Estudo
de serviços para APLICAÇÃO
DE MARKETING MÓVEL
.
Um
estudo da empresa Buongiorno.it
e
My
Alert.com, empresas
de serviços e conteúdos móveis e marketing
interativo através do celular e e-mail, elaboraram um estudo coordenado
pela equipo central de marketing do Grupo Buongiorno Vitaminice em
colaboração com os principais institutos de pesquisas de mercado
na Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino
Unido.
Estes países representam 70% do parque europeu de celulares europeu.
O estudo titulado
"Teenage VASland" está baseado em um projeto de
pesquisa pan-europeu centrado em
focus groups qualitativos e questionários
via e-mail. Desde princípios de 2004, o Grupo Buongiorno, companhia líder
que oferece diariamente conteúdos digitais a uma audiência potencial de
mais de 250 milhões de usuários móveis, entrevistou a:
2.000
jovens e adultos jovens em 9 capitais européias com a ajuda de psicólogos
e antropólogos em busca dos argumentos que explicam o papel que os Serviços
Móveis de Valor tem adquirido em suas vidas.
O mercado de conteúdos móveis gerou segundo a AESAM
-
Associação de
Empresas de Serviços a celulares, 177 milhões de euros
apenas na Espanha
durante 2003 e continua em fase de expansão. Os conteúdos mais
buscados segundo o estudo europeu:
-
3 de cada 5 jovens usuários de móveis baixou algum conteúdo durante o
último ano.
-
Os conteúdos que mais vendem são os de Música e Som com uns
37% entre os que se incluem tons polifônicos, monofônicos, tonos reais e
sons.
-
Os conteúdos gráficos mais solicitados com uns 34%
entre estes conteúdos destacam os gráficos, logos, protetores de tela,
fundos de tela e imagens em SMS.
-
Os
conteúdos de mais êxito entre os usuários são os jogos
Java com uns 12%
-
os conteúdos
de variedades como horóscopos, informação, notícias, piadas
ofertas especiais com uns 13%
-
a interação com uns
4%
Segundo
este estudo:
Os usuários que não adquiriram até agora
produtos, indicam que o preço é a principal razão para não adquirir
certos serviços ou conteúdos móveis.
-
67% de jovens europeus que adquirem conteúdos
móveis
-
37% conta
com um pressuposto mensal de menos de 2 euros para a compra de destes
serviços e conteúdos
-
11% destina a estes conteúdos entre 2 e 5 euros
mensais
-
3% dispõe de um pressuposto mensal de 5 a 10
euros
-
1% destes jovens e executivos descarrega ao mês conteúdos móveis por um
valor superior a 10 euros
Segundo o estudo, os usuários europeus
de móveis se guiam por determinados parâmetros na hora de escolher uma
companhia para comprar os serviços e conteúdos móveis.
-
17% a seriedade e o profissionalismo do fornecedor são os motivos que
levam os entrevistados a decidir-se por determinados conteúdos móveis
-
14% enquanto que o reconhecimento público da companhia e seu renome é um
fator determinante na compra de conteúdos móveis
Desta maneira, se confirma a influência que tem a percepção da
companhia de serviços móveis nos usuários. O profissionalismo e o
reconhecimento da companhia são essenciais na hora em que o usuário
decida adquirir seus serviços e conteúdos móveis em um lugar ou outro.
Ademais, o estudo confirma o êxito cada vez maior da compra de conteúdos
móveis através da assinatura como tons, protetores de tela ou alertas,
entre outros. Uma nova forma de compra que permite adquirir e consultar
conteúdos móveis é o catálogo de conteúdos.
.
Na hora de adquirir este catálogo, mais de 50% dos entrevistados
confirmam seu interesse em encontrar o catálogo no ponto de venda dos
operadores móveis e nos quiosques, ademais alguns usuários indicam seu
interesse em receber o catálogo diretamente em sua casa.
Personalização o maior valor para os jovens: - Os conteúdos e serviços
móveis são uma ferramenta indispensável para o usuário.
Mas qual a razão?
o que os usuários mais valorizam?
Segundo
este estudo existem diferentes aspectos que atraem os usuários na
hora de adquirir os serviços e conteúdos móveis:
Tons,
jogos, informação, alertas e logos, são alguns dos conteúdos móveis
que refletem nas preferências e necessidades de cada usuário. Estes usuários
também ressaltam a importância dos conteúdos móveis como uma
ferramenta a mais para estar na última moda.
Segundo os usuários jovens e executivos, os conteúdos móveis são um
reflexo de sua própria identidade, de suas necessidades e gostos, mas
ademais também servem para afiançar a relação com os demais e
desenvolver a sensação de formar parte de um grupo com os mesmos gostos
e interesses.
.
Estes valores tem uma maior importância entre os jovens,
que consideram seu celular como uma forma de identidade e de expressão básica
em suas relações.