Alguns dos maiores anunciantes mundiais, como
Microsoft ou
Anheuser-Busch, estão apostando com força pela publicidade viral on-line porque consideram que as campanhas digitais
boca a boca são baratas, provocantes e entretidas para captar novos consumidores.
Nesta
técnica de dar-se a conhecer entre os usuários, a estratégia de marketing costuma ocultar quem está por trás e geralmente inclui um componente on-line que estimula os consumidores a estender a mensagem eles mesmos, com um mínimo envolvimento da companhia.
O crescente uso desta técnica de anúncios em massa está fazendo que muitas companhias elevem seus gastos de publicidade na Internet, em detrimento do investimento em televisão. É uma aventura de alto risco com um alto prêmio, explicou Chris Dei Cessar, diretor global de marketing de jogos da Microsoft, numa reunião internacional de executivos de publicidade em Cannes, ao sul de França.
Nos dias prévios ao lançamento de seu videogame supervendas Halo 2 no mês de novembro 2004, Microsoft dirigiu em silêncio os usuários à web de um apicultor, de tal forma que parecia como se tivesse sido hackeada para incluir uma sinistra conta atrás. Os jogadores inundaram os foros, mas a empresa mantinha o silêncio.
Periodicamente, a web revelava um drama radiofônico por capítulos sobre a história da que trata o jogo. Cada novo capítulo era ativado quando seus seguidores respondiam às pistas entregadas em cima dos telefones públicos.
Só com a participação dos jogadores, a história poderia desenvolver-se para que todo mundo a
escutasse, disse Dei Cessar. Tínhamos as costas cobertas com publicidade de televisão e outros meios, mas queríamos dar uma oportunidade aos anúncios
virais.
Outras companhias também se decantaram por este tipo de publicidade, como
Volvo, com um anúncio sobre um pequeno povo da Suécia; Anheuser-Busch, com uma paródia do presidente Bush e o senador John Kerry; ou camisinhas
Trojan, que também lançou o ano passado uma popular campanha que tratava de demonstrar as resistência de seus produtos por meio de uns
Jogos Olímpicos
sexuais.