O
product placement tem mostrado ser uma prática publicitária com resultados muitos bons. Esta modalidade publicitária nasceu há 23 anos com a estréia do
filme E.T. em 1982, onde Elliot tratava de atrair o extraterrestre com
caramelos coloridos de Reese’s
Pieces, marca que registrou um aumento considerável em suas vendas desde
este momento.
Ford, Coca
Cola ou Nike, assim
como algumas marcas alemãs, tem conseguido incluir seus produtos em alguns dos 37
filmes mais VENDEDORES de 2004 nos Estados Unidos.
A
consultoria Interbrand entregou
recentemente os prêmios Product Placement
2004. Para escolher as companhias que
mais sutilmente souberam incluir seus produtos nos filmes conseguindo causar um
forte impacto nos consumidores, foi realizado uma análise dos 37 longas-metragens
que
foram número um em 2004..
Os resultados
do mesmo mostraram a presença de 483 marcas, situando a média de marcas por
filme em 13,1%. Este dado mostra uma clara queda em comparação com 18,1 de média registrado
em 2003.
Ford
ocupa o 1º lugar no ranking, com sua aparição em 4 películas: Hitch,
Boogeyman, Quando chegamos? Os pais do Noivo.
.
Atrás desta marca, está a
Coca
Cola,
Motorola
e Nike. Cabe destacar a presença de numerosas empresas alemãs, como
Mercedes,
que conseguiu a 8ª posição, entre outras, como
Audi,
BMW, Puma o
Siemens.
Os filmes que incluíram maior número de marcas diferentes foram Hitch, com Will Smith
na direção; Quando chegamos?, com a participação de Ice
Cube; o filme protagonizado por Samuel L. Jackson: Coach Carter; Os padres do
Noivo, com Ben Stiller e O esconderijo, que tem Robert de Niro entre seus atores
principais.
Ao
contrário do que acontece na Espanha e em muitos outros países o product placement
em programas de televisão é proibido no Reino Unido há 50
anos. No entanto, agora os reguladores televisivos poderiam eliminar esta proibição.
Esta mudança poderia provocar uma controvérsia imediata, mas também abrir novos
canais para os anunciantes, que cada vez é mais difícil
conseguir a atenção dos espectadores em uma época em que os diferentes
aparelhos pessoais permitem que o espectador passe rapidamente as pausas publicitárias.
Stephen Carter, o diretor geral de
Ofcom,
o órgão regulador dos meios britânicos, comunicou recentemente em uma reunião
com a Sociedade Incorporada de Anunciantes Britânicos, que Ofcom reconhece que
os limites impostos sobre o patrocínio da televisão na Grã Bretanha são restritivos
e ele está de acordo em mudar.
E uma área de mudança poderia ser o product placement, que tem estado
nos filmes todo este tempo, mas tem estado proibido na televisão comercial, baseando-se
em que, comprometeria a independência editorial.
Carter mencionou também que os canais patrocinados por anunciantes seriam uma
possibilidade. Mesmo que um dos principais problemas é que os programas de
televisão a muito tempo desvanecem os limites entre o gênero de fatos e o de
entretenimento. Deveria se ter cuidado para diferenciar entre
ambos e assim assegurar-se de que não haja patrocínios inadequados de programas
sobre fatos.
.
QUEM
QUISER LER EXCELENTES MATÉRIAS E EXEMPLOS DE PRODUCT PLACEMENT, RECOMENDAMOS:
.
http://money.howstuffworks.com
- http://money.howstuffworks.com/product-placement.htm