COMO
EMPRESAS E PROFISSIONAIS PROCURAM FORNECEDORES?
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O
boca a boca e
a Internet, são as fórmulas mais utilizadas pelas empresas para procurar fornecedores.
Schober Information Group, multinacional alemã experiente em bases de dados e a única especializada em informação empresarial para marketing B2B, acaba de realizar um estudo sobre como e onde as empresas e
os profissionais procuram informação de serviços e produtos prestados por outras empresas e profissionais.
O estudo desenvolvido e levado a cabo por Schober se realizou mediante enquetes 100% on-line entre profissionais e empresas
da Europa, que procuram habitualmente informação de empresas que oferecem produtos e serviços.
O objetivo deste estudo foi conhecer a forma e o meio utilizado pelas empresas e os profissionais para pesquisar e averiguar quem pode oferecer-lhes todos aqueles
produtos e serviços que precisam; e, por outra lado e de uma forma mais concreta, como se realiza este mesmo processo quando se trata de procurar fornecedores de Bases de Dados empresariais.
À pergunta:
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Quando procura um fornecedor de serviços para
sua empresa, o faz em:
-
33,1%
dos entrevistados responderam que o fazem mediante um site de
pesquisa na Internet.
-
29,3% o faz seguindo a recomendação de outra pessoa.
Neste sentido as respostas
foram numa guia ou diretório em Internet com:
-
18,6% e tecnicamente empatadas com:
-
8% das respostas, numa guia de papel tipo páginas
amarelas e 8% num diretório setorial em papel.
A
segunda pergunta que circunscrevia o tema "pesquisa", quando os produtos
procurados são Bases de Dados de empresas, a resposta eleita majoritariamente com:
-
29,7% foi que seguem a recomendação de outra
pessoa.
-
25,2% aparece o
site de pesquisas de Internet como fórmula utilizada.
Na terça e quarta perguntas se quis concretizar qual é o
site de pesquisas de Internet mais utilizado quando as investigações
se fazem mediante esta fórmula, e o resultado é impressionante:
-
68,2%, no caso de procurar um fornecedor sem especificar.
-
42,1%, quando o procurado é um fornecedor de Bases de Dados, assinalam a Google como o
motor de pesquisas mais utilizado.
-
12,5% Yahoo
-
4,3% Altavista
-
14,8%
se divide entre os demais sites
Por último, o estudo
perguntava qual era a fórmula utilizada para realizar a busca, e o resultado foi que nos dois supostos, tanto se o procurado eram
"produtos e serviços ou Bases de Dados" de empresas em particular, a
pesquisa se faz por palavras chaves de forma majoritária, sendo a percentagem de:
-
86,8%
produtos
-
60,4%
base de dados
A resposta mais
selecionada também é condizente quando a pesquisa é nas seções temáticas do
site eleito já que o fazem em:
-
37,7%
para
produtos
-
28,3%
para
base
de dados
Para finalizar,
foram perguntados se realizam as pesquisas através de links
patrocinados e as respostas foram afirmativas em:
-
4,3%
para
produtos
-
3,8%
para
base
de dados
Como conclusões, cabe destacar a alta percentagem de empresas e profissionais que utilizam Internet frente a outros métodos como ferramenta de busca de informação,
mas o mais atraente é que em 2º lugar apareça como fórmula mais
utilizada "a recomendação" de outra pessoa.
Por outro lado, sublinha-se neste estudo a liderança de Google como
site de pesquisas, com uma distância impressionante de seus
competidores, inclusive na hora de enfrentar-se a buscas de informação especializada.