AGILIDADE NO ATENDIMENTO É a principal razão na escolha em comidas!
.
Hoje
em dia, a rapidez no preparo se confirma como a principal razão para
escolher o menu da família, segundo dados do FamilyfoodPANEL
de TNS
Worldpanel.
.
O
fator da rapidez já é o que predomina por cima de outros conceitos
como a comida saudável, o costume de escolher este prato, ou o grau
de apetência ou prazer que aporte esta comida. Enquanto aos pratos
preparados:.
-
a
rapidez volta a ser a razão mais destacada na hora de optar por
este menu, com 22 %
-
acima
da comodidade do preparo com 12 %
-
e
o prazer 13 %
Por
isso, os chamados produtos "prontos
para comer"
ou de fácil preparo tem uma magnífica resposta por parte do
consumidor, assim como o conceito de pratos preparados de 4ª ou 5ª
em escala.
.
Os lares em que mais pratos preparados são consumidos é o de famílias
numerosas com crianças, com um poder aquisitivo de médio a alto, e
onde a dona da casa é jovem (com
menos de 50 anos) e
trabalha fora de casa. Se nos centramos no "target
group",
os homens de 15 a 49 anos e as mulheres de 25 a 34 são os grupos mais
afins ao consumo de comida preparada.
Por
segmentos de idade, as crianças escolhem sobretudo comida de "delivery"
ou entrega a domicilio (especialmente a pizza preparada), igualmente
que os homens entre 15 e 25 anos que também optam pela comida étnica
preparada.
.
Por
sua vez, os homens de 25 a 34 anos preferem os pratos pré-cozidos
para preparar em casa, especialmente o tipo sortidos ou os arrozes e
carnes preparadas.
.
E
por último, os compreendidos entre os 35 e 49 optam mais por
cozidos ou legumes preparados e as saladas prontas para comer, também
são grandes consumidores de comida distribuída a restaurantes ou a
lojas de comida para levar.
.
Por
outro lado, as mulheres entre 25 e 34 anos se destacam mais pelas
saladas prontas para consumir.
O
momento principal dos pratos preparados no menu diário é o jantar,
que representa:
Em uma
trajetória ascendente ao longo da semana, o consumo de pratos
preparados supera a média a partir da quinta-feira, chegando ao seu
ponto culminante no domingo.
-
Dentro
dos pratos preparados, a comida de entrega a domicilio é
consumida, em 44% das ocasiões, por prazer e apetência, ou por
desejo de mudar.
-
Esta
cifra contrasta com o fato de que estas razões representam
somente 14% dos motivos de consumo no caso da alimentação em sua
globalidade.
-
Ademais, acontece igualmente com os pratos preparados, o jantar é
o momento mais comum para consumir este tipo de comida ( 88% das
porções se consomem no jantar),
-
e
sobretudo durante o fim de semana (55% das porções entre o sábado
e o domingo).
Os
grandes consumidores de comida a domicilio são as crianças (sobre
tudo pizzas), e
portanto é a eles que se dirige a maioria das ações comerciais.