NÚMEROS
E PESQUISAS
-
Segundo
o Banco Central, o dinheiro vivo circulando em mãos da população -
fora os depósitos bancários - soma, hoje, R$ 51 bilhões.
-
A
cifra é apenas 2% do total registrado em dezembro, o mês mais
gastador do ano, por causa do 13º salário e do Natal.
.
75%
dos e-mails recebidos são spam
- IDG
Now!
Segundo o levantamento divulgado na terça-feira (08/06) pelo Gartner,
pelo menos um em cada três e-mails recebidos por internautas residenciais
(cerca de 75% das mensagens) é spam.
-
11%
dos entrevistados declararam que mudariam de provedor caso
encontrassem um serviço mais eficiente contra spam pelo mesmo preço
-
42%
declararam que tenderiam a mudar de prestador.
-
Segundo
a pesquisa 23% dos internautas residenciais acreditam que seus
provedores não têm nenhum sucesso contra as mensagens indesejadas,
-
enquanto
7% declararam que as medidas adotadas pelo seu prestador de serviços
de internet são extremamente eficazes.
O
levantamento apontou também que as empresas que utilizam e-mail marketing
como forma de atingir seu público são mal vistas pelos usuários que não
se inscreveram para receber o conteúdo. A pesquisa, conduzida em dezembro
de 2003 incluiu cerca de 1,4 mil internautas residenciais com 18 anos ou
mais e foi apresentada durante o fórum sobre segurança Gartner
IT Security Summit 2004.
.
.
Pão
de Açúcar desiste de comprar rede de supermercados G. Barbosa -
Claudia
Facchini do valor
O controlador do grupo Pão
de Açúcar, Abilio Diniz,
desistiu de comprar o G.
Barbosa, de Sergipe,
a 2ª maior REDE de supermercados do Nordeste. O G.
Barbosa é o
último ativo que ainda resta ao holandês
Royal Ahold
vender no Brasil.
-
Em
março, o Pão de Açúcar perdeu para o Wal-Mart a disputa pelo
Bompreço, a maior rede de supermercados do Nordeste. Depois de quase
um ano de negociações, o Ahold vendeu a rede nordestina para a
gigante americana por US$ 300 milhões.
-
Pelo
mesmo critério, o G. Barbosa poderia valer em torno de R$ 100 milhões.
-
Em
2003, o Bompreço faturou R$ 3,4 bilhões
-
O
G. Barbosa, R$ 924 milhões.
O
Wal-Mart
está impedido, agora, de comprar o G.
Barbosa. Por
determinação das autoridades antitruste, o Ahold
foi obrigado a vender metade das lojas do G.
Barbosa para
um comprador diferente, que não fosse o mesmo controlador do Bompreço.
A multinacional holandesa, porém, preferiu não desmembrar o G.
Barbosa e
vender a rede com todas lojas.
.
.
Magazine
Luiza estuda aquisições
AINDA ESTE ANO -
Claudia
Facchini valoronline
A rede de eletroeletrônicos MAGAZINE LUIZA com sede em Franca, no
interior de São Paulo, confirma que o crescimento via aquisições faz
parte de seus planos. A varejista está conversando com mais de uma rede,
mas nenhum negócio foi fechado ainda, de acordo com sua assessoria de
imprensa. No ano passado, a rede comprou:
-
18
lojas da Líder, de Campinas (SP),
-
e
assumiu 22 pontos comerciais da concordatária Brasimac no interior de
São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O
Magazine
Luiza não
chegou à capital paulista. Preferiu defender seu território e ocupar as
cidades do interior de São Paulo, avançando ainda as divisas do Paraná,
Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
-
Com
177 lojas, a varejista cresceu 32% e fechou o ano de 2003 com vendas
de R$ 920 milhões.
-
A
Casas Bahia faturou R$ 6 bilhões em 2003, 30% a mais do que em 2002.
.
.
Mercado
de celulares cresce novamente -
www.consumidormoderno.com.br
Um recente estudo do Gartner mostra que as vendas mundiais de celulares
totalizaram 153 milhões de unidades no primeiro trimestre deste ano, um
crescimento de 34% em relação a 2003. De acordo com Ben Wood, analista
do Dataquest, uma unidade do Gartner, com base nestes resultados, a
probabilidade é que as vendas mundiais excedam 600 milhões de aparelhos
no ano. Segundo o Gartner, a Nokia permanece como líder de mercado, com
44,2 milhões de aparelhos vendidos, mas obteve um declínio de 5.7% em
suas vendas. Na seqüência, vem a Motorola, com 16.4% de mercado.
.
.
Cliente
corporativo gasta mais em celular
- Talita
Moreira De São Paulo
Os investimentos do mercado corporativo em telefonia móvel devem aumentar
11% neste ano, segundo pesquisa feita pelo Yankee Group. É mais que o
dobro da taxa de 2003, quando os gastos cresceram 5%. "Cada vez mais
existe nas empresas um foco em mobilidade. As operadoras têm feito um bom
trabalho, mas ainda há muito a ser realizado", observa o
diretor-geral do Yankee Group no Brasil, Luís Minoru. Para fazer o
levantamento, divulgado ontem, foram ouvidos 500 executivos de empresas
com mais de 500 funcionários entre novembro e dezembro do ano passado. O
Yankee Group não revela o valor absoluto dos investimentos que as
companhias pretendem fazer.
.
.
Registro
de novos sites bate recorde mundial - www.terra.com.br
Mais de 4,7 milhões de novos domínios de Internet foram registrados nos
primeiros três meses de 2004, a maior quantidade para um período de 90
dias, de acordo com um relatório da Verisign Inc., que opera os registros
globais dos endereços de Internet terminados em .com e .net.
-
Subiu
em 21% o registro de novos endereços de sites em relação ao mesmo
período de 2003
-
mais
do que 72% dos domínios atuais levam a um site ativo (no ar)
-
ao
contrário dos 55% de 2002, informou o Computer World.
-
atualmente
temos mais de 60 milhões de homes pages no mundo
-
cerca
de 55% das homes pages estão na América do norte
-
O
novo número eleva o total de domínios de sites registrados para
perto de 63 milhões, quase um para cada 100 pessoas no planeta.
O
relatório também apontou significativo aumento de usuários na Europa e
Ásia, ainda que proporcionalmente seja um número baixo quando comparado
à população desses continentes. Raynor
Dahlquist,
vice-presidente de serviços e nomes da VeriSign,
atribuiu parte desse aumento ao maior acesso que países de língua Chinesa
e Árabe têm
tido à rede de computadores.