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O
buzz marketing
consiste em recrutar voluntários para que provem algum produto e logo
falem de sua experiência às pessoas com as quais convivem normalmente. Num
estudo publicado em dias anteriores "O
QUE É MARKETING BOCA A BOCA?",
se mostrava que a tendência atual era montar uma estrutura envolvendo
esta prática e tentar medir sua eficácia, através de dois tipos de
pessoas:
PESSOAS
influentes oU PESSOAS conectorAs.
As
pessoas influentes, são as que definem as tendências, sabem o que é COOL
(quente)
e o que é IN (dentro).
Por exemplo:
Procter
& Gamble recrutou milhares de adolescentes para que falassem de
seus produtos de consumo.
Ford
emprestou o novo modelo focus a diferentes pessoas para que o exibissem e
o recomendassem.
Aos
conectores se recorre quando se quer expandir alguma coisa de maneira
rápida. Nos EUA um bom exemplo de conectora, é a estrela de TV Oprah Winfrey.
MAS
O buzz marketing TEM CERTOS RISCOS, E UM DELES É CHATEAR AS PESSOAS
QUANDO SE ABUSA DA TÁTICA, COMO JÁ OCORRE COM O POP UP E O E-MAIL, E
MESMO COM OS AGENTES DO BUZZ MARKETING (CONSUMIDORES PAGOS PELA MARCA PARA
RECOMENDAR PRODUTOS DA EMPRESA, O QUE TAMBÉM PODE LEVANTAR DESCONFIANÇA
NA SOCIEDADE, JÁ QUE ESTES ELEMENTOS SE INTRODUZEM NOS CÍRCULOS SOCIAIS
E SEM ADVERTIR OS PRESENTES, ESTÃO PROMOVENDO COMERCIALMENTE UM PRODUTO.