poucos compradores:
se a oferta é ampla e os compradores são "moscas brancas"
(escassas), o poder do mercado permanece com a demanda. Pode
ocorrer quando o ciclo de vida de um produto é próximo à sua
queda. Por exemplo, essa situação ocorreu com os cybercafés
alguns anos atrás, já que este segmento de demanda atingiu o
pico, enquanto a demanda havia diminuído consideravelmente
(artigo:
é rentável pagar a
um super para que exiba seus produtos?).
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Para que
um plano de comissões funcione, tem que ser estimulante,
desafiador e rentável para todos (vendedores e empresa),
e fiel à filosofia de "um por todos e todos por um"
(onde todos ganham). Tem que ser também transparente, de
tal maneira que o vendedor saiba em todo momento "como,
quanto e quando" vai ganhar e receber e, sobretudo,
replicável e idêntico para todos, para que nenhum
vendedor se sinta menos do que ninguém. Ademais, é
importante ter em conta a fase na que se encontra a
empresa. Por exemplo, quando uma empresa está iniciando
suas atividades, há que ser generoso com a equipe
comercial e não ver as comissões como um gasto, já que
os vendedores deixarão de estar motivados. Finalmente,
para estabelecer um plano de comissões efetivo, este se
deve atualizar em paralelo às mudanças que se produzam
nos objetivos da empresa, porque a meta do vendedor não
tem por que ser sempre vender a qualquer um e a qualquer
custo. Neste sentido, o ideal é repensar o plano cada
ano e adaptá-lo às necessidades da companhia. Por
exemplo, se um ano se produz o lançamento de um novo
produto, o mais razoável é que o objetivo do vendedor
seja aumentar sua entrada no mercado, o se o que
acontece é que se está produzindo uma fuga de clientes,
a prioridade do vendedor será reter aos clientes em
carteira...
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Existe
o Vendedor Perfeito?
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sala dos artigos de vendas
-
Sala dos Estudos,
Pesquisas e Estatísticas
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Durante algum tempo
pensou-se que havia fatores que os vendedores de sucesso tinham em
comum. Professores da Universidade de Harvard decidiram então analisar
grupos de vendedores de diferentes fornecedores proeminentes "para
conhecer o DNA do vendedor perfeito". O resultado: não há vendedor
perfeito. A dinâmica foi entrevistar e analisar o perfil de milhares de
vendedores, aqueles que tiveram os melhores números, aqueles que
pertenciam à média e aqueles que simplesmente lhes faltava algo
(artigo:
QUER SE TORNAR UM
PROFISSIONAL EM VENDAS?).
.
O objetivo era encontrar esses recursos (intelectual e comportamental)
que possam identificar o "vendedor perfeito". Pensaram qual seria a
solução para contratar as pessoas para integrar a força de vendas, porém
o estudo realizado pelos Prof. de Harvard, demonstrou que os "vendedores
perfeitos", tinham muitas características em comum, com aqueles
vendedores que estavam mui por debaixo dos melhores vendedores e vice
versa. A realidade é que não tem vendedores natos, os vendedores se
fazem com o dia a dia, assim que classificaram o "vendedor perfeito" da
seguinte forma:
• 10% do sucesso dos
vendedores depende de seus conhecimentos.
• 40% do sucesso dos vendedores depende de suas competências.
• 50% do sucesso dos vendedores depende de sua atitude positiva e
sua motivação.
Então, quais são os
acertos e erros que um vendedor deve aperfeiçoar e omitir? Mesmo que
ambas as partes sejam relevantes, os professores de Harvard asseguram
que é melhor saber nossas debilidades, pois não somente teremos o poder
de classificá-las, mas teremos a capacidade de trabalhar nelas e
eliminá-las. Para saber se vamos pelo caminho correto, a modo de auto
avaliação, pergunte-se:
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artigo: clique aqui
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Em geral,
gostamos da idéia de sermos donos de nossas próprias
escolhas. Mas será que somos mesmo? Jay Olson,
pesquisador do Departamento de Psiquiatria da
Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, acredita
que não. O que a Psicologia está descobrindo cada vez
mais é que muitas decisões que tomamos são influenciadas
por fatores dos quais não temos consciência.
Recentemente, desenvolveu um engenhoso experimento que
demonstra como é fácil manipular alguém mesmo com uma
persuasão quase imperceptível. Em seu mestrado, ele
realizou vários truques com voluntários, mas um em
particular o ajudou a concluir fatos importantes sobre a
influência e a persuasão. A mágica consiste em
rapidamente manipular um baralho na frente de um
voluntário e depois pedir para que ele escolha uma carta
qualquer. Então, tira uma carta idêntica de seu bolso,
para a surpresa e deleite da platéia. O segredo do
mágico é já escolher ele mesmo uma carta e passar alguns
milésimos de segundo a mais com ela na mão enquanto o
baralho é manipulado. Isso influencia o voluntário a
pegar justamente aquela carta. Olson percebeu que
conseguiu direcionar 103 de 105 participantes. Mas foi a
segunda parte da experiência que mais surpreendeu o
psicólogo:...
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Os
10 mandamentos da profissão de vendas
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sala dos artigos
de vendas
Assim como na
religião, a venda também tem seus mandamentos. Como diz muito
sabiamente o Prof. Philip Kotler, o primeiro vendedor do mundo
foi Adão que vendeu a Eva a maçã da discórdia. Então, quem quer
se converter num profissional em vendas, tão só precisa conhecer
e aprender os mandamentos abaixo, cada vez que saiam à venda
(artigo:
E-mail enviado por um representante ao seu
gerente).
•
Respeitarás
teu tempo.
•
Abençoarás as
objeções.
•
Não te
renderás facilmente.
•
Não utilizarás
as palavras em vão.
•
Amarás a venda
acima de todas as coisas.
•
Não
perderás teu sorriso. Por que um sorriso pode trocar-se por
um kg de ouro e uma lágrima não pode trocar-se nem por um
grama de penas! Um sorriso sincero te converterá numa pessoa
honrada, mas um sorriso fora de hora ou fingido pode
converter-te num hipócrita.
•
Nunca
deixarás de vender. Os melhores não só vendem em suas
entrevistas formais, também o fazem no bar, no clube e em
todo evento social onde se encontrem com as oportunidades
que geram.
•
Nunca
deixarás de fechar. Tuas asseverações estão sempre feitas
sempre em termos de benefícios para o potencial comprador.
Cada afirmação é uma batalha ganha para o "sim".
•
Nunca
deixarás de planejar! "Que deveria estar fazendo agora?" e
"Por que o deveria estar fazendo?". Quando se perde o foco,
estas são as duas perguntas chaves para ver a luz. Planejar,
planejar, planejar.
•
Nunca
te darás por vencido. Henry Ford dizia que os que se rendem
são mais numerosos que os que não se desistem, e isso faz
parte do DNA daqueles que conseguem o que se propõem. Todos
os dias, antes de render-te, tenta-o outra vez
(artigo:
Não desista, acredite e tente outro
vez, aloha...).
E se
depois de ler os mandamentos te das conta de que não
acreditas na religião, então, viria bem recordar um
antigo ditado chinês : se te encontras com alguém que
diz que não acredita no poder da oração, mete-o num bote
sem remos mar adentro. Vás a ver que cedo se põe a
rezar...
ARTIGO
RECOMENDADO:
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REPRESENTANTE COMERCIAL – UM VICIADO EM VENDAS
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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços
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O Sistema SDR irá lhe permitir
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e informações de contatos de cada uma delas, e poderá "importar do Excel" (EXEMPLO)
qualquer lista de preços e produtos de suas fábricas e com isso poderá ter um
histórico de pedidos, embarques, faturamentos e claro, dos comissionamentos de
representada organizado por cliente e pela cor do estágio (Exemplo).
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Além de importar sua lista de
"Clientes do Excel" para o sistema em alguns cliques (EXEMPLO),
evitando ter que lançar manualmente, lançar pedidos e orçamentos com produtos e
clientes já importados, passa a ser simples, assim como controlar 100% das
comissões. Após isso, apenas precisará "enviar pedidos e orçamentos" para seus
clientes e representadas em Pdf com sua logo e logo da Representada atuante (EXEMPLO).
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abrir o Sistema SDR, clique no atalho de abertura e utilize:
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Correios, basta apenas lançar o cep no cliente ou em qualquer cadastro e
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SITE: 15.04.1999
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BRASIL - cep: 90460-130
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