.
É
um fato surpreendente, mas certo. A marca que mais êxito consegue a
nível mundial na atualidade é Zara,
com suas 724 lojas e não utiliza nenhum meio tradicional para fazer
publicidade. Alguns CEO's
de agências mundiais observam este caso e o qualificam como um fenômeno inexplicável.
a
zara consegue êxito e reconhecimento devido a que, segue um método
diferente do resto das marcas, que se centram nos meios mais
convencionais. isto não quer dizer que não utilize técnicas de
marketing. mas os pontos fortes da zara se baseiam nos locais,
decoração e na variedade de seus produtos.
.
sem
dúvida que a maneira de fazer publicidade que mais efeito há tido, é
também a mais econômica e ela é a "boca - ouvido". com exceção
é claro dos períodos de descontos de janeiro e agosto, a
empresa nunca faz publicidade.
Num principio,
tinha quem assegurava que a qualidade de ZARA
não era boa, e que imitava as grandes marcas, mas de qualquer maneira,
estavam falando da empresa. Preço, inovação, bom gosto, marketing e
qualidade, é o que tem feito de ZARA,
uma empresa posicionada a nível mundial com 724 lojas, o que não pode
ser apenas sorte e coincidência. Um caso de estudar pelos marketeiros.