CAMPANHAS
KISCH INTERATIVAS OU VIRAL CAMPAIGNS.
Uma
nova tendência de marketing on-line triunfa nos EUA. Esta nova moda se
baseia na criação de campanhas kisch interativas, que apesar de seu
"péssimo gosto" no que se refere a forma, tem um grande
resultado entre os consumidores, conseguindo altos índices de
efetividade.
McDonald´s
está deixando de lado as estratégias de publicidade que estamos
acostumados e nos EUA está utilizando novas formas no cenário das comunicações.
De fato, no
Super Bowl
a empresa apresentou um anúncio em que
aparece uma batata frita coma a forma de
Abraham Lincoln
que capta a atenção
de um homem, que mais tarde tenta comprar-la em uma página pela
Internet.
A web
lincolnfry.yahoo.com, que inclui uma subasta autentica no
Yahoo, recebeu
no primeiro dia, mais 240.000 visitas e tem realizado mais
de 350 ofertas na subasta.
A tendência do marketing viral chegou ao
McDonald´s
e existem
idéias criativas no setor das promoções na Internet e em outras áreas publicitárias
não tradicionais. Os responsáveis de marketing e as agências vêem isto como
a melhor forma de dirigir-se aos jovens indecisos mas aficionadas à tecnologia.
Concretamente, o público objetivo da indústria da comida rápida
são os jovens entre 18 e 24 anos, os quais visitam estes estabelecimentos
em média 20 vezes ao mês. E junto a eles, também as mães são um público
alvo principal para McDonald´s. Para os jovens existem descargas
complementares e a presença publicitária da marca em videogames, a qual ampliaram.
Por sua vez, Burger King já está comemorando seu êxito com uma campanha
on-line similar.
Um
exemplo claro, o Subservient
Chicken, o Frango Servente, que
Burger King
desenvolveu para promover seu
sanduíche de frango. Trata-se de uma campanha de publicidade que é apoiada
por uma página web que permite ao usuário dar instruções instantâneas
a um ridículo homem vestido de frango que se desenvolve em um living room.
A bobagem, obra de uma agência de Miami, tem atraído ao web site
um total de 13,9 milhões de consumidores nos últimos dez meses, e tem
gerado um marketing viral sem precedentes. Os
publicitários inventam campanhas kisch interativas... que funcionam. Quem
disse que a publicidade na Internet era cara e que não funcionava? Simplesmente, parece
faltar a criatividade.
Nos
EUA estão descobrindo a gigantesca efetividade das campanhas interativas
de marketing boca ouvido, o interativo viral campaigns, que apelam ao
usuário para que difunda espontaneamente uma marca.
Outra
campanha interativa curiosa e muito exitosa é a de um cara forte mas simples Brawny Man,
o típico americano com camisa de lenhador e uma cabana de desenho em uma
montanha, que também atua, no plano romântico (inclusive saúda em
francês),
seguindo as ordens do visitante.
A página
se chama Innocent Escapes,
e, na realidade, oferece todo tipo de vídeos a carta pré-gravados.
E o
que
vende Brawny Man? Nestes vídeos, nada.
No supermercado, é uma marca
de guardanapos de papel e artigos para a casa. Muito apropriado para uma
dona de casa pensaram os publicitários, que pensa em uma aventura inocente
ao
estilo péssimo gosto do Dia dos Namorados.